Estratégias B2B: Anúncios Vencedores B2B no Facebook
A receita para uma estratégia vencedora de anúncios no Facebook B2B
Desenvolva Estratégias B2B no Seu Negócio: Anúncios B2B no Facebook
Enquanto a maioria das empresas B2C estão Arrasando no jogo de marketing de mídia social.
Todavia, muitas organizações B2B estão ficando para trás. E,
Mesmo com a popularidade crescente do Facebook, muitas marcas B2B ainda lutam para definir uma estratégia eficaz.
O problema?
Estratégias B2B: Anúncios B2B no Facebook
A jornada do comprador B2B é muito mais longa e complexa do que a de um consumidor em geral.
Vai ser preciso muito mais do que um anúncio estelar no Facebook para transformar um comprador em potencial em um cliente pagante.
Muitas empresas B2B permanecem céticas quanto à eficácia da mídia social e preferem concentrar seus esforços em estratégias comprovadas de geração de leads.
Na realidade, embora o Facebook possa não ser a escolha mais óbvia para profissionais de marketing B2B.
Porém, a plataforma pode ser um canal poderoso para promover sua marca e gerar leads qualificados.
Esses leads podem não se transformar em clientes da noite para o dia. Mas,
Isso não significa que você não possa alavancar a plataforma como uma ferramenta eficaz para complementar seus outros esforços de vendas e marketing.
Requer apenas um planejamento bem pensado e um pouco mais de graxa de cotovelo.
Neste guia, cobriremos tudo o que você precisa saber para construir uma estratégia de anúncio vencedora no Facebook.
E, que dê mais atenção à sua marca B2B, gere leads e aproxime você de atingir suas metas de receita.
Publicidade no Facebook para marcas B2B:
Em 2020, o número de usuários ativos do Facebook disparou para mais de 2,6 bilhões.
Isso significa que há uma boa chance de seu público já estar usando a rede de mídia social de alguma forma.
Se sua meta é expandir o alcance de sua marca e direcionar seu público de uma forma mais significativa.
Então, é do seu interesse explorar as possibilidades de publicidade que a plataforma tem a oferecer.
Com 91% dos profissionais de marketing B2B já aproveitando o Facebook como ferramenta de marketing, não há motivo para você não entrar em ação.
Vamos começar.
Foco no funil:
Antes de começar a escrever textos e criar recursos visuais, você deve considerar seu público e sua posição no funil .
Publicidade eficaz tem tudo a ver com direcionar a pessoa certa, com a mensagem mais relevante, no momento certo.
A mesma mensagem que você usa para seu público-alvo na parte superior do funil não será a mesma que um usuário no meio ou na parte inferior do funil.
Pensar em seu público em termos de onde ele está em sua jornada de compra ajudará você a determinar:
Qual mensagem e proposição de valor terá o maior impacto
Que tipo de anúncio será o mais eficaz?
Se você deve ou não se concentrar em anúncios para celular para esse tipo de público
Qual tipo de conteúdo você promove por meio de seus anúncios
O funil de conversão ajudará você a construir a base de uma estratégia de anúncios no Facebook altamente
Direcionada.
E, projetada para entregar a mensagem certa ao público certo.
Como os ciclos de vendas B2B tendem a ser mais complicados. Certamente,
Os anúncios de funil intermediário são especialmente eficazes para gerar cliques e conversões.
Estratégias B2B: Anúncios B2B no Facebook
Vejamos um exemplo:
Micro exemplo de tendência de anúncio no Facebook no meio do funil
Por que funciona:
Esse anúncio fornece valor imediato. E, ao mesmo tempo, aumenta o conhecimento da marca.
Porque, Ele estimula o usuário a agir e leva a algo tangível. Portanto,
A oferta é clara, sem ser excessivamente promocional ou exigir um grande compromisso da pessoa do outro lado.
Se você deseja criar anúncios que segmentam outras áreas de seu funil, certifique-se de que esses anúncios sejam distintos e tenham uma finalidade.
Não crie anúncios apenas por causa do anúncio. Mas, Crie-os para gerar conversões.
Funil de conversão de anúncios do Facebook com quatro estágios
Forneça um valor claro e relevante:
O Facebook prioriza o conteúdo do anúncio com base em sua relevância para o público-alvo.
O sistema de entrega de anúncios é projetado para fornecer aos usuários experiências de anúncios altamente contextuais.
E, que mostram o conteúdo pelo qual eles provavelmente terão interesse.
Para medir a relevância, o Facebook atribui uma pontuação entre 1-10 (10 sendo o mais alto) para o seu conteúdo.
Essa pontuação é pré-determinada pelo número de interações positivas ou negativas que o Facebook espera que seu anúncio receba.
Depois que seu anúncio é publicado, a pontuação é atualizada continuamente para refletir essas interações.
As exibições e conversões de vídeo são consideradas interações positivas. Mas,
Por outro lado, as pessoas que relatam ou ocultam seu anúncio são consideradas negativas.
Pontuação de relevância no Facebook para campanhas de anúncios Fonte: Word stream
O motivo pelo qual o Facebook faz isso é para incentivar os anunciantes a oferecer melhores experiências de anúncios.
Você pode monitorar sua pontuação de relevância após o lançamento de sua campanha de publicidade.
Para avaliar se você precisa ou não mudar a cópia para obter melhores resultados.
Embora isso seja bom para o usuário, pode significar problemas para os anunciantes. Todavia,
A menos que o conteúdo do seu anúncio desperte o interesse certo.
Porque, seus anúncios podem não receber uma pontuação de relevância tão alta.
É importante observar que a pontuação de relevância não é o único indicador do desempenho do anúncio.
A pontuação existe para servir de referência e orientar seus esforços criativos.
Mas, não vai ser o fator decisivo que afeta os resultados gerais de sua campanha.
É por isso que é importante adaptar o conteúdo do anúncio ao seu público e fornecer valor imediato.
Se não houver substância em seu conteúdo, ele não terá sucesso, não importa qual seja sua pontuação de relevância.
Uma das maneiras mais simples de fornecer valor direto em seus anúncios é usando um ímã de chumbo.
Simplificando, um lead magnet é uma ferramenta para incentivar os compradores em potencial a fornecer suas informações de contato.
Porém, oferecendo algo valioso em troca. Portanto,
Normalmente, trata-se de um conteúdo como um e-book, relatório de pesquisa para download ou até mesmo um webinar.
Aqui está um exemplo:
Exemplo de fluxo de palavras de um anúncio b2b no Facebook com um ímã de chumbo
Por que funciona:
Este anúncio está falando diretamente para o visualizador (“seu setor”).
Parece personalizado, embora provavelmente não seja. Porém,
Além disso, a proposta de valor é imediatamente clara. Então,
Se o usuário clicar, ele pode baixar um relatório completo cobrindo tópicos de alta relevância para sua profissão.
Quando você oferece ao seu público um recurso gratuito. Certamente,
Você está matando dois coelhos com uma cajadada só. Portanto,
A pessoa do outro lado obtém um conteúdo valioso e você obtém uma contato.
Estratégias B2B: Anúncios B2B no Facebook
Faça experiências com públicos do Facebook:
Assim como qualquer outro setor, as empresas B2B lutam contra a concorrência.
Seu público precisa acreditar em você . Caso contrário, eles encontrarão uma alternativa.
Isso significa duas coisas:
Os anúncios precisam ser exibidos para empresas com maior probabilidade de comprar
Sua proposta de valor precisa deixar claro que você é relevante para eles
Vejamos um exemplo:
Exemplo heyorca de um anúncio b2b direcionado no Facebook Por que funciona:
Esse anúncio chama a atenção certa. Porque, A imagem apresentada se dirige ao público-alvo:
“Agência de mídia social?”
Tem como alvo pessoas que já têm interesse no que está sendo oferecido.
Chamar seu público-alvo no texto do anúncio é uma forma de chamar sua atenção.
Mas, nem sempre garante que as pessoas certas verão isso em primeiro lugar.
Felizmente, o Facebook torna a segmentação de anúncios incrivelmente fácil com seu recurso Públicos-alvo.
Usando esta ferramenta, você pode atingir públicos específicos com base em uma variedade de fatores, como dados demográficos, interesses. Contudo,
Você pode até mesmo segmentar pessoas que já expressaram interesse em seu negócio.
E, Isso inclui clientes anteriores ou visitantes do site.
Para marcas B2B, a abordagem “pulverizar e orar” simplesmente não funciona.
Você precisa direcionar suas campanhas e definir de forma restrita um grupo de usuários menor e mais engajado.
O recurso Públicos-alvo garante que seus anúncios sejam entregues aos usuários com maior probabilidade de se interessar por suas ofertas.
Combinar públicos-alvo com cópia direcionada a laser é uma maneira simples. Porém,
Eficaz de fazer seus anúncios se destacarem e fazer uma conexão instantânea com seu público-alvo.
Identifique o tipo certo de anúncio para seu público:
Muitas campanhas de publicidade B2B no Facebook falham porque não são o tipo certo de publicidade para o grupo pretendido de usuários.
Você pode ter o anúncio mais envolvente e inteligente, mas se não for entregue no formato certo, tem potencial para falhar.
O Facebook oferece uma variedade de formatos de anúncio diferentes:
Imagem
Vídeo
Carrossel
Experiência instantânea
Coleção
Cada um serve a um propósito ligeiramente diferente.
Aqui está um exemplo de anúncio carrossel:
exemplo de um anúncio carrossel b2b no Facebook
Você pode ver como esse formato de anúncio permite ao usuário deslizar por uma série de imagens e revisar diferentes ofertas de conteúdo.
Para dar outro exemplo, esta é a aparência de um anúncio gráfico:
exemplo de um anúncio b2b do Facebook com recurso para download
Por que funciona:
As empresas B2C podem encontrar mais valor em um anúncio carrossel para vender produtos.
E, isso enquanto uma empresa B2B pode querer se concentrar em algo simples e direto ao ponto.
Nesse caso, esse anúncio no meio do funil é eficaz por causa de sua simplicidade.
A oferta é exibida com destaque e o visualizador sabe exatamente qual ação precisa realizar para obter o e-book.
Se a simplicidade não é sua praia, você também tem a opção de usar um formato de anúncio em vídeo.
A taxa média de engajamento de vídeo do Facebook é de cerca de 6,13% , o que é alto em comparação com a taxa média geral de engajamento (3,6%).
Isso cria uma oportunidade única para os anunciantes B2B se envolverem com o público do Facebook usando vídeo em vez de anúncios gráficos padrão.
Mas, novamente, é tudo uma questão de estratégia.
Envie o tipo de anúncio errado para o público-alvo errado e talvez você não veja o ROI que deseja.
Determine o posicionamento adequado do anúncio:
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É claro que, mesmo se você escolher o tipo de anúncio certo, também terá que se preocupar com o posicionamento.
Existem duas áreas principais onde seus anúncios do Facebook podem aparecer: o feed de notícias ou a coluna da direita.
Como sempre, há prós e contras em cada canal, dependendo de seu público-alvo e objetivos.
Anúncios em feed de notícias são de longe os mais populares e normalmente têm o maior alcance, mas também são os mais caros.
Também há mais competição no feed de notícias.
Você não está apenas disputando a atenção de outros anunciantes, mas também de postagens de familiares, amigos e outras fontes de notícias.
Opções de posicionamento de anúncios do Facebook:
Por outro lado, os anúncios da coluna direita são geralmente menores e mais baratos, e têm uma pegadinha:
Porque, Eles só aparecem em feeds de desktop.
Se você optar por listar um anúncio da coluna certa, mas seu público-alvo principalmente visualizá-lo no celular, suas taxas de sucesso cairão automaticamente.
Identifique de onde vem a maior parte do seu tráfego.
E, em seguida, decida se o feed de notícias ou a coluna certa é o melhor tipo de canal para o seu público.
É mais provável que o feed de notícias seja sua melhor aposta.
Então, não se conforme com a opção mais barata se não for adequada para os usuários que você deseja atingir.
Otimize sua campanha publicitária para celular:
O Facebook se esforça muito para ajudar os anunciantes a alcançar os usuários móveis.
E, por um bom motivo – o enorme crescimento do gigante da mídia social é impulsionado por anúncios para celular mais do que qualquer outro tipo.
Se você deseja garantir que seus anúncios do Facebook tenham o máximo alcance, você deseja segmentar usuários de dispositivos móveis e desktops.
Para otimizar adequadamente seus anúncios para celular, aqui estão alguns pontos a serem considerados:
Seja breve – você tem ainda menos espaço para trabalhar.
Se você incluir um vídeo, certifique-se de que ele possa ser visualizado sem som.
Depois que o usuário clica no anúncio, certifique-se de que a página de destino exibida também seja compatível com dispositivos móveis.
No geral, as mesmas regras gerais que se aplicam a anúncios para computador também se aplicam a celulares.
Aqui está um exemplo:
Exemplo de um anúncio do Facebook para celular
Por que funciona : os usuários móveis percorrem o conteúdo rapidamente.
Os anunciantes têm muito pouco tempo para chamar sua atenção. Por isso, Este anúncio é notável por sua simplicidade.
A cópia é grande e em negrito e a oferta é comunicada de forma clara.
Além disso, o uso sutil de emojis chama a atenção do observador para o texto.
No mundo de hoje, as pessoas estão constantemente ao telefone. Portanto,
Deixar de levar em conta os usuários de celular adequadamente ao criar uma campanha publicitária pode diminuir muito seus resultados.
3 ideias de campanha para inspirar sua estratégia de anúncios B2B no Facebook:
Agora que você tem uma forte compreensão de quais elementos-chave são necessários para construir uma campanha de sucesso.
Então, vamos dar uma olhada em algumas táticas específicas que podem ajudá-lo a atingir o objetivo.
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Crie uma campanha de reconhecimento da marca:
Estratégias B2B: Anúncios B2B no Facebook
Essa é uma estratégia de ponta, mas ainda pode funcionar bem para empresas B2B se executada corretamente.
Neste exemplo, este anúncio da Marketo não pede imediatamente um buy-in:
Exemplo de anúncio b2b no topo do funil no Facebook. E,
Em vez disso, o anúncio aponta o usuário para uma peça de conteúdo de formato longo.
Portanto, onde o usuário pode aprender mais sobre software de automação de marketing em geral.
Lembre-se de que você pode ter públicos que estão apenas se familiarizando com sua marca.
Essas pessoas ainda não estão prontas para ver um anúncio que ofereça um teste gratuito ou uma demonstração porque não sabem o suficiente sobre sua empresa.
Eles podem nem saber que estão no mercado para o tipo de solução que você oferece.
Esse tipo de campanha é eficaz para educar e nutrir os usuários que estão no topo do funil.
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Use a prova social a seu favor
Semelhante à forma como os consumidores leem as avaliações de produtos antes de fazer uma compra.
Contudo, os compradores B2B evoluíram para buscar a prova social e validação de terceiros durante o processo de compra.
A pesquisa mostra que 52% dos compradores leem as avaliações antes de tomar uma decisão de compra – Então,
Por que não facilitar para eles?
Apresentar críticas e depoimentos positivos em seus anúncios no Facebook é um método simples para estabelecer a confiança de seu público nos estágios iniciais do ciclo de compra.
Usando depoimentos de clientes em anúncios do Facebook:
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Fonte: AdEspresso
Essa é uma estratégia intermediária, pois o público pode já estar familiarizado com sua marca.
Mas, ainda não entende por que sua oferta é melhor do que as alternativas.
Ou podem ter ouvido falar do seu produto. Mas, não sabem se devem investir.
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Use um tripwire:
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Em linguagem de marketing, o termo “tripwire” se refere a um método de conversão em que você torna sua oferta principal menos cara inicialmente.
Esse método atrai compradores em potencial para seu funil, anunciando uma oferta de baixo custo.
Isso dá a você tempo para construir o relacionamento e abre uma janela de oportunidade para vendê-los no futuro.
Você cria um tripwire reduzindo seu produto ou serviço em uma peça barata.
É essencialmente dando uma versão teaser por apenas uma fração do preço.
Por exemplo, se sua empresa vende software de marketing de influenciador.
Mas, você pode anunciar um teste gratuito de 30 dias de sua solução.
Esses anúncios devem ser reservados apenas para pessoas que já interagiram anteriormente com sua empresa de alguma forma.
Ou seja, que visitaram seu site, baixaram um conteúdo, participaram de um webinar, etc…
Portanto, Eles sabem quem você é e como você pode ajudá-los. Mas,
Eles precisam de um incentivo extra para começar. Por isso,
Esses terminais quentes são preparados para converter.
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Pensamentos finais:
A publicidade no Facebook não é mais reservada apenas para marcas B2C.
Com a estratégia certa em vigor, é possível para empresas B2B alavancar a plataforma de mídia social para construir o reconhecimento da marca e gerar leads qualificados.
Quando se trata de criar anúncios eficazes no Facebook, a coisa mais próxima que você pode fazer é simplesmente entender seu público.
Esta é a peça do quebra-cabeça que irá prepará-lo para os melhores resultados todas as vezes.
É fundamental saber o que eles querem, os tipos de anúncios aos quais respondem e os dispositivos que usam.
Esperançosamente, uma pequena pesquisa sobre a origem do tráfego do Facebook irá esclarecer isso.
Além disso, concentre-se na criação de anúncios que atendam aos públicos onde quer que estejam no funil de conversão. E na dúvida, ofereça algo de valor.
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Reflexão:
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