Marketing de Conteúdo ou Publicidade Paga? [2022]
Há uma pergunta carregada para você. Ele assume erroneamente que um é melhor do que o outro.
Ainda assim, comparar o SEO com a pesquisa paga é uma das coisas mais comuns que as empresas fazem quando tentam lidar com o marketing digital pela primeira vez – em detrimento de seus resultados financeiros.
Um pouco menos picante, mas muito mais valioso.
Abaixo, vamos ajudá-lo a responder à segunda pergunta, muito mais lucrativa.
Veremos a diferença entre SEO e pesquisa paga, seus prós, seus contras.
E – o mais importante – qual é o melhor investimento de acordo com os objetivos específicos do seu negócio.
Muitos dizem que SEO e pesquisa paga são os dois pilares do marketing digital.
Uma rápida olhada em algumas estatísticas de pesquisa orgânica e paga, e veremos rapidamente o porquê.
53% do tráfego do site vem da pesquisa orgânica
15% do tráfego do site vem da pesquisa paga
Esses números são a média de todos os setores.
Porém, os números variam de acordo com a indústria. Por exemplo,
Para o comércio eletrônico, as contas pagas correspondem a quase 24% do tráfego.
Além do mais, descobriu-se que a pesquisa paga e orgânica geram 72% das receitas.
Talvez devêssemos parar um momento para absorver isso.
A pesquisa mostra que a busca combinada orgânica e paga gera dois terços de toda a receita.
Isso é uma grande loucura. É por isso que você deve se preocupar com SEO e publicidade paga.
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é o processo de melhorar a visibilidade do seu site.
E, das páginas da web nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa, como Google e Bing.
Em geral, isso significa tentar fazer com que suas páginas da web tenham uma classificação mais elevada. E,
Isso é feito otimizando seu conteúdo online para apaziguar algoritmos de mecanismo de pesquisa, que calculam a qualidade e relevância de suas páginas e classificam você de acordo.
Menos caro a longo prazo
Requer menos manutenção
Gera tráfego consistente e sustentável
Também Gera confiança e credibilidade na marca
Tem Maior alcance potencial
Contras de SEO
Demora mais para produzir resultados
Ruim para conteúdo urgente
Oferece menos controle sobre o desempenho
Fornece análises mais vagas
Quer saber mais?
Pesquisa paga é o processo de pagamento para melhorar a visibilidade do seu site e das páginas da web nos mecanismos de pesquisa ou nos sites de seus parceiros.
Muitas vezes é referido como publicidade pay-per-click (PPC).
A esperança é entregar esses anúncios patrocinados no topo do SERP.
Os custos são mais comumente incorridos cada vez que eles são clicados (custo por clique ou CPC) ou por quantas pessoas os veem (custo por mil ou CPM).
Google, Bing , Facebook, Twitter, Instagram e Amazon fornecem plataformas de publicidade PPC.
Rápido para produzir resultados
Útil para conteúdo urgente
Oferece mais controle sobre o desempenho
Fornece análises detalhadas
Maior ROI de curto prazo
Contras da pesquisa paga
Mais caro a curto prazo
Requer mais manutenção
Torna-se menos eficaz com o tempo
Pode exigir orçamentos maiores
Posicionamento em SERP
Imóveis na SERP
Custo para colocação
Anúncios pagos aparecem no topo dos resultados de pesquisa. Eles dominam acima da dobra e sempre serão a primeira coisa que o usuário verá.
Eles ocupam até os primeiros quatro trechos no desktop e três no celular.
Às vezes, anúncios pagos aparecem na parte inferior da página, tornando-os também a última coisa que um usuário vê.
Mas, os usuários precisam rolar para baixo na página, passando os anúncios pagos apenas para chegar aos resultados orgânicos de melhor classificação.
Enquanto os anúncios pagos vêm em primeiro lugar, o conteúdo orgânico ocupa mais espaço.
Anúncios pagos sempre aparecem nos mesmos lugares e se limitam a quanto imóvel eles podem ocupar em uma página.
Os snippets de página não apenas podem se expandir e fornecer informações adicionais sobre a marca, graças a coisas como o esquema de perguntas frequentes.
Mas, as marcas podem usar o SEO para aparecer em áreas adicionais de uma página de resultados com rich snippets, o Map Pack local e o Mapa de conhecimento.
Tudo junto, isso fornece uma tonelada de imóveis em potencial para as marcas promoverem no SERP via SEO.
A pesquisa paga tem um custo direto, em que as empresas devem pagar para que seus anúncios apareçam no SERP (via CPC ou CPM).
Como resultado, os custos associados aos anúncios de pesquisa paga podem aumentar rapidamente.
SEO não tem custo direto. Porque, a colocação em resultados orgânicos é fornecida gratuitamente pelos mecanismos de pesquisa.
Portanto, isso que a torna uma estratégia muito mais econômica a longo prazo. E,
Obviamente, tanto o SEO quanto a pesquisa paga têm custos indiretos.
Tais como, os custos necessários para criar e desenvolver conteúdo online e mantê-lo.
CTR : taxa de cliques
CVR : taxa de conversão
De acordo com os dados mais recentes, o melhor resultado nos resultados de pesquisa orgânica do Google fornece uma CTR média de 31,7%.
(O segundo e o terceiro pontos rendem 24,7% e 18,6%, respectivamente.)
Embora o cálculo de uma taxa de conversão média para SEO seja difícil. Porém,
Estima-se que os resultados gerais da pesquisa orgânica têm 8,5 vezes mais probabilidade de serem clicados.
Enquanto os anúncios de busca pagos têm 1,5 vezes mais probabilidade de conversão.
Isso daria um CVR para SEO de 2,5%, aproximadamente.
Compartilhamos as diferenças entre SEO e pesquisa paga. E,
Deixamos que você decida o que é melhor.
(Dica: os dois são ótimos.)
Porém, Agora, queremos nos concentrar no que realmente importa e falar em termos de especificidades para o seu negócio.
Veremos como cada um – SEO x publicidade de pesquisa paga – se comparam e determinam aquele que seria melhor implementar.
Se você deseja gerar vendas imediatas, a pesquisa paga é o caminho a percorrer.
A intenção de compra é uma fera inconstante. Porque,
Os consumidores mudam de ideia rapidamente, por isso é crucial que as marcas apareçam na frente deles quando possuem uma intenção de compra forte.
O SEO leva tempo para implementar e retornar resultados positivos.
PPC permite resultados mais imediatos.
Como tal, a pesquisa paga é uma ótima solução de curto prazo para promover seus produtos e serviços.
E, especialmente se você fornece ofertas sazonais ou sensíveis ao tempo.
Portanto, quando você sentir necessidade de velocidade, opte pelo PPC.
O objetivo de maior exposição se resume ao alcance potencial. Portanto,
Nesse sentido, o SEO tem vantagem sobre a pesquisa paga.
O SEO não apenas fornece a oportunidade de preencher mais espaço SERP com branding.
Mas, uma estratégia de SEO abrangente permitirá que seu site seja classificado em vários mecanismos de pesquisa.
Para veicular anúncios pagos de maneira semelhante, você precisa criar várias campanhas e conjuntos de anúncios.
Porém, em uma variedade de plataformas diferentes, o que leva tempo e pode sair muito caro.
Com o SEO, você pode expandir seu alcance geral de forma exponencial e contínua com um único conteúdo.
E, embora a pesquisa paga possa ter uma segmentação geral melhor, nada pode competir com a influência que o SEO tem sobre a exposição local.
Conhecer seu público e direcioná-lo de maneira eficaz é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing.
O SEO pode direcionar consultas específicas, mas qualquer outro direcionamento além desse é muito limitado.
Os métodos de segmentação da pesquisa paga, por outro lado, não conhecem limites.
A grande variedade de ferramentas de segmentação que as plataformas de anúncios PPC oferecem é assustadoramente impressionante.
O suficiente para fazer qualquer profissional de marketing digital rir de alegria.
Você pode segmentar seus públicos por idade, localização geográfica, sexo, afinidade, idioma, dispositivo, públicos semelhantes, status parental, renda, interesses no mercado, palavras-chave, atividade online.
E, vários outros fatores para garantir que seus anúncios sejam veiculados ao as pessoas certas nos melhores momentos possíveis.
O sucesso de longo prazo das marcas vive e morre por sua credibilidade online.
Confiança e boa vontade levam a novos negócios. Autoridade e experiência atraem novos clientes.
A publicidade pode parecer artificial e intrusiva, especialmente quando mal projetada.
Como resultado, os usuários tendem a confiar menos nos anúncios de busca pagos.
Os algoritmos do mecanismo de pesquisa colocam muita ênfase no conteúdo do EAT.
Que de conteúdo que transmite E xpertise, A uthoritativeness e Trustworthiness.
Uma classificação elevada confere ao seu negócio um selo de aprovação. Porque,
Qualquer pessoa com dinheiro suficiente pode pagar para estar no primeiro lugar no PPC.
Os usuários sabem disso. E, eles costumam rolar os anúncios da rede de pesquisa porque confiam mais nos resultados orgânicos.
Para melhorar a credibilidade da sua marca com o SEO, comece almejando palavras-chave acessíveis e menos competitivas.
E, depois avance para alvos de maior volume à medida que seu site e marca se tornam uma fonte de conteúdo confiável.
Mas, Certifique-se de criar conteúdo EAT de alta qualidade e backlinks relevantes.
A escalabilidade define como é fácil aumentar os retornos, como volumes de impressão, tráfego e cliques, bem como clientes, receita e lucro.
Feito corretamente, com o tempo, o SEO pode criar uma fonte significativa para todos esses retornos.
Isso ocorre porque as melhores otimizações orgânicas se acumulam com o tempo.
O mesmo não pode ser dito para a pesquisa paga. Na verdade, muito pelo contrário.
(Normalmente dura de um a dois meses, na melhor das hipóteses, em comparação com vários anos para os orgânicos.)
Seus retornos começam a diminuir após um curto período de tempo. E, no segundo que você para de pagar, o retorno deles seca completamente.
E, assim Tudo isso torna impossível dimensionar sua publicidade de maneira econômica.
Para conseguir isso, recomendamos construir a maior parte do seu conteúdo de SEO em torno de conteúdo perene (ou seja, conteúdo que não ficará desatualizado).
Dessa forma, você garante que seu conteúdo esteja fortemente posicionado para uma escala sustentável.
Ter controle sobre suas operações de marketing é essencial para calcular orçamentos e cronogramas com precisão.
Para esse fim, a pesquisa paga oferece muito mais controle do que o SEO.
Os algoritmos do Google têm a palavra final sobre o que se classifica e onde com conteúdo orgânico.
Embora os especialistas em SEO certos possam circu-navegar os algoritmos do Google para fornecer os melhores resultados.
Especialmente porque as alterações de SEO podem levar dias, às vezes meses, para aparecer efetivamente nos resultados de pesquisa.
Os anúncios de busca pagos, no entanto, não são afetados pelas atualizações orgânicas do algoritmo do Google.
Seu orçamento dita o desempenho, não o Google. Portanto,
Depois que sua campanha for configurada, seus anúncios serão exibidos da forma como você os escreveu nos canais selecionados. Contudo,
Ao controlar o lance, as palavras-chave, a segmentação e o criativo, você (ou um especialista em pesquisa paga em seu nome) determina a eficácia do seu SEM.
O SEO normalmente não requer um orçamento tão grande quanto a pesquisa paga.
A agência de SEO certa pode otimizar estratégias orgânicas a um custo mínimo para retornar grandes resultados.
Para obter números semelhantes de visitantes, a receita e o lucro da pesquisa paga exigiriam um orçamento muito maior.
Não nos leve a mal. As campanhas PPC são incrivelmente eficazes. Mas,
Sua operação pode ser cara, especialmente em setores competitivos.
Eles também costumam custar muito mais para começar do que SEO.
Vimos casos em que uma campanha de SEO com um orçamento de R$ 10.000.00 por mês supera um orçamento de pesquisa paga na casa dos milhões por ano.
No mercado de hoje, se você não está realizando marketing multicanal, não está competindo.
Seus concorrentes provavelmente estão fazendo SEO e PPC. E,
Se não forem, você terá uma oportunidade fácil de progredir.
Aqui estão algumas das maneiras pelas quais SEO e PPC podem ser usados juntos para melhorar seus esforços de marketing:
Atraia novos visitantes para o seu site com SEO. E, em seguida, remarketing para esses visitantes com campanhas de anúncios PPC
Pegue as análises detalhadas fornecidas pelas plataformas PPC e aplique-as à sua estratégia de SEO
Aumente a eficácia da redação de palavras-chave:
Use palavras-chave de seus anúncios PPC que geram um alto CTR em suas tags de título, manchetes e meta descrições de SEO para aumentar o CTR de suas listagens orgânicas
Para ter sucesso no SEM, as empresas precisam aproveitar o SEO e o PPC em uma estratégia de marketing colaborativo.
Nenhum. Porque, Ambos são ótimos.
Os anúncios de SEO e de pesquisa paga podem beneficiar sua empresa e fornecer ROIs incríveis.
Mas, SOMENTE se você souber quando usá-los para obter o efeito máximo.
E, em última análise, o canal de marketing digital que você escolhe e quando o usa depende de seus objetivos.
Há uma boa chance de você estar olhando para os objetivos que listamos acima e pensando:
Se você não puder fazer as duas coisas imediatamente, classifique seus objetivos e comece a implementar a estratégia que se aplica ao que está no topo.
E, em seguida, trabalhe para baixo a partir daí.
Dito isso, recomendamos seguir a sugestão desse último objetivo – para permanecer competitivo e dominar seu setor, você precisa implementar de forma eficaz o SEO e o PPC.
Bem, isso e uma ótima equipe de suporte.
Cada membro da equipe da SEO IN FOCO é um especialista em marketing de mecanismo de pesquisa com certificação tripla.
Entre em contato para saber mais sobre como você pode se beneficiar de uma parceria com nossa equipe, e utilize SEO e PPC para proporcionar o melhor retorno para seus objetivos.
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