Conteúdo de SEO 2023
Saiba como implementar:
Marketing de conteúdo é um compromisso, não uma campanha
A perspectiva de retornos rápidos e fáceis pode ser uma verdadeira tentação no mundo do marketing. Porque,
Todo mundo quer executar a campanhas que trazem leads imediatamente e dá um grande impulso aos resultados da empresa.
No entanto, a realidade é que o marketing de sucesso requer diligência, habilidade e, acima de tudo, paciência , se você quiser ver resultados.
Ao contrário das campanhas publicitárias de pagamento por clique (PPC) e outras iniciativas pagas,
Portanto, o marketing de conteúdo é uma campanha de longo prazo.
No entanto, quando executado corretamente, pode trazer benefícios inigualáveis para sua empresa em termos de geração de leads altamente segmentados e qualificados para o seu funil de vendas.
Neste artigo, fornecemos respostas para as perguntas comuns que a maioria dos líderes de negócios tem sobre marketing de conteúdo:
Certamente, Por que é comparável a uma maratona em vez de um sprint?
Quais benefícios de SEO ele oferece?
Como ter uma estratégia de marketing de conteúdo ajuda?
Você está pronto para cavar?
Vamos começar com a razão pela qual estamos falando de conteúdo em primeiro lugar:
O fato é que o marketing de conteúdo oferece um dos maiores ROIs de qualquer forma de marketing digital hoje.
Embora geralmente demore um pouco para criar impulso, conteúdo excepcional pode gerar mais tráfego e leads do que a campanha de pesquisa paga mais bem projetada.
De acordo com um estudo de 2020 do Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo gera 3 vezes mais leads do que a publicidade de pesquisa paga.
Líderes na área de marketing de conteúdo experimentam 7,8 vezes mais tráfego no site do que empresas que ainda não investiram nesse canal.
Em 2019, levou 65% mais tempo para escrever um blog em comparação a 2014 ( 3 horas e 57 minutos em comparação com 2 horas e 24 minutos).
Os profissionais de marketing estão investindo mais tempo na elaboração de artigos de alta qualidade e peças longas para seus leitores-alvo.
7 em cada 10 profissionais de marketing estão investindo ativamente em marketing de conteúdo.
Este gráfico mostra um site de marketing de conteúdo com crescimento de tráfego orgânico em um período de 90 dias.
O que os números acima e este exemplo de crescimento de tráfego orgânico nos ensinam?
Simplificando:
O marketing de conteúdo é uma peça importante da estratégia geral de negócios de muitas empresas porque funciona.
Ainda assim, requer esforço para alavancar o marketing de conteúdo para um crescimento sustentável. Como dizem: sem dor, sem ganho.
Por que o marketing de conteúdo é uma maratona em vez de um sprint?
Às vezes, os executivos da empresa abordam o marketing de conteúdo com expectativas irreais.
Eles podem pensar que, uma vez que alguns conteúdos são carregados no site da empresa, os leads começarão a aparecer e os lucros aumentarão.
Se você está tendo a menor noção de que o marketing de conteúdo funciona dessa maneira, livre-se desse pensamento imediatamente.
O fato é que o marketing de conteúdo bem-sucedido requer dois ingredientes principais:
Conteúdo de alta qualidade e compromisso de longo prazo. Aqui estão 3 razões pelas quais é importante ficar com qualquer programa de marketing de conteúdo:
O marketing de conteúdo não gera leads rapidamente
Pelo menos não nos estágios iniciais de implementação.
Na verdade, pode levar de 3 meses a um ano ou mais para você começar a ver resultados tangíveis do seu programa de marketing de conteúdo.
A linha do tempo dependerá de muitos fatores, incluindo a natureza do seu produto, o alcance do seu conteúdo e a composição do seu público-alvo.
Aqui está o resultado final: se você abandonar o navio depois de alguns meses, talvez nunca veja os resultados esperados.
Se você for paciente, provavelmente descobrirá que valeu a pena esperar.
O marketing de conteúdo pode gerar retornos compostos, ano após ano
Uma das coisas maravilhosas sobre o marketing de conteúdo (e uma das principais razões pelas quais exige um compromisso de longo prazo).
É que ele ganha impulso lentamente ao longo do tempo – muitas vezes sem a necessidade de um investimento maior de tempo ou dinheiro.
Para ilustrar esse princípio, imagine que você publica 200 blogs em seu primeiro ano de marketing de conteúdo e eles geram 1 lead para um total de 200 leads.
Em seu segundo ano de marketing de conteúdo, você publica mais 200 blogs que também geram 1 lead cada.
Quantos leads serão gerados até o final do ano? 400 leads: 200 do catálogo do primeiro ano e mais 200 do segundo ano.
Esse “ efeito bola de neve ” de retornos compostos pode durar anos – mas apenas se você estiver disposto a manter sua estratégia de marketing de conteúdo nos tempos difíceis.
Leva tempo para uma empresa construir uma reputação sólida entre os consumidores, tanto no mundo real quanto na Internet.
O marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental no estabelecimento e manutenção da credibilidade da sua marca, de duas maneiras importantes:
Conteúdo de alta qualidade, entregue de forma consistente, aumentará sua reputação entre os clientes em potencial que procuram informações precisas.
Com o tempo, você se tornará conhecido como líder do setor e uma fonte confiável de orientação.
À medida que você continua publicando artigos valiosos que ganham compartilhamentos e backlinks, o algoritmo de SEO do Google começará a considerar seu site como uma ” autoridade de domínio “.
Consulta de pesquisa específica, o critério de desempate irá para você e você obterá a classificação mais alta.
Quando o marketing de conteúdo cria autoridade no domínio do site, ele efetivamente ” eleva todos os barcos “, permitindo que muitos artigos que você publicou ganhem tráfego e leads cada vez maiores.
Portanto, no exemplo de retornos compostos acima, um artigo que gerou um lead por mês pode gerar dois por mês mais tarde.
Já que estamos no tópico das classificações do Google, vamos falar mais sobre:
Um dos principais objetivos de qualquer programa de marketing de conteúdo deve ser obter uma vantagem de SEO.
Afinal, ranquear alto no Google significa muita exposição para sua empresa, o que por sua vez significa a oportunidade de um alto volume de geração de leads.
Aqui estão alguns dos principais benefícios de SEO que vêm de manter o marketing de conteúdo a longo prazo:
Maior relevância. Quanto mais conteúdo você enviar, mais oportunidades você terá para classificar palavras-chave específicas.
A esse respeito, muitas empresas usam uma estratégia de “página de pilar” para aumentar suas pontuações de SEO:
Elas publicam um artigo principal ou conteúdo sobre um tópico. E,
Em seguida, usam essa página como um “pilar” fundamental que se ramifica para vários outros artigos com um foco mais estreito, mas ainda relevante.
Quando seu conteúdo é otimizado para palavras-chave de alto valor, a relevância do seu site (tanto para o Google quanto para seus clientes potenciais) aumentará.
Autoridade superior. Como mencionado acima, conteúdo consistente e de alta qualidade resultará em seu site se tornando uma autoridade de domínio.
O Google dará preferência ao seu site em relação a sites concorrentes que tenham a mesma relevância, mas menos credibilidade.
Maior participação no tráfego. Em última análise, o principal benefício de SEO que um forte programa de marketing de conteúdo oferecerá é um volume maior de tráfego para o seu site.
Obviamente, mais visitantes em seu site significam mais leads e mais oportunidades para converter esses leads em clientes.
Tentar implementar o marketing de conteúdo sem uma estratégia é como tentar correr uma maratona sem linha de chegada.
No entanto, é exatamente isso que muitos profissionais de marketing fazem.
Embora a importância do marketing de conteúdo tenha sido claramente estabelecida ao longo dos anos, apenas 39% dos profissionais de marketing têm uma estratégia de conteúdo clara e documentada.
Isso significa que mais de 60% dos profissionais de marketing estão cegos, esperando alcançar os resultados desejados sem realmente ter um plano de como chegar lá.
É como jogar espaguete na parede para ver quais pedaços grudam.
Como a maioria dos especialistas em marketing de conteúdo lhe dirá, se você apenas criar artigos sobre tópicos aleatórios, obterá resultados aleatórios.
Em termos simples, você precisa ter uma estratégia de marketing de conteúdo, pois ela pode ajudá-lo a responder a essas 6 perguntas principais:
Quem? Quem são seus clientes potenciais de alto valor?
Ou, Quem são seus “clientes ideais?”
Que? Quais pontos de dor seu público-alvo tem?
Quais são as suas maiores motivações e preocupações?
Com qual conteúdo eles se sentem mais confortáveis?
Quão? Como seu produto ou serviço resolve o problema de seus consumidores?
Como você deve posicionar sua marca para o efeito máximo?
Onde você deve entregar e compartilhar seu conteúdo?
Portanto, Onde estão os “poços de água” dos seus usuários-alvo nas mídias sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram)?
Quando? Quando você deve entregar novo conteúdo ao seu público (diariamente, semanalmente, mensalmente)?
Por quê? Por que seus consumidores-alvo comprariam de você? Por que sua marca é única?
E, Quando você tiver as respostas para as perguntas acima em mãos, poderá desenvolver e fornecer conteúdo que realmente atinja a marca — e produza um ROI excepcional.
Marketing de conteúdo é um compromisso, não uma campanha
A perspectiva de retornos rápidos e fáceis pode ser uma verdadeira tentação no mundo do marketing. Porque,
Todo mundo quer executar a campanha que traz leads imediatamente e dá um grande impulso aos resultados da empresa.
É claro que não é necessariamente fácil desenvolver uma estratégia de conteúdo eficaz ou se comprometer com um programa de marketing de conteúdo ano após ano.
Felizmente, há ajuda disponível.
Entre em contato com nossa equipe de especialistas em marketing de conteúdo hoje mesmo para saber mais.
Sobre como você pode se comprometer com sucesso com o marketing de conteúdo e ver resultados incríveis de seus esforços.