Marketing em Tempo Real: O que é e como ele envolve seu público? [marketing digital 2022]
A abordagem consiste em reagir a eventos em tempo real ou quase real, geralmente nas redes sociais.
Como esta abordagem ajuda a engajar seu público?
Com o passar dos anos, o marketing digital evoluiu de uma nova ideia que as empresas estão apenas começando a entender.
E, a ponto de haver um grande número de estratégias que você pode usar para formar seu programa.
E, encontrar as abordagens certas que tragam os melhores resultados, também pode deixar os profissionais de marketing confusos sobre que caminho seguir.
Embora, algumas estratégias não sejam adequadas para seus planos anuais ou trimestrais. Certamente,
O Marketing em tempo real é um exemplo de estratégia que todas as marcas devem estar cientes.
Mas, o que é marketing em tempo real?
Como você pode implementá-lo se não pode planejar com antecedência?
E, quais são alguns exemplos de grandes marcas que obtiveram sucesso com marketing em tempo real?
O que é marketing em tempo real?
Por que o marketing em tempo real funciona?
Mas, o que é?
O marketing em tempo real, como você pode adivinhar pelo nome, é uma abordagem de marketing que surge da reação a eventos atuais.
Tais como, tendências ou feedback em tempo real ou quase real, quase sempre nas redes sociais.
É por meio do acompanhamento de tendências sociais, hashtags e conversas que as marcas podem encontrar os eventos certos em tempo real para participar e interagir.
Isso significa que não é uma estratégia que pode ser incorporada ao seu calendário de conteúdo, como acontece no momento.
Não pode ser planejado com antecedência. Porque,
No entanto, o sucesso da estratégia significa que todo profissional de marketing deve estar ciente disso caso uma oportunidade caia em seu colo.
Por que o marketing em tempo real funciona?
Então, por que funciona?
Por que ele tem o potencial de gerar mais conversões do que uma campanha social cuidadosamente planejada, pesquisada e executada?
➤ A primeira razão tem a ver com o instinto do consumidor para comprar por impulso.
Cerca de 40% dos gastos do cliente são baseados em impulso, de acordo com um white paper sobre e-commerce da User Interface Engineering.
Quando uma marca pode pular em uma tendência social ou comentar sobre um evento atual enquanto ele está acontecendo.
Então, você pode alcançar um consumidor no momento em que ele tem maior probabilidade de ser receptivo a uma marca e fazer uma compra por impulso.
Causar uma boa impressão com o marketing em tempo real pode impactar mais do que apenas compras por impulso.
Alguns dos melhores exemplos de marketing em tempo real mostram o humor das situações.
E, podem ajudar a melhorar a reputação da sua marca entre o público mais jovem.
Se suas plataformas sociais são conhecidas por humor ou respostas espirituosas a eventos atuais, você pode ganhar seguidores mais fortes para suas campanhas sociais planejadas.
Começar com marketing em tempo real pode ser um pouco difícil para algumas marcas que não gastaram muito tempo desenvolvendo sua escuta social.
Então, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a entender o que fazer e o que evitar:
É impossível avançar com o marketing em tempo real a menos que você tenha uma noção do que as pessoas estão discutindo nos canais sociais.
Você precisará ficar por dentro dos eventos à medida que eles acontecem para entender as últimas tendências, memes e notícias.
Tente usar os Alertas do Google para tópicos do seu setor ou verifique o Google Trends para ver quais pesquisas são tendências.
Mas, Você também pode usar as seções de tendências em diferentes plataformas sociais como o Twitter para ver o que as pessoas estão falando.
Porque, não quer fazer um comentário ou participar de uma tendência de origem obscura.
E, é importante saber quando é apropriado entrar na conversa e quando não é.
Pense em exemplos de ocasiões em que um comercial ou programa de televisão fez referência a um evento ou tendência que já havia desaparecido quando foi ao ar.
Em vez de serem atuais e captar o apelo do público, as piadas parecem antiquadas e exageradas ou, na pior das hipóteses, embaraçosas.
Para entrar rapidamente em uma conversa social, você precisa ter uma equipe responsiva que esteja pronta para começar a qualquer momento.
Se sua empresa não tem uma equipe para uma equipe de mídia social em tempo integral, tente freelancers ou agências que estão preparadas para pedidos urgentes.
Um ótimo conteúdo que faça referência a um evento ou tendência atual em seus canais sociais é fantástico, mas é apenas metade da batalha.
Uma grande parte do marketing em tempo real é ter conversas em tempo real com seu público.
Responda a comentários, compartilhe de novo as postagens de outras pessoas sobre o evento ou adicione suas próprias ideias a outra postagem.
Não sobrecarregue seus canais com conteúdo sobre eventos. Mas,
Mantenha-os de bom gosto e apropriado. E,
Responda de acordo e saiba quando encerrar seu envolvimento em torno dos eventos.
Embora alguns dos melhores exemplos de marketing em tempo real venham do calor do momento, existem algumas maneiras de se preparar:
Se você tem uma equipe social ou mesmo uma única pessoa de mídia social, faça com que eles conheçam suas diretrizes para postagem.
E, agilize o processo de aprovação para eventos em tempo real.
Você também pode ter sua equipe de design de plantão para imagens e gráficos, conforme necessário.
Embora algumas tendências e eventos surjam aparentemente do nada. Certamente,
Você pode ficar de olho nos eventos que interessam ao seu público ou que trarão conversas sociais.
Ter um conjunto de diretrizes para sua equipe social pode ajudá-los a saber com que tom e voz abordar eventos em tempo real.
E, bem como quaisquer diretrizes sobre eventos com os quais você não deseja que sua marca interaja.
Conforme discutido acima, o marketing em tempo real não pode ser totalmente planejado com antecedência.
Mas, requer que sua marca esteja ciente das tendências atuais e tenha os recursos e a disposição para criar conteúdo.
Bem como, as respostas para esses eventos em tempo real conforme eles acontecem.
Não é uma tarefa fácil , mas se sua equipe estiver pronta para o desafio, você encontrará um sucesso monumental.
E, para aumentar o conhecimento da marca e mostrar os lados de sua marca que nem sempre são proeminentes.
Você não pode falar sobre marketing em tempo real sem mencionar o exemplo que deu início a tudo.
Nos EUA, Durante o Superbowl XLVII de 2013, houve um blecaute inesperado que resultou em 34 minutos inteiros de tempo de jogo interrompido.
No entanto, 34 minutos foi o suficiente, para Fabrica de Biscoitos Oreo mudar o jogo do marketing.
A Oreo aproveitou o enorme público do evento e as discussões sociais em andamento para postar um tweet com a legenda “Power out? Sem problemas.”
A postagem foi retuitada 10.000 vezes na primeira hora e é responsável por dar início à tendência do marketing em tempo real.
A Apple surpreendeu o público durante seu evento de anúncio de produto em 2020, revelando que eles não incluiriam mais carregadores em suas embalagens do iPhone.
Isso, compreensivelmente, recebeu algumas críticas e acusações imediatas de tentar tirar mais dinheiro dos clientes, forçando-os a comprar carregadores separadamente.
A Samsung aproveitou essa situação e postou no Facebook um lembrete para todos os seus clientes.
De que os telefones Galaxy vêm com carregadores. Portanto, o que não só ajudou a adicionar um pouco de humor à situação.
Mas, espere, há mais neste exemplo!
Recentemente, a marca excluiu a postagem por um motivo simples e muito estranho: a Samsung também removerá carregadores de telefones futuros.
Isso revela um dos perigos do marketing em tempo real. Você precisa responder rapidamente às coisas, mas também precisa ser inteligente.
É fundamental ter uma equipe treinada que saiba o que está acontecendo na empresa e seus planos para o futuro.
Especialmente aqueles que desejam ter conversas reais e relevantes com seus públicos. E,
Aproveitar os momentos da comunidade para ajudar a promover o conhecimento da marca e impulsionar a compra.
O marketing em tempo real também requer trabalho em tempo real. Porque,
E, trabalhar para monitorar e interagir com o público a fim de obter os melhores resultados.
Criar uma estratégia de conteúdo é uma parte importante do seu programa de marketing digital.
Deixe seu comentário, sugestão, ou Perguntas, adoramos interagir com nossos leitores!
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