SEO PARA E-COMMERCE: O guia definitivo para SEO de comércio eletrônico [2022]
O guia definitivo de SEO para E-commerce [2022]
A importância do SEO no e-commerce em 2020 e 2021, foi apreciada até mesmo por pequenas lojas que antes atendiam clientes principalmente offline.
Não basta criar um site, colocar produtos e aguardar as vendas.
Sem a otimização adequada, a loja permanecerá invisível para o Google – os clientes em potencial não saberão de sua existência.
Atrair visitantes para o seu site é apenas metade da batalha.
É essencial prender a atenção deles, fornecer informações úteis e motivá-los a fazer uma compra.
Os usuários não estão acostumados a permanecer em plataformas que não são otimizadas para suas necessidades.
A otimização inteligente o ajudará a obter tráfego regular e altas taxas de conversão.
SEO PARA E-COMMERCE:
Você está começando um negócio online do zero?
Já tem uma loja online, mas as vendas estão baixas?
A marca faz muito sucesso, mas você quer atingir novos segmentos de mercado?
Leia este artigo para descobrir por onde começar a otimizar sua loja online, quais pontos focar e qual estratégia de e-commerce escolher em 2022.
SEO PARA E-COMMERCE:
O que é E-commerce SEO?
É um conjunto de etapas para otimizar e elevar a posição de uma loja online nos resultados de pesquisa do Google.
Se tudo for feito corretamente, quando um usuário quiser encontrar um produto do seu nicho, ele será um dos primeiros a ver o seu catálogo no SERP.
Em 2020 e 2021, 127,5 milhões de pessoas (88% da população adulta) só no Brasil faziam compras online.
Na maioria dos casos, a jornada do consumidor começa com o Google ou Amazon, onde os usuários podem comparar produtos e preços nas lojas.
É crucial que sua classificação no mecanismo de pesquisa seja a mais alta possível e que o site se destaque de outros recursos – o SEO adequado o ajudará a contornar os concorrentes que já estão no estágio de pesquisa.
Adicionar vida
SEO PARA E-COMMERCE [2022]
Os mecanismos de pesquisa são uma das principais fontes de tráfego de varejo, de acordo com as Pesquisas.
Quase metade dos visitantes vem direto.
São principalmente pessoas que conhecem a marca há muito tempo, já compraram na sua loja online ou seguiram a recomendação de amigos.
A análise mostrou que 38% do tráfego para sites de comércio eletrônico vem da pesquisa orgânica.
A otimização do comércio eletrônico fornecerá uma fonte de tráfego orgânico e altas conversões de graça.
Uma boa abordagem de SEO para e-commerce ajudará a otimizar as páginas do site para que ele forneça as melhores soluções às solicitações dos clientes.
Quanto melhor a otimização, maior será a classificação no Google.
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Stablewp
O tráfego orgânico tem uma desvantagem – mesmo com uma estratégia de SEO devidamente construída, você não obterá um resultado imediatamente.
Usar a publicidade paga permite que você esteja um passo à frente da concorrência desde o início.
Os resultados do PPC são exibidos em um bloco separado na parte superior do SERP e fornecem um bom aumento no tráfego.
Mas, não vamos prometer montanhas de ouro – você provavelmente terá que competir com os mesmos líderes de mercado no Google Adwords. E, nos resultados de pesquisa orgânica.
Portanto, é fundamental não apenas estar nas primeiras posições no mecanismo de pesquisa. Mas, também mostrar como você pode ser útil para os clientes.
De acordo com um estudo do Google , os compradores americanos tendem a se posicionar como “buscadores de negócios”.
Eles prestam grande atenção ao preço favorável, frete grátis, características técnicas das mercadorias.
Deixe que os clientes em potencial conheçam esses recursos diretamente do SERP – E, é mais provável que eles acessem seu site e não os concorrentes.
É importante que os usuários que escolhem seus serviços tenham acesso a páginas otimizadas que respondem a perguntas de seu interesse.
É outra razão pela qual o SEO de comércio eletrônico deve ser um dos primeiros passos para abrir uma loja online.
Maneiras de melhorar o SEO para sites de comércio eletrônico
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Comece sua auditoria de SEO de comércio eletrônico com análise de concorrentes.
Antes de conquistar o mercado online, você precisa se familiarizar com seus maiores jogadores, bem como com os sites populares em seu nicho.
A Amazon continua sendo a líder mundial indiscutível no comércio online em 2021: em apenas um mês, ela foi visitada por mais de 5,2 bilhões de usuários únicos.
Ao mesmo tempo, o eBay recebeu 1,52 bilhão de visitas.
Descubra como os concorrentes alcançam altos resultados e use técnicas semelhantes ao promover seu site.
Porque, Os pontos a serem observados são encontrados numa Análise Competitiva de SEO.
Web semelhante
Estrutura do site de comércio eletrônico
Ao criar um site, preste muita atenção à conveniência do usuário.
Ao construir uma plataforma amigável ao usuário e ao mecanismo de busca, você receberá recompensas na forma de conversões.
E, posições altas no SERP – Porque, será mais fácil para os robôs navegar pelos níveis do site e encontrar conteúdo relevante.
Quanto mais próxima a página estiver da página principal, mais peso ela terá para os mecanismos de busca.
Se o seu site tem quatro ou mais níveis de ajuntamento de página, o Google pode considerá-los sem importância para indexação ou até mesmo não os encontrar.
Não crie uma arquitetura de site complicada:
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Backlinko
Uma arquitetura clara ajudará o site a aparecer no SERP imediatamente com links para categorias dentro da loja.
A principal questão é como você consegue isso?
Não complique a navegação.
O site se beneficiará tanto para você quanto para os clientes se não mais do que três cliques separarem a página principal de qualquer outro produto.
Essa prática ajuda a reduzir a taxa de falhas, causadas por navegação inconveniente e sobrecarregada.
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Analise o comportamento do cliente.
As páginas de conversão merecem atenção especial: cartões de produto, carrinho de compras, lista de desejos, página de assinatura devem estar sempre acessíveis rapidamente.
O sistema breadcrumb e os links internos entre as páginas também ajudam a tornar a navegação no site mais conveniente.
Com uma boa arquitetura de site, você pode simplificar o rastreamento de páginas do Google e obter clientes agradecidos.
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Faça algo semelhante a isto:
Certifique-se de que o site é seguro
Use HTTPS em vez de HTTP. Este protocolo garante a segurança dos dados pessoais dos compradores e afeta a classificação do site.
Os compradores podem deixar endereços de e-mail, números de telefone, senhas de suas contas e detalhes de cartões bancários em seu site sem medo de serem roubados por invasores.
Além disso, a conformidade com HTTPS afeta as classificações. Você pode descobrir exatamente como isso funciona em nosso material HTTPS vs. HTTP.
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Otimize seu site para smartphones
Os telefones celulares são usados com mais frequência do que os computadores na busca por lojas online.
167,8 milhões, ou 60,9% dos americanos, fizeram pelo menos uma compra em 2020 usando aplicativos ou navegadores móveis.
Independentemente do país ou nicho, o tráfego móvel domina no e-commerce. Cerca de 46% mais tráfego vem de telefones do que de computadores.
Os especialistas em SEO de comércio eletrônico não escondem o fato de que as taxas de conversão de compras online raramente ultrapassam 1-2% .
Ou seja, de 1000 visitantes, apenas 10-20 pessoas farão uma compra.
No entanto, para as pequenas empresas, a presença de uma versão mobile do site pode aumentar este indicador em 30% .
Para que uma loja online seja competitiva nos resultados da pesquisa, ela precisa ter uma versão mobile.
Reserve um tempo e torne o site móvel o mais amigável possível.
O Google fornece instruções detalhadas sobre como fazer isso exatamente.
Este esforço compensará aumentando as conversões.
Se você não puder atender aos usuários com dispositivos móveis, perderá vendas.
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Cinco erros de otimização de celular para corrigir imediatamente:
Código de erro 4xx: este código afeta a capacidade dos usuários de acessar o site.
Tempos de carregamento lentos.
Os usuários estão prontos para esperar não mais do que 2-3 segundos. Se o conteúdo não for exibido durante esse período, eles irão para os concorrentes sem arrependimento.
Conteúdo misto: a presença de tal conteúdo em seu site móvel reduz sua credibilidade.
Tags de título em branco: sem as tags de título, é difícil para os robôs de pesquisa indexarem o conteúdo.
Otimize seu checkout
Torne o processo de checkout o mais simples possível.
É melhor se o usuário precisar apenas fazer alguns cliques para concluir a compra.
Não sobrecarregue o formulário de entrada de dados – peça apenas as informações necessárias para fazer e transportar o pedido.
Os compradores não ficarão confusos ou sairão antes da fase final. Isso afetará positivamente a experiência do usuário e aumentará as conversões.
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Outro argumento a favor da versão mobile do site é que você pode adicionar várias opções à página de pagamento – PayPal, Apple Pay ou Google Wallet.
A identificação por impressão digital é mais fácil, rápida e segura do que inserir informações de cartão de crédito.
Isso torna o carrinho especialmente conveniente em dispositivos móveis.
Otimize as páginas de produtos que não estão em estoque.
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Se você deseja que um produto que não está em estoque permaneça na pesquisa do site, faça seções com esses produtos úteis para os compradores.
Adicione recomendações para produtos semelhantes e crie um botão que notificará o usuário quando o produto reaparecer no estoque.
Use redirecionamentos 301 para uma página de produto popular que não está em estoque para redirecionar os usuários para outros URLs.
Se você excluir a partição ou configurar o redirecionamento 301 incorretamente, isso pode levar a erros de indexação, reduzindo o tráfego.
Verifique os guias de redirecionamento de página no artigo 301 vs 302 redirecionamentos .
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Acompanhe sua reputação online
Incentive os compradores a deixar comentários sobre os produtos que compraram. 85% dos consumidores confiam nas recomendações online e também nos conselhos de amigos.
O Google também confia mais nessas páginas e as classifica melhor.
Como pesquisar palavras-chave de comércio eletrônico
Uma estratégia eficaz de SEO para um site de comércio eletrônico começa com a pesquisa de palavras-chave.
Com a ajuda deles, será mais fácil para os robôs entenderem a qual categoria o produto pertence na página e como classificá-lo de maneira mais relevante.
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Isso funciona do outro jeito também.
Chaves incorretas ou uso indevido de consultas afetam negativamente as classificações, podem levar a penalidades para o algoritmo do Google Panda e prejudicar as vendas.
A maior parte do conteúdo de pesquisa de palavras-chave concentra-se em encontrar chaves de informação.
São palavras-chave que os usuários usam para procurar conteúdo útil para uso prático. Por exemplo, como consertar uma guirlanda.
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No e-commerce, a maioria das palavras-chave são direcionadas à pesquisa.
Por exemplo, alguém pode ter procurado uma TV Philips.
SEO para sites de comércio eletrônico é centrado em palavras-chave comerciais que estão diretamente relacionadas aos produtos ou marcas no catálogo de sua loja online.
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Google Keyword Planner
O Planejador de palavras-chave do Google mostrará o nível de competitividade de cada uma das palavras-chave.
Isso o ajudará a encontrar as palavras-chave certas para o seu nível específico de competição.
A ferramenta também mostrará como suas palavras-chave são comercialmente viáveis.
Para fazer isso, preste atenção ao topo da página. Você verá informações sobre o valor que os anunciantes gastam por clique em anúncios pagos.
Use o Google Suggest para descobrir quais palavras-chave de cauda longa são solicitadas com mais frequência.
Depois de colocar uma palavra na pesquisa, use o preenchimento automático. Porque,
O Google mostrará as opções mais populares que os usuários pesquisaram. E,
No final do SERP, você encontrará informações adicionais sobre pesquisas de usuários relacionadas à sua palavra-chave primária.
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SEMRush
SEMRush fornece funcionalidade avançada para trabalhar com o núcleo semântico.
A plataforma não gera palavras-chave com base nas pesquisas iniciais.
Com o serviço, você encontrará as palavras-chave que outros concorrentes já classificaram no SERP.
Para usar o SEMrush, digite a URL do concorrente no campo de pesquisa.
Vá para Pesquisa Orgânica. Nesta guia, você encontrará todas as chaves que podem ser emprestadas de um concorrente.
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Semrush:
Você pode usar o SEMrush para ver quais sites se parecem com a loja do seu concorrente. Para fazer isso, vá para a guia Concorrentes. Agora você tem plataformas adicionais para explorar.
Semrush
SEMrush Keyword Magic Tool
O banco de dados SEMrush contém mais de 17.000.000.000 de palavras-chave.
Essa guia de análise é especialmente útil para localizar palavras-chave de cauda longa.
Eles fornecem uma CTR mais alta e menos concorrência do que palavras-chave simples e populares.
Graças a eles, você pode competir em SERPs mesmo com gigantes do comércio eletrônico. E,
Obter tráfego direcionado a longo prazo. Para obter mais informações sobre o tópico, consulte estes artigos:
O que é uma CTR e palavras-chave de cauda longa: segredos para aumentar seu tráfego de pesquisa .
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Semrush
Visão geral da palavra-chave SEMrush
Ao usar esta ferramenta SEMrush, você terá acesso a uma análise aprofundada dos significados de palavras-chave específicas.
Aqui você pode avaliar o nível de concorrência e o volume de pesquisas nacionais e globais por suas palavras-chave.
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Wikipedia
A Wikipedia é um recurso infinito para encontrar palavras-chave. Na plataforma você encontra milhares de categorias que o site organizou para você.
Para usar a Wikipedia para pesquisar palavras-chave, digite sua pesquisa na barra de pesquisa.
Wikipedia:
Examine a página de pesquisa em busca de palavras apropriadas para suas categorias e produtos.
Wikipedia
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Amazon Suggest
Se você deseja se tornar um líder, estude seu concorrente.
No processo de pesquisa de palavras-chave, a Amazon não é apenas um concorrente, mas também seu assistente.
Pode parecer que a Amazon não se trata de ferramentas de SEO. No entanto, isso está longe de ser verdade.
A plataforma será um grande auxiliar nas buscas por palavras-chave, especialmente com palavras-chave de cauda longa.
Insira sua consulta na barra de pesquisa e a plataforma fornecerá uma lista completa de ofertas para sua palavra-chave.
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Amazonas
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Ferramenta Dominator
Quando as palavras terminam na Amazon, Dominator vem ao resgate.
Usando essa ferramenta, você pode restringir sua pesquisa: selecione um mecanismo de pesquisa específico ou exclua pesquisas da Amazon.
O Dominator fornecerá dezenas de palavras que se enquadram na sua categoria.
Dominador de ferramenta de palavra-chave:
Como escolher as palavras-chave certas para comércio eletrônico
Depois de ter feito um ótimo trabalho e coletado centenas de palavras-chave, surge uma pergunta lógica:
Como você pode usar as informações que recebeu?
Ao lançar uma loja na rede, não se apresse em reivindicar palavras-chave de alta frequência.
Você pode passar sem eles porque tais palavras são usadas por seus principais concorrentes.
Mas, para fazer com que as pessoas interessadas em produtos específicos vejam sua marca nos resultados do SERP, considere palavras-chave com média e baixa frequência.
Otimize as páginas de produtos e categorias em seu site para eles.
O sistema de otimização de paginação leva muito tempo, então é melhor começar imediatamente com as seções mais importantes.
Para selecionar as palavras-chave mais relevantes para SEO de comércio eletrônico , avalie-as com três critérios:
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Palavras-chave que correspondem ao produto:
Você encontrou uma palavra-chave que gera tráfego infinito?
Não há garantia de que a mesma palavra-chave fará o mesmo em seu site. Isso acontece se uma palavra-chave excelente não se adequar aos produtos da sua loja online.
Por exemplo, pode parecer uma boa ideia promover uma loja de eletrodomésticos com uma palavra-chave “branda” de alta frequência.
Mas, tal pedido levará potenciais compradores a qualquer lugar, mas não a páginas comerciais:
à definição em dicionários, até mesmo ao site de um estúdio de design com o mesmo nome.
O visitante pode formular um pedido mais específico: eles precisam de uma “varinha mágica”.
Em resposta, o Google oferecerá conselhos sobre a escolha de equipamentos de cozinha ou uma seleção de modelos populares – usar palavras-chave populares é melhor para artigos de blog informativos, em paralelo com os de baixa frequência.
Descrições de produtos em SEO de comércio eletrônico são fundamentais.
A loja deve ocupar posições elevadas no SERP para consultas de perfil.
Para fazer isso, você precisa explicar aos robôs a qual categoria o produto pertence, bem como prescrever a marca, modelo, características e finalidade funcional.
Mesmo que o comprador não tenha decidido que modelo ou potência precisa, mas prefira uma marca específica, isso aumenta as chances de chegar à página de sua loja online.
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Competitividade comercial de palavras-chave
Determine as intenções do comprador.
Um usuário que procura uma palavra-chave comum, como multicookers, tem maior probabilidade de avaliar as opções disponíveis. Este usuário ainda não está pronto para a compra.
Como otimizar páginas de comércio eletrônico com palavras-chave
Decidimos as palavras-chave. Mas como distribuí-los na página para um melhor SEO de e-commerce ?
Backlinko
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Qual deve ser a tag de título
Os títulos das páginas têm um grande impacto no número de cliques. Eles basicamente informam aos usuários e ao mecanismo de pesquisa do que se trata a página.
Tire um tempo para otimizar suas tags de título. Não os torne mais longos do que 60 caracteres.
A CTR de cabeçalhos com comprimento de 15 a 40 caracteres é 8,6% maior do que aqueles que não se enquadram neste intervalo.
Leia um tutorial detalhado sobre como otimizar títulos no artigo Como criar tags de título amigáveis para mecanismos de pesquisa .
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Backlinko
Os títulos baseados em perguntas recebem 14,1% mais cliques do que as páginas sem títulos baseados em perguntas.
Você pode ver as perguntas populares diretamente no SERP no bloco People also Ask.
Você também pode usar os serviços da SEMRush’s Keyword Magic Tool , AnswerThePublic , QuestionDB .
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Responda ao público
O primeiro lugar no título deve ser primeiro ocupado pelo objetivo pretendido da pesquisa e, em seguida, pelo nome da loja.
Use palavras modificadoras comerciais com palavras-chave: “Barato”, “Melhor”, “Frete grátis”, “Online”.
Eles o ajudarão a encontrar melhores palavras-chave de cauda longa.
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O que deve estar na meta tag de descrição
Otimize as meta descrições.
Eles desempenham um papel tão crítico para os robôs de identificar o conteúdo da página quanto os cabeçalhos.
As meta descrições que aparecem sob os títulos e fornecem informações adicionais e estendidas sobre a página.
As meta descrições podem aumentar o número de cliques e jogar contra você.
Descubra mais no artigo Como construir uma boa descrição de meta .
Como devem ser as meta descrições para SEO de comércio eletrônico ?
As meta descrições não devem exceder 150 caracteres.
Personalize cada descrição na página.
Mostre seus benefícios em meta descrições.
Chame a atenção do comprador. Indique que você tem frete grátis ou outras promoções.
As meta descrições podem levar a um aumento na porcentagem de CTR.
As páginas com meta descrições obtêm 5,8% mais cliques do que aquelas que não o fazem.
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Como deve ser o conteúdo da página
O conteúdo exclusivo desempenha um grande papel no SEO para e-commerce.
O mecanismo de busca precisa de texto para entender e avaliar o que é apresentado na página.
Dada a grande competição no mercado de Internet, cada site precisa de conteúdo otimizado.
Mesmo se você tiver centenas ou mesmo milhares de produtos, terá que gastar tempo criando conteúdo de qualidade. Se você quer vencer a corrida por uma vaga no TOP SERP, não há outra opção.
Não há necessidade de escrever artigos enormes com centenas de milhares de caracteres.
Para páginas de produtos, 500 palavras por texto são suficientes.
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O mais importante a se considerar é que o conteúdo deve ser único. Portanto,
Para descobrir como analisar o conteúdo de um site, use o artigo Auditoria de conteúdo do site.
O que escrever nas páginas de uma loja online?
Adicione características à descrição usual do produto.
Compare o produto na página com outros produtos semelhantes. Se seus produtos têm recompensas, é melhor falar sobre eles.
Nas descrições, utilize as palavras-chave que foram coletadas na etapa de seleção e pesquisa.
Lembre-se de que as palavras-chave de cauda longa geram 4,15% mais conversões do que as palavras-chave padrão.
Evite spam. Basta usar palavras-chave em textos de 3 a 5 vezes.
É assim que você ajuda os robôs de busca a entender o produto em questão.
O Google dá grande importância às palavras-chave que são colocadas no topo da página.
Tente usar sua palavra-chave nas primeiras 100 palavras da descrição do produto.
Para obter mais ideias sobre como preencher seu site com conteúdo, consulte Como escrever uma ótima postagem no blog .
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Como devem ser as imagens na página
A velocidade de download da loja online desempenha um grande papel na classificação.
Muitas vezes, imagens grandes tornam o site mais lento, o que leva a um aumento na taxa de rejeição. Sua tarefa é compactar imagens grandes para 1 ou 2 megabytes.
É importante monitorar não apenas o tamanho das fotos, mas também os nomes dos arquivos.
Ao otimizar o nome, você ajuda o mecanismo de pesquisa a entender do que trata a imagem. Use palavras-chave nos nomes dos arquivos.
Essa é outra maneira de aumentar sua classificação.
Tire um tempo para otimizar o texto alternativo na imagem.
Adicione palavras-chave aqui também. O principal é não exagerar e não saturar demais a página com chaves.
O texto alternativo, assim como o nome, informa ao mecanismo de pesquisa e aos rastreadores de SEO sobre o que está na imagem.
Para otimizar as imagens corretamente e garantir que nada seja esquecido, leia o artigo Imagens de SEO .
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Como deve ser o URL
URLs claros ajudam a obter uma classificação SERP mais alta.
URLs otimizados são mais convenientes para usuários e SEO. Se possível, adicione palavras-chave básicas ao URL.
A CTR de palavras-chave por URLs com palavras-chave é 45% mais alta do que URLs sem palavras-chave.
Não exagere com o número de caracteres, pois o Google acha os URLs longos mais difíceis.
As seções com URL curto têm melhor classificação do que páginas com URL longo.
O URL da primeira posição SERP é em média 9,2 caracteres mais curto do que os URLs na 10ª posição SERP.
O comprimento de um URL dos 10 principais resultados da pesquisa contém uma média de 66 caracteres.
Escolha um URL curto para entender aonde ele leva. Evite o uso excessivo de números em endereços de páginas.
É melhor nem mesmo usá-los. Os números não carregam nenhuma carga semântica para o usuário.
Eles apenas tornam a leitura difícil. Esta é a aparência de um exemplo de URL otimizado:
www.seoquake.com/blog/canonical-tag/
Em sites de comércio eletrônico, é difícil usar apenas URLs curtos.
O endereço da sua página sempre incluirá categorias, subcategorias e o nome do próprio produto.
Isso não significa que o Google lhe dará uma pausa. Eles ainda classificarão os URLs mais otimizados que são concisos.
Algumas lojas online eliminam categorias e subcategorias para tornar os URLs mais curtos.
Por exemplo, em vez de https://www.samsung.com/us/mobile/phones/galaxy-s, você pode criar um URL como este: https://www.samsung.com/galaxy-s .
O impacto dos rich snippets no SEO de comércio eletrônico e como obtê-los
A maioria dos resultados do SERP parecem iguais.
A maioria dos resultados SERP exibe URLs, tags de título e descrições meta.
Rich Snippets ou Rich Results se destacam com dados adicionais: preços, prazos de entrega, avaliações, comentários, fotos e vídeos.
Eles parecem mais atraentes do que os snippets de pesquisa regulares e fornecem informações mais úteis para compradores e mecanismos de pesquisa.
Isso ajuda a aumentar a CTR orgânica em até 30%.
O Google obtém informações para Rich Snippets de dados HTML estruturados.
Para aumentar suas chances, incorpore o layout em seu site. Procure mais informações aqui – O que são Rich Snippets?
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Características do SEO de comércio eletrônico técnico
Os problemas técnicos em SEO não desaparecem por si próprios e, às vezes, podem ser o principal fator que afeta o ranking no SERP.
Simplesmente corrigindo erros técnicos de SEO, você pode contornar um concorrente semelhante nos resultados de pesquisa.
O SEO técnico para recursos de comércio eletrônico é várias vezes mais importante do que para sites regulares.
Pode haver milhares de páginas em plataformas de comércio eletrônico e cada uma deve ser compatível com SEO.
As melhores ferramentas para auditoria técnica de e-commerce são as seguintes:
SEMrush .
DeepCrawl.
ScreamingFrog.
SiteCondor.
Que problemas técnicos com SEO de comércio eletrônico você pode enfrentar?
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Conteúdo duplicado
Esse problema é frequentemente enfrentado por grandes empresas.
Nesses sites, existem milhares de produtos que são difíceis de controlar e podem duplicar uns aos outros.
Existem vários motivos para o surgimento de páginas duplicadas:
O site cria diversas variações de URL para cada versão do produto.
O mesmo conteúdo é repetido em páginas diferentes.
É difícil escrever um texto único para vários produtos quase idênticos. Portanto, é normal se o conteúdo se cruzar.
Não é normal se o texto repetido tiver mais de 100 palavras. O mecanismo de pesquisa irá considerar esse conteúdo como uma duplicata.
A melhor opção é criar uma descrição totalmente única para cada item. Se isso não for possível, você ainda pode melhorar sua situação de SEO de outras maneiras.
Crie um mapa de conteúdo atualizado para entender onde o conteúdo duplicado está localizado.
Informe ao mecanismo de pesquisa qual das páginas duplicadas é a principal. Use tags canônicas para isso. Leia mais sobre isso no artigo Rel = Canonical Tag .
Para partições que não trazem tráfego, use noindex.
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Páginas profundas
Evite páginas que estejam a mais de três cliques da página principal do site.
Essas páginas são chamadas de profundas e degradam suas estatísticas de navegação.
Se a página for profunda, os visitantes e os robôs de pesquisa podem demorar muito para encontrá-la.
Além disso, o Google pode achar o site muito complexo para compreender, o que afetará o lugar no SERP.
Por conveniência, é melhor usar uma estrutura de site plana.
Para encontrar páginas profundas, use a ferramenta SEMrush Site Audit.
Na seção Verificação da página, defina o filtro de profundidade da verificação em 4+ cliques.
Tente transferir as páginas com 3 cliques de distância do principal.
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Velocidade de carregamento da página
A velocidade de download afeta a posição nos resultados da pesquisa, como o Google declarou publicamente .
A pesquisa da Radware mostrou que 51% dos compradores dos EUA se recusam a comprar online devido à baixa velocidade
Um atraso de apenas 2 segundos pode levar a um aumento na taxa de falha para 87%.
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Blog Radware
Use a análise SEMrush para identificar problemas com a velocidade de carregamento da página.
Verifique a seção Desempenho do site ou vá para a seção Auditoria do site na guia Problemas.
A velocidade de download é afetada por imagens grandes, hospedagem lenta ou códigos pesados em plataformas de comércio eletrônico.
Reduza o tamanho das imagens para dois megabytes usando TinyPNG ou qualquer outro compressor.
Existem várias maneiras de corrigir o problema em relação à velocidade de carregamento da página:
Reduza o tamanho da imagem para 2 megabytes. Isso pode ser feito por meio do recurso TinyPNG.
Acelere o seu site e torne-o mais seguro com o CDN.
Atualize sua hospedagem.
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A classificação de páginas incorretas
O ranking de páginas incorretas é formado devido à canibalização de palavras-chave.
Isso acontece quando você usa a mesma chave para otimizar várias postagens ou produtos. Por exemplo, uma página de categoria pode ser classificada em vez de um produto.
Isso confunde o Google e faz com que a classificação caia.
Ele também pode perder completamente a página ou a página errada será classificada em seu lugar.
A página afunda no SERP, uma página de destino não é promovida em seu lugar.
Para corrigir isso, defina as páginas mais fortes do site e continue a usar palavras-chave específicas apenas para elas.
Para o resto, use redirecionamentos 301 para o URL ou exclua-os.
Se a remoção de páginas não for adequada para você, use a tag rel = noindex. Saiba mais em O que é canibalização de palavras-chave em SEO .
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Sem marcação de layout
Há uma opinião controversa de que o layout da página não garante um aumento na classificação.
O layout do esquema apenas simplifica o processo de leitura de uma página por robôs de busca.
Com base nessa teoria, quanto melhor e mais rápido o Google reconhecer o conteúdo da página, mais alta será a posição no SERP.
O layout do esquema pode levar a um aumento na CTR em até 30%. Um bom bônus para um recurso tão polêmico.
Adicionar marcação de esquema à página de perguntas frequentes ajudará a gerar mais tráfego.
Será mais fácil para o Google reconhecer essa página e exibi-la em snippets em destaque.
Leia mais no material – Como otimizar trechos em destaque .
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Conteúdo fino
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Na busca por classificações, os varejistas online costumam confiar em palavras-chave, mas negligenciam o conteúdo de informações.
É melhor cancelar o conteúdo gerado automaticamente imediatamente e não copiá-lo de outros sites.
Esse conteúdo pode levar a altas taxas de rejeição e baixas taxas de cliques.
Se você nunca encontrou um conteúdo sutil antes, ele inclui o seguinte:
Gerado automaticamente
Copiado de outros sites
Conteúdo superficial pode ser um grande problema para o SEO de comércio eletrônico.
O eBay foi multado pelo filtro de conteúdo de baixa qualidade da Panda e perdeu mais de 33% de seu tráfego orgânico.
Para evitar cair nesse e em outros algoritmos, siga as diretrizes do artigo Algoritmos do Google que afetam o SEO .
É importante que o conteúdo das páginas do site beneficie os visitantes.
O conteúdo deve corresponder às configurações da metatag e não decepcionar os usuários que abriram a página da loja procurando por outra coisa.
Não escreva menos de 500 palavras. É importante mostrar aos visitantes que você tem experiência neste campo.
Quanto maior for a exclusividade do conteúdo, melhor.
Você pode estar se perguntando como aumentar a confiança em seu site? Analise e teste os produtos que você vende.
Compartilhe suas impressões pessoais nas páginas dos produtos.
Tire uma foto dos produtos você mesmo. Essas etapas ajudarão a tornar as descrições dos produtos da loja online mais visíveis para o Google.
Para obter mais informações, consulte O que é auditoria técnica de SEO?
Estratégias de E-commerce Link Building
A chave para o sucesso de uma empresa de SEO de comércio eletrônico é obter backlinks de qualidade.
Não é apenas o número de links e o uso das âncoras corretas que são importantes, mas também a autoridade dos sites nos quais eles estão hospedados.
Para saber como determinar a reputação de um domínio de referência, consulte Construir backlinks de alta qualidade.
Existem várias maneiras de aproveitar as vantagens do SEO de terceiros para melhorar o SE O do seu site de comércio eletrônico.
Estratégia 1
Encontre recursos que estão desatualizados.
Procure empresas que saíram do mercado, faliram ou por algum outro motivo deixaram de atender aos clientes.
Por que fazer isso?
Existem centenas ou mais links de outras empresas que você pode acessar em seu site.
Vamos descobrir como encontrar sites desatualizados.
Frequentemente, os domínios desatualizados aceitam sites que realizam leilões de domínio.
Eles pegam domínios com tráfego e links. Você pode pesquisar no GoDaddy.
Vai Papai
Encontre páginas de outros recursos com links para um domínio desatualizado.
Analise a URL de um site que se não está mais sendo mantido.
Dessa forma, você descobre quantos domínios estão vinculados ao site e determina a quantidade e a qualidade das páginas em cada um dos recursos de referência.
Envie e-mail aos proprietários de sites informando que eles estão vinculados a um domínio morto.
Mostre quais páginas eles vinculam e ofereça uma substituição na forma de seu próprio URL.
Isso é tudo o que precisa ser feito para uma cooperação mutuamente benéfica.
Ao ajudar a melhorar os sites de outras pessoas, você se ajuda a subir na escada no ranking do Google.
Os grupos do Facebook são uma grande parte da próxima estratégia de vinculação.
Estratégia 2
Encontre grupos relacionados ao seu nicho. Junte-se a grupos que podem precisar de seus serviços e mantenha o controle de suas atividades.
Analise a guia de eventos. Muitos grupos criam eventos em suas páginas do Facebook.
Você pode aproveitar isso e oferecer os serviços da sua loja.
Escreva para os administradores da comunidade.
Descubra se eles têm interesse em apresentar seus produtos em um determinado evento.
Se a resposta for sim, pergunte se seus produtos terão destaque na imprensa ou em seu grupo.
Envie seu item. Dessa forma, é necessário investir seus produtos em publicidade.
Se você deseja obter backlinks gratuitos, deverá fornecer itens gratuitos de sua loja.
Para evitar multas do Google por links de baixa qualidade, concentre-se em obter links externos de alta qualidade.
Analise as comunidades com as quais você tem interesse em colaborar.
Estratégia 3
Envolva as postagens de convidados.
Você também pode obter links para um site de comércio eletrônico em publicações convidadas.
As publicações de convidados são mutuamente benéficas para ambas as partes.
Com eles, você aumenta a visibilidade do site e ao mesmo tempo se refere ao recurso que disponibilizou o artigo.
Certifique-se de que a postagem de convidado corresponda ao conteúdo do seu setor.
Estratégia 4
Obtenha links de fornecedores.
Se você tiver uma loja online, entre em contato com o seu revendedor.
Pergunte a eles se você pode adicionar links para sua loja online que podem informar outros clientes sobre os produtos.
Mesmo em um estágio básico, implementar os princípios de SEO em um site de loja exige muito esforço.
Mas, o resultado vale a pena.
Reflexão:
Vai mais Rápido quem Vai Sozinho. Porém,
Vai mais Longe Quem Vai Acompanhado!
Por isso, Tenha a Companhia de uma Equipe de Profissionais na Sua Jornada de Empreendedor:
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