Como Anunciar no Google: [3 Estratégias Passo a Passo 2022]
Descubra como anunciar no Google é fácil, não precisa ser caro e, com a estratégia certa, tem tudo para trazer os melhores resultados para seu projeto digital.
Muita gente entende diferente, achando que esse tipo de publicidade é restrito a especialistas.
Eu estou aqui para mostrar que não.
Com objetivos definidos claramente e um planejamento bem feito, é possível alavancar o seu negócio com a ajuda do marketing digital e suas ferramentas.
Neste texto, eu foco em três soluções principais para anunciar no principal mecanismo de buscas da internet: o Google Search, o Google Display e o Google Shopping.
Ao longo do conteúdo, explico e trago tutoriais que mostram como você pode desfrutar desses recursos da melhor forma, dando a visibilidade que procura para sua marca.
Então, siga acompanhando!
Ao longo do texto, vou trazer dicas e um passo a passo para investir nesse tipo de anúncio.
Mas, como prometido, quero primeiro mostrar como esse é um processo muito mais fácil do que se pode imaginar.
Resumidamente, para anunciar no Google, o primeiro passo que você precisa seguir é criar uma conta no Google Ads.
Depois, você vai ter que escolher qual é a estratégia que mais se encaixa para os seus objetivos.
A rede de pesquisa, a rede de conteúdo e o Google Shopping são as opções nas quais você deve se concentrar.
Tanto para tomar a decisão sobre qual escolher quanto para definir alguns elementos da sua campanha, é preciso ter um planejamento muito bem definido.
Ele inclui, entre outras variáveis, o investimento que você está disposto a desembolsar para colocar essas ferramentas de marketing digital em prática.
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Talvez você esteja se perguntando se anunciar no Google é muito caro.
Se você for comparar, por exemplo, com o investimento para a divulgação de campanhas publicitárias nas mídias tradicionais, os valores são infinitamente menores.
Mas a verdade é que o custo de um anúncio no Google varia conforme o seu orçamento.
Ou seja, ele pode valer milhões ou uma quantia irrisória de R$ 10, por exemplo.
No Google Ads, ferramenta de links patrocinados da gigante da internet, é possível estabelecer um teto mensal de investimento.
Se fizer isso, o Ads não vai ultrapassar esse montante.
Também não significa dizer que essa quantia vai ser dividida igualmente ao longo dos 30 dias do mês.
Não serão, necessariamente, investidos R$ 30/dia (30×30=900).
É possível fazer uma gestão desses recursos, ora gastando mais, ou menos, mas sempre dentro do orçamento.
Outro fator importante na hora de analisar o investimento de um anúncio no Google é o custo por clique da palavra-chave que pretende ranquear (no caso do Ads).
A ferramenta funciona basicamente como um leilão, Ou seja, quanto mais relevante for o tema buscado naquele mês, mais caro ele custa.
Porém, Sempre lembrando que o valor do “lance” é sugerido pelo Google. Mas, de acordo com o volume de pesquisas, algo que nem sempre corresponde ao preço de fato.
Vamos imaginar que determinada palavra tem um lance sugerido de R$ 2 e que o seu volume médio de buscas mensais foi de 100.
Sendo assim, supondo que todas essas pesquisas acessem o seu anúncio, seu custo mensal será de R$ 200 (100 x R$ 2).
Para analisar se a estratégia vale a pena e compensa financeiramente, não há outro jeito a não ser olhar para o caixa. Portanto,
Pode ser interessante, por exemplo, verificar o seu ticket médio e ver quantas vendas são necessárias para reaver o valor investido.
Já adiantei no início do texto. Porque, existem diferentes estratégias para anunciar no Google.
Porém, Separei três das quais considero as mais eficientes. Então,
Confira!
Isto Permite exibir publicidade em resultados de uma rede de pesquisa. Porque,
Nela, é possível promover campanhas em buscadores a partir de palavras-chave que acionam o seu anúncio.
Permite exibir publicidade em sites parceiros do Google por meio do Google Ads. E,
Nela, é possível fazer anúncios no formato de texto, imagem, vídeo, animação, carrossel de produtos e muito mais.
Permite exibir publicidade de produtos em posição de destaque dentro do buscador.
Nela, aparece uma foto de qualidade da mercadoria, modelo e o seu preço.
Vamos começar pelo tutorial da criação de campanhas na rede de pesquisa.
Ou seja, a criação de anúncios otimizados para os motores de busca. Portanto,
Confira o passo a passo!
Não há como criar qualquer tipo de campanha publicitária com as estratégias e soluções do Google sem uma conta no Ads.
Porém, dar esse primeiro passo é muito fácil. E, basta acessar o site e criar a sua. Mas,
Você vai precisar de um e-mail e do site da sua empresa para isso. Contudo,
É interessante também incluir algumas informações sobre o seu negócio para que o Google possa personalizar as configurações da conta.
Feito isso, você será redirecionado para uma nova tela, onde vai acessar o menu da esquerda na aba “Campanhas”.
E, na sequência clicar no botão de adição e selecionar a alternativa “Nova Campanha”.
Porém, é aqui também que você deve informar os seus objetivos com a campanha: o tipo (rede de pesquisa) e as configurações da sua primeira campanha.
É a maneira de você segmentar o seu público-alvo. Ou seja,
Em outras palavras, é como definir o alcance do seu anúncio.
Todavia, aqui é possível fazer um recorte bem personalizado para que a sua nova campanha atinja, de fato, as personas desejadas. Porém,
Caso deseje uma localização mais ampla, pode utilizar as opções mais globais e seguir os filtros recomendados. E,
Também há a possibilidade de usar as determinações geográficas e traçar um raio de determinado número de quilômetros, conforme área de interesse.
Contudo, Já na aba de “Gerenciador de Público-Alvo”, é possível trazer uma riqueza de detalhes ainda maior, com informações como a área de atuação do usuário que deseja alcançar.
É aqui que você vai definir a sua política de lances (entender a política do Google Ads que expliquei mais acima no artigo).
E, um valor diário estimado que pretende investir com publicidade. Porque,
Porém, o mais comum é o aumento do número de conversões. Mas, existem outros que podem ser definidos na aba de “Mostrar Mais Configurações”.
Portanto, Nela é possível, entre outras ações, definir a periodicidade dos anúncios, determinando dias e horários específicos de publicação.
Essa etapa é muito importante. Porque, são as extensões de anúncio que agregam informações para as publicações, deixando elas mais robustas e completas. E,
A ferramenta faz com que se aumente a taxa de cliques sobre as campanhas e, consequentemente, eleva a sua visibilidade.
De sitelinks
frase de destaque
chamada
aplicativo
local.
Leia Também: 15 DICAS PARA CRIAR CAMPANHAS ADS DE SUCESSO
Os anúncios podem ser agrupados de duas formas diferentes: padrão e dinâmico.
Eles são criados por você e são veiculados a partir das palavras-chave pré-determinadas.
A geração de títulos se dá de forma automática com base no conteúdo do seu site e com objetivo de segmentar pesquisas relevantes.
Porém, Vale ressaltar que é você que nomeia o grupo de anúncios e que podem existir mais de um grupo para a mesma campanha.
As palavras-chave precisam ter tudo a ver com os anúncios.
Porque, Afinal, é essa correspondência que vai fazer com que os usuários cliquem nas suas publicidades para encontrar o que estão procurando. Porém,
Para que não fique nenhum termo relacionado de fora, a configuração da sua campanha na rede de pesquisa dispõe de uma ferramenta que oferece esse suporte.
E, Basta inserir a URL e o produto desejados e clicar em “Palavras-chave”.
Na sequência, o recurso faz todo o trabalho para você, elaborando uma lista de sugestões.
Mas, Você também pode usar o próprio Planejador de Palavras-Chave do Google na hora que criar um novo grupo de anúncios.
E, para pesquisas de palavras-chave ainda mais completas, recomendo usar a ferramenta Ubersuggest.
Chegou a vez de você conhecer o tutorial sobre como fazer uma campanha na rede de display.
Por isso, Quero Lembra-lo de que é por aqui que você pode anunciar nos sites parceiros do Google para trazer mais alcance, visibilidade e, é claro, conversões para o seu negócio. Portanto,
Acompanhe as etapas!
O primeiro passo para a criação da sua campanha na rede de display não é muito diferente do tutorial anterior.
Porém, a diferença aqui é que você pode criar subtipos de campanhas, que ajudam a tornar suas ações ainda mais personalizadas.
Mas, Caso não tenha muitas especificações a fazer, opte pelo modelo padrão.
Os objetivos de marketing também são os mesmos da campanha anterior.
Mas, lembre que a sua escolha pode impactar em ações futuras de configuração.
Por isso, se você não possui nenhuma meta muito clara ou ela não se encaixa em nenhuma das opções pré-definidas, minha dica é selecionar a alternativa “Campanha sem meta”.
Essa é outra etapa em que não há muita variação em relação às configurações de campanha da rede de pesquisa.
A dica aqui é ter muito cuidado com a métrica escolhida (ela precisa estar alinhada com o objetivo) e se você deseja optar por uma estratégia de lances de custo por clique (CPC) manual ou otimizado.
Uma diferença importante aqui é a maior variedade de campos no menu de opções adicionais.
Você pode, por exemplo, definir a rotação de anúncios para dar prioridade àqueles de melhor desempenho.
Mas, Também consegue programar datas e horários de início e término das campanhas e em quais dispositivos eles serão exibidos (desktop ou mobile, por exemplo).
Duas abas interessantes são a de anúncios dinâmicos, que permite personalizar as campanhas de acordo com as páginas pesquisadas e a de exclusões de conteúdo, que censura mensagens que vão contra a sua marca.
Aqui, você vai dar o nome para o seu grupo de anúncios e definir as suas configurações mais básicas, como lance máximo e tipo de segmentação.
É a hora de você escolher os sites em que vai divulgar suas campanhas com determinadas palavras-chave.
Para isso, é possível adicionar os termos por conta própria ou procurar por referências e sugestões.
Existem várias maneiras de você delimitar o seu público-alvo.
Uma delas é a partir de sugestões do próprio Google, que vão ao encontro dos conteúdos do seu site.
Sempre é possível conferir essas informações na aba “Ideias”.
Outra forma de realizar essa segmentação é a partir de informações demográficas, como gênero, idade, status parental e renda familiar:
Para não acontecer um conflito na hora de conquistar os seus objetivos, o ideal é criar conjuntos separados por categorias, como por interesses, remarketing e lista de e-mails.
Este é o momento de definir o canal em que seus anúncios vão ser divulgados.
Lembrando que um canal pode ser qualquer conjunto que compõe uma página de um site parceiro do Google.
Nesta fase, você pode definir o website, visualizar o formato do anúncio e conferir a média de acessos dessa rede de display.
Depois de configurar todo o background, é hora de colocar a mão na massa.
Seu banner deve contar com elementos básicos, como URL final, título, imagens, logotipo, vídeos e descrição.
Para finalizar, que tal aprender a criar uma campanha no Google Shopping?
É mais chance para os seus produtos serem vistos em destaque pelos buscadores.
O primeiro passo é o mesmo – basta escolher a categoria certa: Shopping.
Contudo, nas outras estratégias, a meta ficava ao seu critério, aqui, você deve selecionar o objetivo “Vendas”, já que este é o grande propósito do Google Shopping.
No direcionamento, é onde você seleciona onde os seus anúncios vão aparecer.
Também, é possível escolher entre somente a rede de pesquisa ou também em parcerias com as redes de display.
A política de orçamento já está bem conhecida, então, não vou me alongar muito.
Aqui, você decide quanto pretende gastar diariamente com a estratégia.
Agora é o momento em que você faz a delimitação do alcance dos seus anúncios.
Antes de fazer essa escolha, que não é nada diferente das outras duas estratégias, analise o seu público-alvo e sua capacidade logística.
Não adianta nada você fazer uma campanha nacional, se o seu negócio só atende mais um determinado estado ou região, por exemplo.
Também não é muito diferente do que já expliquei nas outras estratégias.
Basicamente, você pode optar por um CPC manual ou otimizado.
Talvez, este seja o grande diferencial do Google Shopping.
Aqui, você pode criar um formato de anúncio individual ou por categoria.
Cria anúncios automaticamente para produtos determinados com base em informações da sua própria conta.
Você pode Criar anúncios personalizados para uma determinada categoria, como uma marca específica ou uma linha determinada.
Com base no seu formato de anúncio, você recorre ao inventário de produtos e seleciona aqueles que pretende dar destaque.
Nem seria preciso dizer, mas não custa: seja bastante criterioso para priorizar na oferta as soluções de maior interesse do público.
Anunciar no Google não é um luxo, mas uma necessidade que se impõe para as empresas, seja qual for o seu tamanho.
Neste conteúdo, você viu como fazer isso na rede de pesquisa, na rede de display e no Google Shopping.
Espero que, com esses tutoriais, você consiga utilizar essas estratégias da melhor forma e alcance os resultados desejados.
Aproveite para dividir comigo, nos comentários abaixo, quais são as suas dúvidas, expectativas e experiências com publicidade online.
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