Como Criar Personas: Aprenda a Criar Personas Precisas Para Seu Negócio? [2022]
O Que Persona, E Como Criar Personas Altamente Precisas Para Seu Negócio, Seja ele de Marketing Digital, E-commerce, ou Físico.
Os métodos da velha escola não funcionam mais na era dos bloqueadores de anúncios e do aumento da fadiga dos consumidores pelos anúncios. Portanto,
Os profissionais de marketing estão constantemente aprimorando novas técnicas para envolver seus clientes-alvo e fornecer-lhes algo de valor. E, Vocês sabem que eu adoro marketing de conteúdo.
Você pode criar conteúdo de alto valor para qualquer tipo de Produto ou Negócio.
Portanto, Tudo isso não significa, que tudo em que o marketing tradicional depende está morto. Longe disso.
Porque, Alguns dos fundamentos da publicidade tradicional ainda são muito relevantes hoje em dia. E, podem ajudar você a atingir seus objetivos de marketing.
Contudo, Neste artigo, vou mostrar o que é uma Persona de marketing. E, como criar sua Persona Ideal, de forma precisa. Ou seja, como a criação de Personas de marketing pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de marketing.
Uma persona de marketing é uma pessoa fictícia que se encaixa centralmente em um de seus públicos-alvo. Porque, compartilham as características mais comuns de seus clientes.
Mas, eles não são apenas uma pilha de informações demográficas, como idade e nível de renda. Portanto,
Uma persona de marketing é mais como um personagem de livro. Certamente, Eles têm paixões, pontos fortes e falhas. Porém,
Muitas vezes, as personas do marketing começam como alvos demográficos, digamos, mulheres de 25 a 34 anos. Então,
Ao adicionar características, você pode reduzir tanto seu segmento de público que chega a uma única pessoa. E,
Esta é a sua Persona Ideal.
Focar em sua persona pode fazer maravilhas por seus esforços de marketing. E,
Ajuda a encontrar as mensagens mais relevantes no formato mais atual, nos melhores momentos da vida do seu cliente. Então, como você pode criar sua persona Ideal?
Existem duas maneiras de criar Personas de marketing. Portanto,
Em primeiro lugar, se você já tem clientes. Ou seja, um público, pode realizar uma série de entrevistas com seus clientes. E, reunir características comuns em uma Persona para cada grupo demográfico.
Portanto, você pode imaginar como seria a aparência de sua pessoa-alvo. Mas,
Se você está planejando lançar algo. E, ainda não tem clientes com quem conversar, terá que seguir esse caminho. E, Mesmo se você tiver clientes, recomendo fazer o seguinte exercício para criar sua persona de marketing.
Então, você deve realizar entrevistas com clientes reais para ver se você está no caminho certo ou não.
Como mencionei antes, a ideia é começar de maneira ampla e restringir. Porque, Cada uma dessas etapas ajudará a refinar seu foco cada vez mais até que você tenha uma Persona.
Para começar, você pode acessar os dados de público do seu site para encontrar seus grupos demográficos. Porque,
O Google Analytics separa as informações do seu público em dados demográficos e interesses.
Em seguida, você deve selecionar 1 grupo demográfico a partir do qual construir sua persona.
Dica profissional: para ser o mais preciso possível, você deve, eventualmente, criar uma Persona de cliente diferente para cada um dos seus principais grupos demográficos.
Vamos começar com o exemplo demográfico da mulher de 25 a 29 anos. E,
Só no Brasil, isso representa uma grande parcela da população. Portanto,
Para criar uma persona, digamos que ela tenha 28 anos. E, Especificaremos arbitrariamente que ela não é casada e não tem filhos. Porém,
Se ela tinha 28 anos no final de 2020, isso significa que ela nasceu em 1992. Todavia,
Aqui você vai precisar pesquisar os 10 principais nomes de bebês para meninas nascidas em 1992. Portanto, para fins de precisão, vamos nomear nossa persona como Caroline.
E, Se você for uma empresa local, ou negócio local, poderá reduzir imediatamente o público-alvo apenas para pessoas em sua área. Portanto,
Isso ajudará muito na determinação de sua Persona, pois haverá aspectos mais consistentes em uma área geográfica menor. Contudo,
Se você é um e-commerce, pode não ter uma área geográfica específica em mente.
Mas, você ainda deve fazer o exercício para o tipo de lugar que sua persona provavelmente vive.
Porém, Isso pode não parecer tão importante. E, Afinal, as pessoas no campo compram muitas das mesmas coisas que as pessoas nas cidades.
Mas, há muitas diferenças reais, tanto nas preocupações quanto na maneira como você pode tratá-las. Porém, bem como no nível de renda, quanto gastam com aluguel e seus hobbies e interesses. E,
Para acompanhar a demografia geral, já que a maioria dos Brasileiros vive em áreas urbanas, digamos que Caroline também.
Então, por especificidade, vamos escolher uma área urbana para que possamos obter mais detalhes.
Não há limite para o quão específico você é. Por isso, Trabalhei com a criação de personas de clientes em endereços específicos, embora fictícios, em diferentes bairros. Porque,
O bairro onde sua persona mora terá um grande efeito sobre se eles têm ou não uma casa ou apartamento. E, se eles são alugados ou próprios. Porém,
Se dissermos que Caroline mora em um apartamento no Centro de Araçatuba, sabemos que seu aluguel é provavelmente de cerca de R$ 1.300 por mês. E,
Isso é importante. Porque, podemos usá-lo para ajudar a calcular sua renda disponível estimada. Bem como, ver quais lojas, redes, restaurantes e atividades estão ao seu redor.
Este também dependerá do tipo de negócio que você possui. Portanto,
Se você for do Nicho de Marketing Digital, essa pode ser a compradora de um curso. Mas,
Vamos continuar seguindo esse exemplo e dizer que nossa Persona de marketing, Caroline, é gerente de uma loja no Shopping e esta em busca de uma renda extra. Portanto,
Agora que sabemos sua profissão, idade e onde ela mora, podemos prever com bastante segurança qual é seu salário.
Sabendo que ela tem apenas 28 anos, e mora sozinha, isso a coloca no mesmo nível da renda familiar média no Brasil, que atualmente é de cerca de R$ 3.000.00. Todavia,
Agora sabemos sua renda familiar, emprego, onde mora, sua situação familiar e sua idade. Certamente,
Se você estivesse comprando anúncios, isso seria o suficiente para começar a atingir consumidores na internet. Porém,
Para campanhas publicitárias básicas em que a conscientização é o objetivo fundamental, manter as coisas abrangentes faz muito sentido. Contudo,
Você não quer limitar seu alcance tentando ser muito específico. Por isso, Você precisa lançar uma ampla rede em todo o seu público-alvo para ver quem clica. Mas,
Além disso, sempre que você adiciona níveis de especificidade à segmentação de sua publicidade, o custo aumenta.
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Este é um passo importante porque revela muito sobre o pensamento e a lógica de sua Persona.
Também desempenha um grande papel por causa do custo estudantil. Para jovens profissionais que pagam as despesas da faculdade, isso pode prejudicar gravemente suas finanças.
O aluno médio que estuda pelo FIES, carrega mais ou menos R$ 25.000 em dívidas após a formatura.
Quando você começa a somar as obrigações, entre aluguel, impostos e dívidas estudantis, obtém uma estimativa de renda disponível.
Há certas coisas que podemos supor que ela também tem, como um smartphone, seguro do carro, Plano de saúde e conta de luz, conta de água.
1º R$ 42.000 por ano em salário
2º Subtraia R$ 9.000 em impostos
Isso dá a ela $ 33.000
3º Dividido por 12 obtemos R$ 2.750 por mês
4º Agora subtraia todas as principais despesas recorrentes:
R$ 1.000 de aluguel
5º Reembolso de dívida de estudante de R$ 280.00
6º Plano de telefone de R$ 50.00
7º R$ 125.00 conta de eletricidade
8º R$ 180.00 Seguro do Carro
9º R$ 250 Gasolina do carro
10º Isso a deixa com R$ 850.00 por mês em renda disponível
Você realmente deve ir o mais longe possível. Caroline tem uma assinatura do Netflix? Ela pertence a uma academia? não fuma?
Todos esses são custos essencialmente recorrentes. E,
Você poderá voltar e completar esta lista de forma mais completa depois de determinar os interesses. Porque,
O importante é entender o que ela precisa e o que valoriza, em comparação com sua capacidade de gastar dinheiro em coisas novas. Porém,
Se você adicionar uma criança a essa equação, ela rapidamente se verá reduzindo às necessidades básicas. Portanto, Ela teria muito menos probabilidade de gastar dinheiro testando seu produto ou serviço.
O objetivo aqui é encontrar coisas específicas nas quais sua Persona de marketing esteja interessada. E, em seguida, associá-las aos grupos de interesse comum que formam a base da segmentação publicitária. Todavia,
O que Caroline gosta de fazer?
Ela vai a muitos shows?
E, também faz muitas compras online?
Você pode usar os públicos-alvo de afinidade no Google Analytics para ver diferentes tipos de interesses. Porém,
Existem outras categorias que se aplicam de forma bastante universal. Porque, afinal, todo mundo precisa comer. Mas, nem todo mundo gosta de comida. Portanto,
Adicione menções sobre o que comem no café da manhã, almoço e jantar.
Eles cozinham para si próprios?
Pedem entrega todos os dias?
Gostam de lanchar?
Eles pedem pizza às 2 horas da manhã no fim de semana?
Porque, Todas as respostas a essas perguntas determinarão seu orçamento. Portanto, Se ela está gastando R$ 15,00 por dia pedindo comida, isso soma quase R$ 500 por mês. Porém,
Se estamos sendo precisos, provavelmente Caroline pede pizza para entrega de vez em quando. E,
Acho útil visualizar uma Persona de uma forma mais real possível. Porque,
Os interesses são a chave para determinar o tipo de estilo de vida que sua persona tem. Porque, eles nos levam a preencher a forma como ela gasta seu tempo e suas influências culturais. Porém,
Nesse caso, um estilo de vida é a imagem mais completa que você pode obter para sua Persona Ideal. Mas,
Deve ser tão detalhado que você possa começar a responder às seguintes perguntas, bem como prever como ela se comportará em determinadas situações.
Depois de preencher os interesses de sua persona, você pode concluir logicamente como ela gasta seu dinheiro. Mas,
Como você espera fazer de Caroline uma de suas clientes, isso é crucial. Porém, Se Ela é sua cliente fiel, por que ela gastaria seu dinheiro com você ?
Que partes de seus interesses ou necessidades se alinham com o que você está oferecendo?
Você poderia estimar que ela vai a um grande show algumas vezes por ano e a um show menor uma vez por mês se ela for realmente apaixonada. Todavia,
O preço médio para ir a um show depende do artista o mais caro custa mais ou menos R$ 50,00. E,
Isso significa que você precisa se perguntar: há algo físico com o qual você possa envolvê-la? Você pode criar experiências únicas de que ela goste?
Se ela está gastando centenas de Reais em ingressos para shows, ela está declarando uma clara preferência pela música.
Porém, podemos continuar nos aprofundando aqui. E, com implicações maiores para seus esforços de marketing. Mas,
Neste caso não basta saber no que ela gasta seu dinheiro. Porque, Precisamos ver como ela aborda as compras. E,
Não estou falando sobre crédito ou débito. Ou seja, embora os cartões de crédito devam certamente fazer parte da criação de sua Persona.
Portanto, no Brasil uma família média tem mais de $ 16.000 em dívidas de cartão de crédito. Por isso,
Estou falando sobre as influências e o processo de tomada de decisão que ela passa quando compra algo. Porque,
Ela gasta livremente e é impulsiva?
Ela é frugal e paciente, preferindo pesquisar várias opções e conseguir o melhor negócio antes de comprar alguma coisa?
Se deixa influenciar pelas recomendações de seus amigos e familiares?
É quase certo que sim, já que 90% das pessoas acreditam nas recomendações de amigos sobre uma marca.
Mas, Como essas perguntas o ajudam com seu marketing?
Porém, Se ela for impulsiva, você pode usar conteúdo chamativo e mensagens, COMO (medo de perder) como: “pegue antes que seja tarde demais”.
Mas, Se ela for prudente, convém contatá-la com um código de desconto ou oferta. Todavia,
Se ela é influenciada pelas recomendações de seus amigos, talvez você deva se concentrar nas análises de seus produtos e tornar seu conteúdo o mais fácil possível de compartilhar nas redes sociais.
Pode parecer uma pergunta muito óbvia, mas existem diferentes maneiras de responder a essa pergunta.
A resposta não é apenas “Facebook e Instagram”. Conteúdo é tudo o que ela assiste, lê e ouve.
Tem uma TV? Ela assiste à rede de televisão ou é 100% Netflix?
As estatísticas mostram cada vez mais pessoas cortando o cabo tradicional da TV a cabo, em favor dos serviços de streaming.
Ou, Ela perde tempo no trabalho lendo artigos de autoajuda?
Caroline leva o telefone para o banheiro com ela?
As chances são, sim, ela faz.
Ela lê livros? Se sim, onde ela os compra?
Quais redes sociais ela mais usa?
Hoje 59% dos jovens de 18 a 29 anos usam o Instagram, e a plataforma tem uma base de usuárias mais proeminente do sexo feminino, é seguro dizer que Caroline também usa.
Você pode ficar tentado a pensar que ela também usa o Tik Toke. Mas, estatisticamente, provavelmente não, já que a maioria do público do Tik Toke tem menos de 24 anos.
Obviamente, você quer estar presente nos lugares onde ela passa o tempo. E, Você não precisa adicionar contas sociais extras apenas porque pode. Por isso, Descubra onde está sua persona e concentre seus esforços nela.
A última etapa. É aqui que as coisas ficam profundas.
O que deixa Caroline excitada?
Qual o Temor dela?
Será que ela tem um segredo obscuro?
Ela tem um Sonho?
Qual é o seu momento “ hakuna matata ”?
Essas perguntas podem parecer que estamos exagerando.
Obviamente, não podemos direcionar o conteúdo para medos desconhecidos e secretos.
Mas, essas perguntas fazem duas coisas.
Cada pessoa é uma contradição ambulante, como diria o Green Day. Mas, há coisas que são consistentes para todas as pessoas. Portanto,
Responder a essas perguntas o ajudará a eliminar suas inconsistências para tornar sua Persona a mais precisa possível. Contudo,
Em segundo lugar, compreender a Persona no nível mais profundo é como você consegue prever como eles se comportarão e reagirão quando colocados em diferentes situações. Mas,
Para um profissional de marketing, isso significa que você deve ser capaz de prever como seus clientes agirão quando forem apresentados a seu conteúdo, anúncio ou produto. Porém,
Isso nos leva à seção final deste artigo. Porque, uma Persona de marketing só é útil se você aproveitá-la.
Porém, Como profissional de marketing, você identifica oportunidades de alcançar pessoas por meio de diferentes pontos de contato usando várias táticas. Mas,
Você também identifica que tipo de mensagem deve ser transmitida a essas pessoas. E,
Com sua persona de marketing. Ou seja, você pode avaliar o que está fazendo e ver como isso deve funcionar. Porque,
Você pode ter enviado muita mensagem no Mensseger. Mas, então descobre que sua Persona não usa o Mensseger. Porque, Ela está no Instagram.
Você tenta uma abordagem visual diferente e se pergunta: ” O que Caroline faria quando visse isso?”
Ela se envolveria?
Ou ela ignoraria?
Ela iria compartilhar?
Ou, Ela estaria convencida o suficiente para comprar?
Uma das reações comuns de você para o conteúdo que criou é: “Eu me envolveria com isso”.
Certamente, criar sua persona permite que você se coloque no lugar de outra pessoa para que possa eliminar melhor seu viés de confirmação. Porque,
O viés de confirmação envolve agarrar-se a sinais fracos ou falsos que provam seu ponto de vista, em vez de realmente avaliar algo objetivamente. Mas,
Depois de fazer isso, você pode criar um conteúdo mais poderoso e relevante para sua Persona. Portanto,
Agora que você tem sua personalidade, é hora de testá-la em relação ao seu público atual. Porque,
Se o seu site tem um login que contém informações demográficas. Certamente, você pode segmentar uma parte do seu público e enviar uma pesquisa. Mas,
Você pode seguir as etapas que descrevi acima e criar um modelo. Portanto, Colocar as pessoas ao telefone ou conhecê-las pessoalmente é uma experiência muito empolgante.
E, especialmente quando você constrói seu negócio. Porém,
Ao coletar a pesquisa, você pode ter diferentes seções. Ou seja, uma para informações demográficas, uma para interesses e outra para questões mais pessoais e psicológicas. Contudo,
Você pode criar rapidamente uma pesquisa usando o Formulários Google, que armazenará as respostas em uma planilha. E,
Em seguida, você pode segmentar as respostas à sua pesquisa para ver as médias em comparação com sua Persona.
Porém, as coisas que você prevê em seu exercício de Persona se alinham com a forma como esse segmento de seu público realmente é?
Em caso afirmativo, parabéns, você tem um conhecimento sólido de um de seus segmentos de clientes-alvo. Mas,
Caso contrário, você terá que voltar e fazer a engenharia reversa de sua persona com base nos dados qualitativos que recebeu de seu público real.
Pense na criação de Personas do cliente como uma pirâmide de cabeça para baixo. Porém, Você começa com as informações mais amplas possíveis para um segmento demográfico. Porque,
Ao diminuir as possibilidades, você preenche detalhes como cargo, renda e onde moram. E,
Os interesses deles ajudam a refinar ainda mais a sua persona.
Você pode começar a direcionar suas personas de maneira relevante.
Além disso, você pode estimar com precisão como eles gastam seu dinheiro.
Quando você entende seu consumo de conteúdo, pode descobrir os melhores lugares para alcançá-los.
O resultado final é que usar Personas pode revelar algumas das respostas mais difíceis para o marketing.
O desenvolvimento de Personas de clientes ajudou seu negócio?
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