E-mail Marketing 2022: [Ainda Vale a Pena?]
O que acha de usar o e-mail marketing para divulgar sua empresa e fidelizar clientes com um marketing de baixo custo?
Então, essa é a estratégia você precisa conhecer e dominar.
Usar o e-mail como uma ferramenta de publicidade é uma escolha inteligente que trará diversos benefícios. Portanto,
Para mim e para a maioria das grandes empresas, como Amazon e Overstock, o e-mail é o melhor canal em termos de marketing. Porque,
O e-mail marketing possui um alcance inacreditável, podendo atingir públicos de diversos lugares, seja no seu bairro, cidade, estado, país ou mundo!. Mas,
É necessário que você tenha em mente que sua empresa precisa ser lembrada. E, Mais do que isso, ela deve estar lá quando o seu cliente precisar!
E, não tem nada melhor para o seu negócio do que um marketing assertivo, que trará muitos clientes, sem levar muito do seu dinheiro. Não é a fórmula dos sonhos?
Claro que, para isso, você precisará fazer o trabalho do jeito certo.
E-mail marketing é uma oportunidade de ganhar dinheiro e, acredito que você, assim como eu, não gosta de deixar as oportunidades para alavancar o seu negócio passarem em branco.
Por isso, fiz questão de colocar neste E-book tudo o que você precisa saber para começar a implementar essa ferramenta de marketing poderosa em sua empresa.
E-mail marketing ainda vale a pena, é uma forma de fazer publicidade online através do contato por e-mail entre empresas e seus atuais ou potenciais clientes. Mas,
Por algum tempo, o e-mail marketing foi usado como forma de comunicação em massa. Porque,
As mensagens enviadas eram pouco relevantes, trazendo transtornos para quem as recebia e um baixo retorno para as empresas que utilizavam essa estratégia.
Porém, hoje, o e-mail passou a ser usado por diversas empresas de uma forma mais inteligente, tornando-o uma importante e rentável ferramenta de marketing na internet.
Com essa ferramenta, você aumenta o tráfego de clientes em seu site e até na loja física.
Você pode alavancar o número de vendas da sua empresa.
Se você tem um e-commerce, também poderá aumentar suas vendas.
E-mail Marketing é uma forma de estreitar o relacionamento com seus clientes.
Você tem um alcance de diversos públicos e gasta menos do que gastaria com outras formas de publicidade.
A dúvida é se você já entendeu o que é um e-mail marketing. E, a certeza é que você certamente já recebeu um. Então,
Quer ver?
Se você já fez uma compra online. E, recebeu em sua caixa de e-mail uma mensagem de confirmação de compra, certo? Isso é um e-mail marketing. Porém,
Você pode, também, ter recebido promoções, ofertas de passagens aéreas, newsletter, etc…
Porque, E-mail Marketing, quando bem feito, é uma forma de publicidade onde a interação não se perde.
Ou seja, Se o seu conteúdo for interessante para o cliente, ele o deixará arquivado em sua caixa de e-mail. Portanto,
O que não acontece de forma automática em redes sociais, por exemplo. Porém, Isso faz com que a informação se disperse mais facilmente. Por isso,
E-mail Marketing é uma forma de gerar impacto aos destinatários, ajudando a fidelizar e até, em alguns casos, a prospectar novos clientes.
Motivos para usar e-mail marketing na sua empresa ou negócio.
Quantas pessoas você conhece que não possuem um endereço de e-mail?
Arrisco dizer que, se você conseguiu pensar em uma ou mais pessoas, esse número certamente representaria a minoria. Mas,
A verdade é que quase todo mundo tem e-mail, ainda que não o acesse com tanta frequência. Por isso,
O e-mail marketing vai ajudar a sua empresa a criar um veículo direto com seus leads e clientes em larga escala, com excelente custo-benefício. Mas,
Se ainda não ficou claro como o uso dessa ferramenta pode te ajudar a crescer nos negócios,
Uma técnica fundamental para a conversão de leads em clientes é a nutrição. Porém, A forma mais eficiente de fazer isso é com a automação de marketing.
Portanto, para aprender como melhorar a sua nutrição de leads, clique e receba o Guia Completo de Automação de Marketing.
Imagine poder passar a mesma mensagem para um número ilimitado de pessoas sem precisar ter gastos significativos com isso. Portanto,
Com os e-mails, basta acionar sua lista de contatos pré-selecionados e pronto. Por isso, é só apertar um botão para multiplicar seu conteúdo aos quatro cantos do mundo.
Me parecem números animadores o suficiente para começar a investir fortemente nessa estratégia. Concorda?
Saber para quem a sua mensagem está chegando é um grande passo para uma boa nutrição de leads. Porém,
Diferentemente de campanhas que lançamos e não sabemos se as pessoas estão de fato tendo acesso a elas, com o e-mail marketing, temos uma mensagem endereçada paras as pessoas certas e nas horas certas. E,
Com isso, os resultados passam a aparecer em tempo real, além de serem mais facilmente mensuráveis.
Quando falo de flexibilidade, me refiro mais especificamente quanto ao formato do e-mail que você pretende enviar. Porque,
Hoje em dia, e-mails possuem toda a liberdade que você precisa para entregar um conteúdo:. E, não há limite de caracteres, há espaço para gifs e o recursos multimídia também estão liberados. Mas,
Além disso, se a ideia é divulgar um vídeo ou conteúdo mais extenso, há sempre a possibilidade de incluir links, direcionando o usuário para onde você quiser.
O e-mail marketing, além de ecologicamente correto, é uma das ferramentas de melhor custo-benefício no mundo do marketing digital.
É estimado que você obtenha R$ 120,00 a cada R$ 5,00 investido em e-mail marketing.
Função do e-mail marketing na sua estratégia de marketing digital
Agora, vamos entender de que maneira o e-mail marketing consegue estreitar o relacionamento da sua empresa com os clientes.
E-mails marketing são excelentes ferramentas de comunicação one to one. Ou seja, mais personalizada.
Mas, isso faz com que os seus leads se sintam lembrados e valorizados, com conteúdos voltados especialmente para seus interesses.
Promoções, lançamentos de novos produtos, ofertas exclusivas, novidades da marca, conteúdo novo nas redes e mídias sociais, seja qual for a situação, o e-mail marketing é sempre uma boa pedida.
Estratégias de marketing digital exigem dedicação e paciência.
É preciso nutrir os leads desde o primeiro contato deles com a marca até o momento em que estão pronto para fechar negócio. Portanto,
Com o e-mail marketing, é possível fortalecer o relacionamento com os clientes em potencial pouco a pouco, entregando conteúdos relevantes e de qualidade de acordo com as diferentes fases do funil de vendas.
Os e-mails marketing, além de serem excelentes formas de promover produtos, e serviços, também encurtam consideravelmente o caminho para as vendas. Porque,
Basta inserir um botão chamando o usuário para a ação e a compra poderá ser efetuada com a rapidez de um clique.
Mas, os e-mails também podem cumprir funções de cunho transacional, como, por exemplo:
Dar boas-vindas aos novos leads cadastrados
Confirmação de pedidos
E, Confirmação de pagamento
Rastreamento.
O e-mail marketing pode, sim, ser uma estratégia de divulgação online de baixo custo.
Mas, você precisa entender que alguns gastos são necessários para que o conteúdo e a entrega sejam feitos com qualidade. E,
Além disso, com um pouco mais de investimento, as chances de os disparos serem realizados de forma acertada aumentam. Porém,
Você deve considerar ainda as despesas para planejar e criar estratégias, assim como fazer o monitoramento e a análise dos resultados, está bem?
Mesmo que seja você quem vai fazer essas tarefas diretamente, é necessário avaliar os custos do seu tempo profissional dedicado às atribuições.
Aqui, entra o que será criado, quando e como.
Caso você contrate uma agência ou um profissional especializado, deve considerar o valor-hora de tal serviço.
Nesse ponto, entram as artes, os gráficos, os textos e a estruturação do esboço. Porque,
Todos esses materiais têm um custo para serem produzidos de forma profissional.
E, Lembre-se também de considerar o preço da mão de obra.
Por fim, chegamos à estruturação da mensagem, à segmentação das listas e à distribuição. Porém,
Existem plataformas gratuitas de disparo de e-mail marketing, como o Mail-Chimp. Mas, elas tendem a ser limitadas tanto no volume de envios quanto no número de ferramentas disponíveis.
Ou seja, vale considerar a assinatura para ter acesso a todos os recursos. Mas,
Os valores geralmente são proporcionais ao número de envios que você for realizar. Porque,
Assim, com um bom plano e as ferramentas ajustadas, você consegue fazer um excelente trabalho com o e-mail marketing gastando pouco.
O e-mail marketing proporciona vários benefícios para uma estratégia de comunicação. Porém,
Entre as principais vantagens, gosto de destacar as seguintes:
Algumas pessoas não utilizam certas redes sociais, mas todo usuário de internet tem, pelo menos, uma conta de e-mail
Você pode enviar qualquer tipo de material, em variados formatos – imagens, gráficos, vídeos, links e outros
Permite uma conversa próxima com o público-alvo
Ao mesmo tempo, o e-mail marketing é bem menos invasivo do que outras estratégias de comunicação online, como as redes sociais e os anúncios.
É viável fazer excelentes campanhas até com um orçamento pequeno
com uma boa organização dos contatos, é possível otimizar os disparos, segmentando o público de acordo com as suas necessidades
A simplicidade do e-mail é, sem sombra de dúvidas, uma grande vantagem dessa estratégia de marketing.
Porém, uma das Principais desvantagens do e-mail marketing
Já que claro que nem tudo é perfeito.
Por isso, você precisa observar alguns pontos de atenção do disparo a fim de explorar ao máximo os benefícios da estratégia.
Ainda que você tenha cuidado, o conteúdo pode cair na caixa de spam (lixo eletrônico) do usuário. Então, é necessário redobrar a atenção dos fatores que estejam levando a sua mensagem para essa tão indesejada caixinha.
A pessoa pode não interagir com os materiais da forma esperada. Porém, Nesse caso, as estratégias devem ser repensadas, as listas atualizadas e os conteúdos bem preparados.
Ou seja, as principais questões que você precisa ter atenção são,
justamente, quanto ao planejamento e ao envio de conteúdos relevantes para o seu público.
E-mail marketing não possuem apenas conteúdos para vendas de produtos. Certamente,
Há diversos tipos de campanhas que sua empresa pode realizar utilizando e-mails como canal de marketing. Por isso,
É preciso definir seus objetivos para, então, escolher o tipo e o momento para cada e-mail.
Uma newsletter é um e-mail informativo e periódico. E, Com ela, você poderá manter uma boa relação com o seu cliente, atualizando-o com assuntos que o interessam. Com certeza,
Em meio a um bombardeio de informações encontradas na internet hoje em dia, receber materiais de assuntos realmente relevantes, e pensados para o cliente, pode ser muito bem-vindo. Portanto,
O envio de newsletter pode ser um aliado para sua empresa no que diz respeito à interação com o cliente, além de permitir que você o conheça melhor. Contudo,
Com a análise da métrica de quem clicou em cada link, você pode entender o que é de interesse dos seus clientes, criando novas segmentações. Mas,
Isso pode lhe ajudar, até mesmo, para vendas de produtos, visto que na análise de cliques poderá saber, também, quem clicou em links relacionados com o que você vende, por exemplo.
Um e-mail promocional é aquele em que você oferece uma oferta de produto para o seu cliente. Porém,
É interessante que esse tipo de e-mail seja objetivo e com mensagens visuais, para que, assim que aberto, prenda instantaneamente a atenção do consumidor e o leve ao clique. Por isso,
Neste tipo de e-mail, a segmentação é fundamental, bem como o uso de call to actions. Mas,
Não perca seu tempo tentando vender produtos para quem não vai comprá-los. Porque,
Eu não compro produtos que não vou usar, você não compra produtos que não vai usar, ninguém compra produtos que não vai usar, a não ser por impulso, no calor do momento e com muita insistência do vendedor.
Eu respondo com toda a autoridade que minha experiência profissional me garante: não!
O consumidor receberá o e-mail no conforto de sua casa e com tempo para pensar, então, você precisa lhe mostrar produtos que realmente vão lhe chamar a atenção.
E-mails sazonais são aqueles enviados em datas comemorativas. Porque,
Existem diversas datas no calendário que favorecem o comércio, como dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados, natal, etc…
Além disso, há datas comerciais cada vez mais populares, como a black friday. Porém,
Não é preciso que você faça campanhas em todas essas datas, mas sim nas que fazem mais sentido para sua empresa, seus produtos e para o público com quem você trabalha.
O e-mail de boas vindas é enviado quando o consumidor, de alguma forma, aceitou receber suas campanhas. Porém,
Ele deve ser enviado automaticamente, logo após a realização do cadastro, para que o cliente sinta-se imediatamente assistido pela sua empresa. Ou seja,
É uma forma de se apresentar para o usuário e fazer com que ele saiba mais sobre o que receberá daquele momento em diante. Portanto,
Manter o cliente informado desde o primeiro e-mail ajuda para que ele saiba o que esperar de sua empresa. Mas,
Cuidado com o teor da sua mensagem. Porque, O seu cliente pode se desmotivar, se, por exemplo, ficar com medo de ser incomodado.
Conquistar novos clientes pode ser até 5x mais caro do que reconquistar um antigo. Contudo,
Um cliente inativo é aquele que já deixou de comprar. Mas, ainda tem algum tipo de contato com sua empresa. E, ainda abre seus e-mails, por exemplo. Portanto,
O primeiro passo para recuperar este tipo de cliente é mapeando seu histórico. E, A partir daí, procure despertar sua curiosidade e recuperar seu interesse a cada e-mail.
Novamente, o segredo do sucesso, aqui, é a segmentação e o conteúdo personalizado. Portanto,
Crie e-mails direcionados, apresente novidades e ofertas únicas, mostre que ele é especial para a sua empresa e motive-o a voltar a comprar com você.
Se você tem uma loja online, usar uma ferramenta de e-mail marketing é algo que deve ser encarado como alta prioridade. Mas, Se você não fizer isso, garanto que você estará perdendo muito dinheiro.
Um e-commerce traz uma vantagem na hora de conseguir sua lista de e-mail, pois você pode fazer campanhas de cadastro na sua própria loja online. E, Assim, a maioria da sua base será, sem dúvida, de potenciais clientes. Certamente,
Após conseguir o cadastro e segmentar seus clientes, você poderá mantê-los informados sobre as ofertas de sua loja. E,
Além disso, há outros e-mails que podem lhe ajudar, como uma mensagem para lembrar o cliente sobre itens abandonados no carrinho de compras, e você pode aproveitar para fazer uma oferta exclusiva, incentivando o fechamento da compra imediatamente.
O assunto do e-mail é a primeira impressão que o usuário terá da mensagem recebida. Mas, Se o assunto não for bom o suficiente, corre se o risco do e-mail sequer ser aberto.
Por isso, assim como toda campanha, a produção de um bom assunto de e-mail também deve ser estudada, levando em conta diversos aspectos que irão impactar no resultado final.
Essa é uma excelente regra quando se trata do remetente no e-mail marketing.
Usar um e-mail com um nome “genérico” para falar com seu cliente certamente não o fará se sentir importante.
Vale a pena levar para o lado pessoal, ou seja, fazer com que o usuário sinta que está falando com uma pessoa de verdade, e não um robô.
Por exemplo, ao invés de usar um remetente no estilo contato@suaempresa.com.br, prefira seunome@suaempresa.com.br.
Você, certamente, será mais amigável e passará mais confiança.
Assim como o assunto, o corpo do email também deve ser muito bem pensado. Ele deve ser prático e deixar claro sobre o que a mensagem se trata.
Além disso, é fundamental que ele direcione o cliente para o call to action, ou seja, que o leve a outra página para concluir a ação pretendida pelo e-mail.
Call to action é uma chamada que leva o leitor a realizar uma ação.
Antes de criar um CTA você deve ter um objetivo definido. Então, o seu CTA deve levar o leitor a fazer exatamente o que você deseja.
Além disso, você deve saber quem é o consumidor e o seu estágio no funil de vendas para saber para onde deve direcioná-lo.
Seu CTA pode ter diversos formatos: ele pode aparecer como um sidebar, textos (links) e imagem. Escolha o que melhor se adequa à sua campanha.
Sugerir a inscrição em um newsletter.
Recomendar um download.
Conseguir seguidores para redes sociais.
Conseguir visualização de vídeos.
Fazer com que o cliente responda uma pesquisa.
Levar o cliente para uma página de venda.
Assim como seu usuário precisa aceitar receber suas mensagens, ele deve poder desistir da decisão. Dessa forma, você evitará reclamações e marcações de SPAM.
A função permite ao cliente se desvincular de uma lista de e-mail. Por boas práticas, a opção de descadastro deve estar sempre incluída na mensagem.
Uma das maiores dúvidas a respeito do e-mail marketing é sobre como enviar materiais que realmente sejam efetivos e captem a atenção do usuário.
A resposta para essa pergunta é, na realidade, o grande pote de ouro que todo produtor de conteúdo para internet deseja encontrar.
Não é tão simples apenas abrir o disparador de e-mail, escrever o texto, colocar uma imagem qualquer e esperar que o envio seja um sucesso.
Para criar assuntos atrativos e relevantes para o público, você deve conhecer, justamente, o usuário.
Quem são, em que lugar da internet navegam, quais são seus interesses, o que elas não gostam, entre outras questões.
Depois, conecte essas informações àquilo que você tem a oferecer como produtor de conteúdo, empresa ou marca.
Em outras palavras, é um trabalho de pensar constantemente em novos assuntos, acrescentando e deletando ideias.
Procure o que as pessoas têm falado na internet, confira as temáticas mais comentadas e veja como elas podem se encaixar na sua realidade.
Como você pode ver, um bom ponto de partida é sempre a definição de personas, com as quais as suas comunicações vão conversar.
Para quase tudo na vida, o equilíbrio é essencial. Para o e-mail marketing não é diferente. É preciso que haja um planejamento sólido para o envio de cada uma de suas campanhas.
Há uma linha tênue entre engajar o consumidor e irritá-lo.
Poucos e-mails enviados podem fazer com que o cliente esqueça sua empresa, mas se você passar dos limites, ele o colocará em sua lista negra (como a de spam, por exemplo).
Isso pode variar de empresa para empresa, por isso é muito importante planejar – e entender o seu consumidor!
O primeiro passo para se ter uma regularidade no envio de e-mails é saber em qual horário seus clientes estão online. Mas,
Isso pode variar de acordo com cada empresa, por isso é sempre necessário conhecer bem o seu público.
E, Uma forma de saber qual é o melhor horário para efetuar os disparos é fazendo testes e usando métricas para analisar em qual momento o resultado foi mais satisfatório.
É preciso ter em mente que não é a quantidade de e-mails disparados na semana que fará com que você fidelize seus clientes. Mas,
A frequência é importante para manter uma boa interação. Porém, não se pode exagerar.
Por isso, Faça testes a partir de 1 e-mail por semana e adapte a frequência às preferências de seus destinatários.
Sexo, idade, características, gostos, tudo isso deve ser levado em conta. Você pode descobrir algumas informações por meio do histórico de compras, produtos visitados ou através do próprio cadastro.
Além de ajudar muito na conversão, as landing pages também podem captar informações essenciais para sua segmentação ou criação de mailings. Mas,
Para isso, é importante que os conteúdos e as ofertas da sua landing page sejam bem pensados.
A informação é o primeiro passo para que se tenha uma boa segmentação.
Agora que você já entendeu a importância do e-mail marketing para sua estratégia, deve estar se perguntando qual a melhor maneira de fortalecer a sua lista de contatos, acertei?
Além dos contatos que surgem organicamente, existem algumas práticas que podem ajudar a acelerar esse processo.
Vamos a elas!
Iscas digitais são essas estratégias de captação de e-mails que estamos cansados de ver por aí. E,
Basicamente, você oferece materiais ricos, como e-books e outros produtos digitais e, em troca, pede o e-mail da pessoa, que costuma ser a chave para acessar o conteúdo.
Nada mais justo, não é mesmo?
É verdade que os pop ups não estão exatamente entre as estratégias mais bem vistas pelos usuários. Mas, nem sempre eles precisam ser os vilões. Portanto,
Eles podem aparecer em textos do seu site, por exemplo, convidando os usuários a acessarem conteúdos mais aprofundados, para que possam aprender ainda mais sobre o tema. Porque,
Afinal, quem chegou até sua página é porque provavelmente se interessa por aquele tipo de conteúdo. E, nada mais natural do que oferecer materiais relacionados.
Entre suas inúmeras funções, alguns anúncios podem ser criados especialmente para capturar e-mails de clientes em potencial. E,
Um exemplo é o Facebook Leads Ads, que funciona impulsionando formulários em formato de anúncio para obter detalhes dos usuários enquanto oferece conteúdos de qualidade, como em newsletters. Porém,
O mais interessantes é que, nesse modelo, o Facebook oferece todo um formato simplificado de formulários, facilitando a vida do usuário na hora de preenchê-los.
A criação de estratégias de e-mail marketing para lançar info-produtos é uma prática bastante conhecida e que, no geral, traz bons resultados. Certamente,
Uma boa ideia para isso é fazer uso do tradicional funil de vendas.
Funil de vendas é um conceito de marketing que tem como objetivo levar o prospect do desconhecimento sobre o seu produto até a efetivação da compra. E,
Toma como base ações que fazem com que as pessoas percebam a demanda, considerem a solução e, então, efetuem o negócio. Todavia,
No caso do lançamento de info-produtos, você pode utilizar o e-mail marketing para despertar o desejo dos prospects, que vão analisar a proposta e, enfim, comprar o seu produto digital. Porém,
Vou trazer um exemplo para ficar ainda mais claro, ok?
Se você vende um curso sobre desenvolvimento profissional. Certamente, pode fazer uma bateria de envios de e-mail nesta ordem:
“Fortes mudanças estão previstas para o mercado profissional nos próximos anos. Você está preparado?”
“Um profissional de sucesso deve se capacitar com frequência. Veja os cursos que estão em alta!”
“Curso de aperfeiçoamento de comunicação empresarial: conheça as turmas e atualize-se!”
Percebe como o leitor é levado do despertar do problema à ação para solucioná-lo?
O que acha de conhecer algumas ferramentas de e-mail marketing para ajudar na sua tarefa?
Selecionei abaixo as duas melhores Ferramentas:
Veja detalhes sobre cada uma e escolha aquela que achar que mais contribui com a estratégia.
A Mail-Relay é uma das ferramentas mais populares para e-mail marketing. E,
Ela é gratuita, e oferece todos os recursos básicos para quem está começando, como a possibilidade de criar listas e layouts personalizados. Portanto,
Com a plataforma, você consegue ainda mensurar os resultados das suas campanhas.
MailRelay como exemplo de ferramenta para e-mail marketing gratuita.
A Leadlovers é paga. Mas, também é uma das melhores ferramentas de e-mail Marketing do mercado. Portanto, Especializada na captação e nutrição de leads para sua empresa ou negócio online, seja por meio de anúncios, landing pages ou outras técnicas.
A ferramenta é paga, bastante completa e conta com diversos recursos para sua estratégia de marketing digital.
Agora você já entendeu que não pode deixar de lado o e-mail marketing na sua estratégia. Porém, não se esqueça de ficar ligado em alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no seu engajamento com o público.
A não ser que a própria pessoa vá atrás de artigos mais longos, ninguém tem tempo para ficar eternamente na caixa de e-mails.
Se o intuito é trazer um conteúdo maior para o leitor, disponibilize o link para que ele continue a leitura no seu site, blog ou outro local.
Lembre-se sempre de adequar a linguagem do seu conteúdo. Porque,
Caso contrário, a pessoa pode ficar perdida e abandonar a leitura logo no primeiro parágrafo.
Os e-mails marketing devem ser fluidos, com ritmo e de fácil leitura. Porém, é um tom de conversa que inclui o leitor no conteúdo. E, tem muito mais chances de prender a sua atenção até o final.
Portanto, Não pense que a sua missão estará cumprida após criar um e-mail marketing incrível e apertar a tecla Enviar. Porque,
Para ter certeza de que está tudo correndo bem, você precisa avaliar algumas métricas importantes. E,
São elas que vão mensurar o sucesso ou fracasso das suas campanhas.
Então, fique de olho!
De nada adianta disparar uma ótima média de conteúdos mensalmente se os leads não estão abrindo esses e-mails.
Portanto, é importante descobrir como anda essa métrica para saber se é o caso de mudar a estratégia.
Esse item é relacionado ao anterior, e diz respeito ao percentual do número de e-mails abertos na comparação com o número de e-mails entregues às caixas de entrada do usuário.
Essa métrica indica o número absoluto de cliques que suas campanhas estão recebendo.
Ou seja, se refere à quantidade de cliques nos links que estão dentro do e-mail. Portanto,
Vale adotar uma média como meta para medir o sucesso das estratégias.
Também conhecido como taxa de cliques, tem relação com o número de cliques dentro da campanha. Porém,
Seu cálculo, é mais complexo e envolve a avaliação de outras variáveis.
É calculada pelo número de pessoas que clicaram em algum link da sua campanha dividido pelo total de pessoas que abriram o e-mail.
Permite descobrir o número de conversões geradas pelo e-mail. Ou seja, quantas pessoas, de fato, realizaram uma ação após a leitura do conteúdo. Mas,
É essencial para apontar se os seus objetivos estão sendo alcançados.
Aqui, temos a métrica que mede a taxa de conversões (CTR). Ou seja, o número de e-mails entregues dividido pelo total de ações realizadas a partir daquele envio.
Referente àqueles e-mails que, ao serem enviados, retornaram para sua caixa de entrada. Certamente,
Ou a caixa de emails do destinatário está ou lotada. E,
Ou aquele endereço simplesmente não existe mais.
Em toda lista de emails, sempre há aqueles inativos, fora do ar ou inexistentes, o que muito pode prejudicar na avaliação exata de outras métricas. Então,
O hard bounce entra em ação facilitando na hora de fazer aquela limpa no seu mailing.
Essa métrica mostra quantas pessoas estão associando seus e-mails a spams. E,
Nesse caso, se o número for significativo, é sempre bom tentar entender por que os leads estão tendo essa impressão sobre o seu conteúdo e rever as estratégias.
Depois de testar suas estratégias, não deixe de testar versões diferentes de cada uma para descobrir qual a favorita entre os usuários. Porém,
Esses testes podem envolver diferentes tipos de call to action, horários, títulos, enfim, tudo o que puder ser avaliado para garantir uma melhor experiência a seus leads. Portanto,
Siga essas dicas para evitar que suas campanhas de e-mail marketing sejam consideradas spam. Porque,
Nada mais desagradável para o produtor de e-mail marketing do que ver seu trabalho ir pelo ralo. Ou seja, parar na caixa de spam.
Oferecer um conteúdo bem-feito.
Por isso, atualize com frequência seu mailing e prepare materiais de qualidade. Porque,
Dessa forma, as chances de o seu e-mail ser marcado como spam diminuem consideravelmente. Portanto,
Use Palavras chaves, para evitar que seus e-mails vão para a caixa de spam. Mas,
Outra dica bem interessante para não cair no “lixo eletrônico” é evitar alguns termos no assunto e no corpo do e-mail.
Então, preste atenção às palavras que você precisa evitar (usar pouco ou mesmo eliminar das suas comunicações).
Promoção, como “oferta”
Urgência, como “até hoje”
Persuasão, como “último”
CTAs genéricos, como “clique”.
Não é uma tarefa fácil, mas é possível fazer uma boa escolha de palavras e evitar o spam.
Alguns números e benchmarks estatísticas e números de BenchMaking.
Se você ainda pensa que o e-mail marketing é uma estratégia ultrapassada, eu posso garantir: os e-mails estão mais vivos do que nunca.
Duvida?
Uma pesquisa do Radicati E-mail Statistics Report estima que, em 2020, o número de usuários de e-mail bateu a marca de 3 bilhões em todo o mundo. Mas,
De acordo com o Pew Research, 92% dos adultos que estão online usam e-mail e, desse volume, 61% deles acessam a caixa de entrada diariamente. Porém,
Já os números do Statista mostram a evolução dos e-mails enviados e recebidos diariamente no mundo inteiro entre 2017 e 2023. Contudo,
Enquanto em 2017 a média apontava para 269 bilhões, em 2023, a previsão é de mais de 347 bilhões de e-mails enviados e recebidos no universo online. Porém,