Facebook-ADS-10-Tendências-Para-Guiar-Sua-Estratégia-de-Negócio.

Tempo de leitura: 19 min

Escrito por admin
em 13 de maio de 2021

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O Futuro do Facebook Ads:

Descubra quais são as principais tendências e estratégias que você deve aproveitar em 2021 para ultrapassar seus concorrentes, melhorar sua performance e aumentar seus resultados no Facebook Ads

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A tecnologia vem com tudo a favor de suas campanhas no Facebook Ads.

Para 2021 e os próximos anos, a utilização de ferramentas do Facebook como Otimização do Orçamento da Campanha (CBO). Ou seja, Posicionamentos Automáticos e Formatos Dinâmicos e Criativos de Anúncio devem ser parte essencial dos testes das suas campanhas. 

O que dizem os números?

Crescem os investimentos do Facebook em ferramentas de automação e aprendizado da máquina

(machine learning).

Portanto, Levando em conta os recursos que já existem. Certamente, criar Formatos Dinâmicos para os anúncios é uma das recomendações do Facebook para melhorar o desempenho das suas campanhas. Assim, a tecnologia pode fornecer uma versão personalizada ao usuário. Certamente, é o que vale para objetivos de vendas, conversões e geração de tráfego.

Formatos Dinâmicos e Criativos:

“Em um teste recente com 12 anunciantes de varejo e e-commerce, descobrimos que o uso de formatos dinâmicos e criativos de anúncio alcançaram melhor desempenho do que o uso de anúncios apenas em carrossel, gerando um aumento nas visualizações do conteúdo. E, adições ao carrinho, compras e vendas. Todavia,
Os resultados mostraram também uma média de 34% de aumento no ROAS. E,
incremental, de 10% em lift e 6% de redução do custo por compra incremental em comparação com anúncios somente em carrossel”, destaca o Facebook.

O que podemos notar?

Porém, Existe uma série de recursos já disponíveis para usar a tecnologia a favor da sua estratégia e resultados no Facebook Ads. Por isso,

Além dos Formatos Dinâmicos e Criativos de Anúncio já citados, o Facebook destaca a Otimização de Texto Múltiplo e os Idiomas Traduzidos Automaticamente. E,

No caso da Otimização de Texto Múltiplo, a ferramenta permite definir diferentes textos no campo principal, no título e na descrição. E, Depois, o próprio algoritmo escolhe qual versão usar com base nas preferências individuais dos usuários, identificadas a partir de machine learning.

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Opções que abordam o custo para levar as pessoas a agir:

  • Serviços disponíveis a preços baixos!
  • Ou; Serviços disponíveis por apenas R$ 19,99!

Opções para mostrar seu valor comercial:

  • Economize dinheiro ligando para nós!
  • 80% dos novos clientes economizam dinheiro ligando para nós!

Essas Opções servem de prova social:

 

  • Os clientes chamam nossa pizza de “a melhor em São Paulo”.
  • “Literalmente a melhor pizza de São Paulo” – Cliente recente 

Trago alguns exemplos com base em sugestões do próprio Facebook:

 

Porém, Já nos Idiomas Traduzidos Automaticamente, basta utilizar o recurso de “Adicionar idiomas” para alcançar visitantes internacionais em sua própria língua. Contudo,

Podemos observar ainda outras ferramentas interessantes para tirar proveito da tecnologia, a exemplo da Otimização do Orçamento da Campanha (CBO). Mas,

Essa é uma estratégia que prevê a definição do quanto vai investir em nível de campanha. E, não no conjunto de anúncios. E,
 A partir daí, o Facebook usa as informações para obter o menor CPA (Custo por Ação) e o maior ROAS (Retorno do Investimento em Publicidade).

Veja este exemplo de uma campanha de AdEspresso

 

O orçamento deste grupo de anúncios foi de R$45,00 reais por dia e a decisão sobre qual peça veicular coube ao próprio Facebook. Porém, de forma automatizada, dependendo do desempenho de cada uma. Portanto, enquanto um anúncio gastou R$245,00 reais, outros tiveram um custo de 37, 23 e 9 Reais, e alguns, até mesmo, não gastaram nada. Porém,

O aprendizado da máquina também pode ser usado na seleção automática do canal onde o anúncio será veiculado, variando entre Facebook, Stories, Instagram, Audience Network e Messenger.

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

 

Ao estudar os recursos disponíveis e avaliar quais são mais úteis para o seu perfil de negócio e objetivos. Certamente, você pode reduzir o custo das campanhas no Facebook Ads. Mas,

Não apenas isso, como também alcançar melhores resultados, tanto em estratégias voltadas a gerar tráfego quanto a outras que focam nas vendas e em outros tipos de conversão. 

Então, a dica, é conhecer e explorar as ferramentas disponíveis que já fazem uso do aprendizado da máquina, colocar suas campanhas para testar e monitorar os resultados.

Qual é um bom CTR para o Google Ads?

Queda no CPC para campanhas de conversão.

Tendência 2

Vale a pena testar o objetivo de conversão em suas campanhas no Facebook Ads. Mas. isso não custa caro demais? Bem, nem sempre.

O AdEspresso observou a queda no Custo por Clique (CPC) entre 2018 e 2019.

Se esse movimento vai se repetir em 2021 na publicidade paga, é difícil prever. No entanto, você precisa experimentar para não correr o risco de perder uma boa oportunidade.

O que dizem os números?

O CPC para conversões reduziu por quatro trimestres consecutivos, caindo de US$ 2,55 no início de 2018 para US$ 0,55 em 2019. E,

Esse é o resultado do custo médio obtido por AdEspresso após gerenciar 636 milhões de dólares em mídia paga no período. Mas,

Embora essa informação sirva como orientação, e não uma regra, o estudo nos ajuda a entender como o CPC por objetivo de campanha variou entre 2018 e 2019, conforme mostram os gráficos abaixo.

O que podemos notar?

Campanhas para conversão estão cada vez mais rentáveis, enquanto aquelas que possuem outros objetivos, como alcance, por exemplo, estão ficando mais caras. Portanto,

Essa é uma oportunidade interessante para empresas que desejam obter leads ou gerar mais compras em vez de reconhecimento de marca.

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

Para aproveitar essa tendência e alcançar melhores resultados com o Facebook Ads, a dica é pensar duas vezes antes de selecionar o tipo de campanha mais adequado. Porém,

Diante desse cenário favorável, faz todo sentido otimizar campanhas para conversões, não é mesmo?

Porém, antes de dar esse passo, verifique se o tipo de anúncio escolhido coincide com os objetivos da sua estratégia de marketing digital. Porque,

Ter um plano definido, com objetivos tangíveis e mensuráveis, é a melhor forma de planejar seus anúncios no Facebook Ads.

Basicamente, existem três categorias de anúncios disponíveis com as seguintes subdivisões:

Na sua decisão, garanta que a escolha se alinhe aos seus objetivos de marketing atuais. Mas,

Só não se esqueça, é claro, de relembrar os dados que acabamos de ver para selecionar tipos de campanhas com CPC mais baixos. E, assim, obter um retorno mais positivo sobre o investimento realizado.

  1. Consideração:

  • Tráfego
  • Envolvimento
  • Instalações do aplicativo
  • Visualizações do vídeo
  • Geração de cadastros
  • Mensagens.
  1. Reconhecimento:

  • Reconhecimento da marca
  • Alcance.
  1. Conversão

  • Conversões
  • Vendas do catálogo
  • Tráfego para o estabelecimento.

A taxa de conversão dos anúncios varia de acordo com o mercado.

Tendência 3

Se você olha para taxas de conversão altas e estabelece seu percentual como meta, ainda que nada tenham a ver com o seu negócio, pare de fazer isso agora. Ou seja,

Veja o que dizem os números?

A taxa média de conversão em anúncios do Facebook, considerando todos os mercados, é de 9,21%.

Mas onde a sua estratégia se encaixa aqui?

O que podemos notar?

 

De acordo com os dados indicados no gráfico, é possível notar que as taxas médias de conversão mais altas acontecem nos setores Fitness, com 14,29%, Educação, com 13,58% e Emprego & Formação Profissional, com 11,73%. Portanto,

Por incrível que pareça, os piores resultados acontecem nos setores de Tecnologia, com 2,31%, Viagens & Hospitalidade, com 2,82%, e Varejo, com 3,26%.

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

 

Para os mercados que apresentam alta taxa de conversão, o uso de anúncios no Facebook Ads pode ter maior retorno. Mas, o que fazer se o seu negócio se encaixa entre os mercados que apresentam as mais baixas taxas de conversão?

A resposta é simples: para os setores que apresentam menor taxa de conversão, como Varejo, Viagens & Hospitalidade, usar uma estratégia de remarketing pode trazer mais retorno.

Ou seja, exibir sua campanha para aqueles que já demonstraram interesse pela sua oferta ou sua marca em algum momento. Mas,

Nesses casos, a exposição de anúncios de remarketing pode ajudar a aumentar as taxas de conversão a longo prazo.

O uso de CTAs corretos pode aumentar a conversão.

Tendência 4

Quando digo que pequenos ajustes na estratégia podem maximizar os resultados, não estou exagerando.

E, o melhor exemplo disso são os CTAs (call to action, ou chamada à ação). Contudo, Se o usuário é persuadido e aceita o convite, o clique no anúncio acontece.

O que dizem os números?

Em termos de CTR (Click Through Rate – Taxa de Cliques), o CTA “Saiba mais” teve uma taxa de clique 22,5% maior do que “Inscreva-se”. Já em conversões, “Inscreva-se” supera “Saiba mais” em 14,5%.

O que podemos notar?

Chamadas para a ação podem parecer bobeira ou só um detalhe a mais para a nossa preocupação dentro de estratégia no Facebook Ads. Mas, não se engane. E,

Perceba que CTAs como “Use o app” e “Abra o link” não possuem muito peso.

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

Sinceramente, depois de olhar para esses dados, fica fácil preferir frases de chamada à ação como “Saiba mais”, “Inscreva-se” e “Compre agora”, certo?

Porém, É importante perceber que, se o objetivo da sua estratégia é gerar conversão, você precisa trabalhar com o CTA “Inscreva-se”. E,

O motivo é simples: além de ter maior conversão do que “Saiba mais”, mostra que as pessoas estão realmente interessadas em se inscrever e iniciar um relacionamento com a marca. E, não somente em aprender mais sobre uma determinada oferta. Todavia,

Só não esqueça que anúncios com alta taxa de cliques são diferentes de anúncios com alta taxa de conversão. Ou seja, clicar não significa comprar. Portanto,

Para otimizar seus anúncios da melhor forma possível, sempre acompanhe essas duas métricas.

O desktop tem uma maior taxa de conversão.

Tendência 5

Não tenho dúvidas de que muita gente vai ser pega de surpresa com essa tendência. Porque, Afinal, os acessos via dispositivos móveis não param de crescer e lideram em todas as plataformas.

Mas, há detalhes sobre o comportamento do usuário online que você precisa levar em conta.

O que dizem os números?

Anúncios para desktop têm um CPC 534% mais caro do que anúncios para mobile. Contudo, atraem mais conversões e geram novos leads, enquanto anúncios para celular recebem mais cliques com um CPC menor. Porém,

Sobre esse aspecto, vale citar ainda as conclusões do relatório E-Commerce KPI Report 2019 da Wolfgang Digital.

O estudo identificou que os dispositivos móveis respondem por 53% do tráfego de lojas virtuais, mas somente 32% da receita.

O que podemos notar?

A partir dos resultados mostrados pelo AdEspresso, podemos ver que os anúncios para mobile tiveram muitos cliques, com um CPC menor.

No entanto, é possível observar também que o desktop funcionou melhor em termos de conversões e geração de leads. Todavia,

Já sobre o estudo da Wolfgang Digital, o que se observa é que muita gente visita os sites pelo celular, mas compra no computador (ou, ao menos, usa os periféricos para compras de maior valor).

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

A melhor forma de entender se o desktop ou mobile é o melhor para a sua estratégia é conhecendo o seu público-alvo. E,

No caso do AdEspresso, que oferece um produto complexo, o desktop gerou mais conversões. Mas, é bom lembrar que usuários de dispositivos móveis são mais imediatistas e precisam receber informações mais assertivas e atraentes em menor tempo.

Então, a dica é: teste os canais de anúncios para entender o que é mais eficiente. Porque,

Só mesmo reunindo informações sobre a audiência é que você consegue qualificar a oferta que faz a ela.

O formato da imagem usada afeta as conversões.

Tendência 6

Ao criar suas peças para o Facebook Ads, você prefere uma imagem quadrada, retangular ou não dá atenção a esse mero detalhe?

Pois se surpreenda por saber que os números de CPA (Custo por Ação) são bem diferentes conforme o formato.

O que dizem os números?

Imagens quadradas têm um CPA menor do que imagens em paisagem.

O que podemos notar?

Que o CPA é mais baixo em imagens quadradas e que o número de leads é maior. Porque,

O anúncio criado com imagem quadrada gerou 102 leads, com um custo por ação de R$ 5,87, enquanto o criativo usado em paisagem teve 76 leads a R$ 7,87.

 

Leia Também: Ganhe-Dinheiro-na-Internet-Aplicando-essas-4-Estratégias

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

Talvez eu nem precise dar a minha recomendação sobre como tornar os recursos visuais de seus anúncios mais atraentes para fazer os usuários pararem seus feeds de notícias.

Mas, devo fazê-lo mesmo assim: se ainda não trabalha com imagens quadradas em campanhas no Facebook Ads, faça isso o mais rápido possível.

Enquanto isso, teste.

Embora a imagem quadrada pareça performar melhor, você precisa experimentar diversos formatos para buscar aquele que possui os melhores resultados de custo e de conversão junto ao seu público.

O uso do Messenger traz aumento na receita.

Tendência 7

  • Em todo o mundo, mais de 2 milhões de pessoas usam aplicativos de mensagens
  • A adoção de apps de mensagens vem crescendo mais rápido do que a adoção das redes sociais
  • 37% da população do mundo já usa apps de mensagens
  • O chamado comércio conversacional já aumentou a receita anual de lojas – que o utilizam de maneira correta – de 7 para 25%.

Muita gente julga o Facebook Messenger como o patinho feio da rede social, sem função definida e muito distante de um canal para uso com fins publicitários.

Porém, experimente utilizá-lo para receber e se relacionar com seus potenciais clientes para ver as vendas se movimentarem positivamente.

O que dizem os números?

Os dados estão em um artigo de Matt Schlicht, CEO da Octane AI, para a Chatbots Magazine.

O que podemos notar?

Que as conversas estão impulsionando cada vez mais as vendas e fazendo clientes felizes em todas as partes do mundo.

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

Experiências de conversação podem e devem agregar valor à jornada do cliente. Portanto, estar pronto para oferecê-las é o primeiro passo. E,

O segundo, quando me refiro a tendências que vão impulsionar seus resultados no Facebook Ads em 2021, é usar estratégias eficazes de anúncios no Messenger.

 

Leia Também: 15 Dicas Para Criar Campanhas ADS de Sucesso!

 

Anote aí algumas dicas de como usar o Messenger para alavancar suas campanhas:

Para começar, tudo o que precisa é implementar a caixa de seleção do Facebook Messenger. Porque, Ela detecta o perfil do cliente que visualiza sua loja, ajudando a mantê-los informados a receberem notificações sobre os pedidos.

  • Ajude seus clientes a encontrarem o presente perfeito
  • Marcar compromissos
  • Obter ofertas personalizadas
  • E a receber novidades da sua empresa

Otimize vídeos para mobile para aumentar resultados.

Tendência 8

Você já deve ter lido que os conteúdos em vídeo dominam o tráfego na internet. E, Essa é a realidade. Porém, a tendência gerada a partir dela é da oferta de publicidade em vídeo no Facebook Ads otimizada para exibição em dispositivos móveis.

O que dizem os números?

Cerca de 80% das visualizações de vídeo se dão por meio de dispositivos móveis, em todo o mundo. E,

Os dados de e-Marketer são utilizados pelo próprio Facebook.

O que podemos notar?

De uns tempos para cá, os smartphones se tornaram o jeito mais prático e rápido de termos acesso a absolutamente qualquer conteúdo. E, o vídeo se tornou o queridinho da vez. Contudo,

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

Direto ao ponto. Certamente, a dica é criar seus vídeos para anúncios no Facebook Ads já otimizados para dispositivos móveis.

Aqui vão algumas dicas rápidas para oferecer a melhor experiência ao usuário quando o assunto é vídeo em anúncio patrocinado:

  • Crie os vídeos em proporção quadrada ou vertical, já que é assim que a maioria das pessoas usa o celular
  • Garanta que o conteúdo seja eficaz também para pessoas que prefiram assisti-lo sem som. Ou seja, use legendas
  • E não se esqueça de inserir a sua identidade visual e a mensagem que a sua marca deseja transmitir logo nos primeiros segundos do vídeo

É importante também pensar nos vídeos como uma estratégia para entender sua audiência. E, criar um público personalizado a partir das pessoas que se envolvem com o conteúdo. Porque,

Esse esforço é capaz de trazer informações valiosas para a construção de suas próximas campanhas no Facebook Ads, alcançando mais leads em potencial.

Criativos estáticos focados em produto são mais eficientes.

Tendência 9

Sabe aqueles anúncios de calçados femininos, que estampam um belíssima modelo. Porém, sem dar tanta atenção para o produto em si? Isso é o que você não deve fazer no Facebook Ads. E, especialmente se tem um e-commerce.

O que dizem os números?

O criativo estático que foca no produto consegue gerar 71% mais visualizações do conteúdo se comparado com criativos que não têm.

É o que sugere a Blue Surge Marketing, com dados reproduzidos pelo Facebook.

O que podemos notar?

Para inspirar ações nos usuários que serão impactados pela publicidade, é preciso ter uma mensagem clara e ponto focal no produto ou serviço anunciado.

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

Se o criativo focado no produto gera resultados comerciais mais eficientes, por que não criar anúncios de produtos com foco neles, especificamente? Pode ajudar a sua empresa a conquistar melhores resultados.

Se você tem um e-commerce e quer usar o Facebook Ads para vender mais produtos, capriche na foto do item para criar um anúncio realmente atraente e clicável para a sua audiência.

Stories estão performando cada vez melhor.

Tendência 10

Os detalhes fazem toda a diferença quando falamos em como melhorar resultados em campanhas de anúncios no Facebook Ads.

E o mesmo vale para o Facebook Stories – eu não poderia esquecer desse recurso que já movimenta milhões de histórias por dia.

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O que dizem os números?

Segundo TechCrunch, são 500 milhões de Stories todos os dias no Facebook, o que representa que um terço dos usuários dessa rede social recorrem a histórias diariamente:

Já a o Facebook destaca que os Stories como anúncio são:

  • 63% mais eficazes para compra, instalação e checkout de aplicativos
  • 78% mais eficazes para recall de anúncios
  • 84% mais eficazes para visualizar conteúdo.

Separei ainda um conjunto de dados divulgados pelo próprio Facebook:

  • O consumo de Stories tem sido muito mais rápido do que qualquer outro formato

mobile

  • 80% dos Stories com locução ou música atingem resultados melhores em low-funnel do que aqueles que não têm som
  • 83% dos vídeos com stickers tiveram desempenho melhor em termos de conversão, enquanto em outro estudo 87% de ads sem stickers tiveram melhores resultados sem esse recurso
  • As chances de um criativo focado em produto ter uma conversão maior do que aquele que é focado em pessoas é 73% maior, enquanto anúncios focados em pessoas têm 75% de chances a mais de um melhor desempenho em KPIs de marca
  • Campanhas com foco no CTA tendem a gerar 89% mais conversões do que aquelas que não têm esse foco
  • Stories com cenas mais curtas têm melhor desempenho
  • Combinar imagens estáticas e vídeos é uma forma de aumentar as chances de conversões em 75%.

O que podemos notar

Ver os Stories do Facebook apenas como uma sequência de imagens representa um grande desperdício. Porque,

Afinal, há como incrementar a estratégia a partir de uma série de recursos que agregam valor, como músicas para compor a trilha sonora, stickers para engajar com a audiência e CTAs para que o conteúdo vá além daqueles breves segundos e motive uma ação.

Como usar essa tendência para melhorar sua estratégia?

Portanto, quanto mais rápido puder chamar a atenção do usuário com seu anúncio nos Stories do Facebook, melhor. Mas,

Procure criar peças que – esteticamente falando – prendam a atenção da audiência rapidamente. E, ao mesmo tempo, sejam criativas e impactantes, propondo narrativas com cenas curtas, mais dinâmicas e sucintas. E,

Por que não experimentar anúncios com locução ou música?
Que tal recorrer a stickers em anúncios no Facebook Ads, sobretudo em vídeos?

Pense bem a respeito e faça testes A/B sem medo. Porque, Provavelmente, as pessoas vão gostar se você conhece bem a sua audiência.

Experimente CTAs:

Aproveite para experimentar CTAs em suas campanhas e explorar os elementos criativos que o Stories oferece para destacá-lo ainda mais.

Entre um teste e outro, procure também trabalhar com diferentes formatos no Stories, e não só imagens estáticas ou só vídeos.

Mas, atenção: nunca abandone seu objetivo estratégico para fazer criativos, nem mesmo nos Stories.

Se o seu foco for atender aos objetivos de marca, foque em pessoas.

Já se o seu objetivo for aumentar a conversão, mire no produto ou serviço que sua empresa oferece.

E nunca se esqueça: siga as melhores práticas, porém teste sempre para verificar o que performa melhor para o seu mercado e seu público.

Agora, você tem o que precisa para otimizar ainda mais suas campanhas de mídia paga no Facebook e começar 2021 com tudo!

Espero que este material seja útil para ajudar você a abrir a mente para perceber os movimentos e as preferências dos consumidores de anúncios no Facebook Ads.

Afinal, só ter criatividade e dinheiro não é o suficiente para conquistar os resultados que precisa, não é mesmo?

Com uns ajustes aqui, outros ali e atenção para o que performa melhor. Então, você vai ver que o CPC e CPA de suas campanhas têm tudo para diminuir drasticamente. Portanto,

O investimento ficará menor e o resultado maior. Portanto, O cenário dos sonhos de qualquer empreendedor.

E, por mais que eu tenha enumerado todas essas tendências e estatísticas, lembre sempre que o que expus aqui não são regras. Porque, cada negócio é único. Assim como, o perfil do público-alvo presente em cada canal e, claro, seus objetivos estratégicos.

Então, faça quantos testes forem necessários para chegar a uma quantidade de dados suficiente para embasar suas decisões futuras. E, Tenho certeza de que se surpreenderá com as novas descobertas.

O que achou das tendências? Já utiliza alguma delas na sua estratégia?

Conclusão:

A equipe da Castelo Forte Systen, sabem o que fazer para escalar a venda de produtos digitais. E,
A capacidade de criar e implementar coisas novas para melhorar o funil de vendas é o seu ponto forte.”

 

Sê Você Quer Conhecer Um Treinamento Que Ensina o Passo a Passo Para Você Construir o Seu Negócio Online Cliqua Aqui e Acesse o Fórmula Negócio Online!

 

Eu Te Desejo Graça Paz Prosperidade e Sucesso!

 

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