Como Fazer Enquetes no Instagram [2023]
Vamos direto ao ponto. Portanto, veja neste artigo quatro passos para fazer enquetes para Instagram. E, que não podem ficar de fora do seu planejamento e estratégia.
Se você ainda não utiliza enquetes para Instagram, precisa começar. Porque,
Elas foram criadas para trazer ainda mais dinâmica ao aplicativo. Porém,
Além de um recurso interativo, são também valiosas ferramentas de pesquisa de mercado. Porque,
Afinal, elas dialogam com um público qualificado: seus seguidores e visitantes. Mas,
No entanto, na hora de criá-las, surgem algumas dúvidas:
Como garantir que as pessoas votarão?
O que fazer com os dados recolhidos?
Bom, essas perguntas são muito comuns. Portanto, não se preocupe. E,
Se você quer saber como criar e tudo que as enquetes no Instagram podem fazer pelo seu perfil. Certamente, chegou ao lugar certo.
Porém, ao longo deste artigo, falo de maneira didática sobre essas dificuldades e apresento dicas que funcionam bem para os mais variados perfis no Instagram. Então,
Quer aprender a usar as enquetes e explorar o melhor dessa rede social?
Então, siga acompanhando o texto.
Existem duas opções de criação de enquetes no Instagram: via Stories e mensagem direta no inbox.
Porém, no primeiro caso, siga os seguintes passos:
Acesse o Instagram:
Clique no ícone de câmera no canto superior esquerdo da tela ou simplesmente arraste a tela para a esquerda.
:
Selecione ou tire uma foto ou faça um vídeo
Clique no ícone de stickers (figurinhas) no canto superior direito da tela ou simplesmente arraste a tela para cima.
Selecione a opção “enquete”
Escolha a sua pergunta
Defina duas opções de respostas
Clique em “enviar para”.
Escolha entre compartilhar para todos os seus seguidores ou somente os melhores amigos. Portanto,
Caso você queira criar uma enquete reduzida, apenas para algumas pessoas, no passo 9, simplesmente escolha os amigos desejados manualmente.
Mas, E para usar o direct, como funciona?
Acesse o Instagram:
Clique sobre o ícone de avião de papel no canto superior direito da tela
Busque pelo nome do usuário para o qual deseja enviar a enquete
Clique no ícone de câmera do lado direito do nome do usuário
Tire uma foto, faça ou vídeo ou selecione-o diretamente do rolo da câmera
Clique no ícone de stickers (figurinhas) no canto superior direito da tela ou simplesmente arraste a tela para cima
Escolha sua pergunta
Defina duas opções de resposta
Clique em enviar no botão redondo centralizado.
Prontinho.
Agora, você já sabe como realizar o processo.
No entanto, existem algumas dicas que podem fazer com que suas enquetes no Instagram fiquem ainda melhores.
A seguir, saiba quais são elas.
Indo direto ao ponto, veja quatro passos para fazer enquetes para Instagram que não podem ficar de fora do seu planejamento e estratégia.
Antes de enviar o seu conteúdo para a enquete, lembre que você pode compor a peça.
Inclusive, é permitida a utilização de recursos externos.
Afinal, nem sempre é necessário fazer tudo no improviso.
Use a sua criatividade, crie fotos personalizadas, faça vídeos em um nível profissional.
Além disso, nada impede que você aproveite outros recursos dos stories, como filtros, emojis, desenho livre, textos e boomerangs, apenas para citar alguns exemplos.
A recomendação é que a enquete seja planejada e adicionada ao calendário editorial, evitando possíveis erros e contratempos.
Como destaquei já no tópico anterior, é bem fácil adicionar enquetes no Instagram.
Esse recurso conta como uma figurinha, elemento muito comum entre os usuários do Instagram.
O ideal é que a sua pergunta não seja muito extensa, já que a rede social é bastante visual.
Como padrão, as respostas são “sim” e “não”, mas você pode alterar o texto das alternativas.
Infelizmente, ainda não existe a possibilidade de inserir mais de duas opções para resposta.
Depois que o seu conteúdo estiver pronto, é chegada a hora de publicá-lo.
Esse é um passo bem simples, mas que nos possibilita algumas opções.
Aqui, são quatro as alternativas disponíveis.
A primeira delas é deixar a enquete aberta.
Para isso, você terá que manter o seu perfil público, não privado.
Assim, sempre que alguém acessá-lo, poderá responder.
A segunda é o envio somente aos seus seguidores.
Nesse caso, a sua enquete será visualizada quando ele passar pelas suas histórias, localizadas no topo da tela.
A terceira possibilidade é o envio da enquete para os melhores amigos, um grupo selecionado de usuários.
Para marcas, esse recurso vem sendo muito utilizado para trazer vantagens, uma espécie de “clube VIP” para os seguidores mais engajados.
A alternativa para tal é o envio para pequenos grupos selecionados, que devem ser indicados manualmente.
Por fim, a última opção consiste em enviar a enquete para uma única pessoa, cujo nome de usuário deve ser buscado e selecionado.
Ao clicar sobre o seu próprio story, você poderá arrastar para cima para ver os resultados da enquete.
Serão indicados quantos e quais usuários optaram por cada alternativa.
Além disso, sobre o próprio sticker haverá a indicação percentual entre os respondentes.
O uso das enquetes no Instagram é muito importante.
Elas são de fácil criação e podem ser publicadas em instantes.
Além disso, atingem o usuário em um momento de descontração, quando estão navegando relaxadamente pelo aplicativo.
É muito diferente, por exemplo, dos extensos formulários enviados nas pesquisas de mercado.
Abaixo, veja alguns motivos adicionais pelos quais você deve usar essa ferramenta.
Quando um usuário observa uma enquete no Instagram, a resposta é quase imediata.
Afinal, ele está a apenas um toque na tela de votar, então, não é algo que demande abrir uma nova página, por exemplo.
Isso estimula o engajamento com as publicações por meio das interações.
Como uma rede social, isso também tem impacto direto no alcance das mesmas.
As enquetes do Instagram são um ótimo recurso para coletar dados relevantes para o dono da conta.
Em perfis corporativos, por exemplo, podemos realizar diversas ações como:
Perguntar a melhor data para um evento
Pesquisar as preferências de produtos
Coletar feedback negativo ou positivo
Solucionar dúvidas sobre lançamentos
Adquirir dados geográficos, demográficos e comportamentais dos seguidores.
Lembre-se: a maior parte dos seus respondentes serão de pessoas engajadas com a marca.
Em outras palavras, potenciais compradores.
Portanto, há ali um público extremamente qualificado que pode trazer insights valiosos para o seu negócio.
Outra maneira interessante de utilizar as enquetes são os quizzes.
Você pode criar um jogo de perguntas e respostas no qual o vencedor leva um brinde, por exemplo.
Esse é um ótimo meio de engajar e agradar os seus seguidores.
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Você, certamente, está se fazendo essa pergunta nesse momento.
Então, abaixo, veja algumas opções interessantes.
O Instagram é uma ótima plataforma para envio de dúvidas.
A própria plataforma oferece a figurinha de perguntas, na qual os seguidores podem enviar seus próprios questionamentos.
No entanto, para perfis com milhares de seguidores, isso pode se tornar um problema.
Afinal, você precisará responder um a um.
Uma alternativa interessante para isso são as enquetes.
Nelas, você deve inserir duas perguntas frequentes e responder somente a mais votada.
Isso provavelmente garantirá que o mesmo usuário que votou volte mais tarde ao seu perfil para mais uma interação.
“Você gostou do nosso último lançamento?”
Esse é apenas um exemplo simples de utilização das enquetes do Instagram para feedback de produto ou serviço.
Aqui, praticamente, não há limites.
Aos poucos, você pode realizar perguntas cada vez mais específicas.
Como, por exemplo, qual é a cor de preferência entre duas opções, ou qual funcionalidade deveria ser incluída ao item pesquisado.
Outra utilização valiosa para as enquetes no Instagram são as dicas.
Claro, elas cairiam muito bem sem acompanhamentos, mas as enquetes dão um toque a mais para estimular o engajamento.
Elas aguçam ainda mais a curiosidade e, certamente, auxiliam para que quem visualizou veja o próximo story em vez de pular para o próximo perfil.
Por fim, outra solução interessante são as comparações.
Elas podem ser utilizadas para avaliar preferências de produtos, mas há diversas outras opções.
Por exemplo, você pode perguntar qual é o tipo de conteúdo que elas desejam ver no seu perfil.
Ou, quem sabe, o tema do próximo artigo do blog.
Aqui, mais uma vez, as possibilidades são infinitas.
Depois que os dados forem coletados, você precisa fazer bom uso deles.
Eles serão essenciais para tomadas de decisões.
Afinal, é com o seu público que você está dialogando, e o cliente tem sempre razão.
Lembre-se de guardá-los em planilhas e registros, pois é possível compará-los posteriormente com outras enquetes.
Além disso, eles serão muito úteis na elaboração da persona do seu negócio.
Compreender e analisar a sua audiência é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empresa.
O Instagram é uma praça virtual.
Isso quer dizer que as pessoas estão ali para interagir e se divertir.
Por isso, é uma boa ideia apostar em brincadeiras que geram engajamento e resultados de negócio.
A seguir, conheça algumas sugestões interessantes para aplicação.
No desafio de fotografia dos 30 dias, você deve estimular um concurso no qual os usuários deverão enviar fotos ao longo do mês.
A seguir, crie novas peças contendo duas imagens que concorrerão entre si.
Insira as enquetes e deixe que o público decida qual é a melhor.
O desafio dos 100 Happy Days (100 dias felizes) consiste na publicação de coisas que fazem os usuários felizes por 100 dias consecutivos.
É um desafio e tanto, já que mais de 70% dos usuários falham na missão.
Você pode utilizá-la e colocar a hashtag #100HappyDays e até aparecer no Instagram oficial da campanha.
Utilize as enquetes para coletar opiniões do público e aumente o seu engajamento.
Existem milhares de opções de perguntas disponíveis para criar enquetes no Instagram.
E eu sei como é: nem sempre temos boas ideias na hora de planejar as publicações.
Pensando nisso, criei uma lista de alguns bons exemplos para serem utilizados.
Fique ligado e escolha as perguntas que melhor combinam com seus seguidores:
Você está satisfeito com nossos produtos?
O que você mudaria no nosso produto?
Qual funcionalidade você gostaria que fosse adicionada ao produto?
Ficou satisfeito com nosso serviço de suporte?
A seção de SAC do nosso site já lhe ajudou alguma vez?
Quantos dias você considera o ideal para receber sua encomenda?
Que tipo de produtos você gostaria que fosse adicionado ao nosso site?
Qual formato de conteúdo mais lhe agrada?
Gostaria de sugerir algum tema do nosso próximo blog post?
Tem alguma dúvida com relação ao nosso serviço?
Gostaria de conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa?
Qual é o horário ideal para publicação em nosso feed?
Você está feliz com o conteúdo que postamos nos Stories?
Quais dessas marcas você conhece?
Como nos conheceu por meio de qual canal?
Você gostaria de ver alguma promoção em nossa loja?
Qual a duração ideal de vídeos para o nosso canal no YouTube?
Você já viu o nosso último vídeo no YouTube?
Qual é a melhor data para o nosso webinário?
Sugira qual deve ser o tema de nossa próxima live no Instagram?
Sobre qual cargo na nossa empresa você gostaria de conhecer mais?
Você gostaria de trabalhar conosco?
Quais são as principais dificuldades enfrentadas na hora de comprar em nossa loja virtual?
Está planejando comprar um de nossos produtos no próximo mês?
Já é inscrito em nossa newsletter?
Você gostou do nosso novo canal de atendimento?
Qual rede social você prefere receber as notícias da nossa marca?
Em quais dias da semana você mais utiliza o Instagram?
Qual é a sua impressão sobre a nossa marca?
Para você, quantos posts diários devemos fazer?
O que você acha que falta em nossa marca?
Neste artigo, você aprendeu tudo que é necessário para criar enquetes no Instagram realmente engajadoras.
Primeiro, viu um passo a passo sobre como criá-las tanto no Stories quanto via mensagens diretas inbox.
Depois, soube qual é a importância de utilizar esse recurso em sua estratégia de marketing no Instagram.
Também descobriu quais são os itens que devem ser colocados em suas polls e como utilizar os dados coletados em prol do seu perfil.
Por fim, conheceu algumas brincadeiras e exemplos de frases para fazer a sua conta bombar.
Se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário.
Me conte também sobre como esse recurso já auxilia a sua estratégia hoje.
Como você tem usado as enquetes para Instagram?
Os cursos online. Certamente, são um ótimo recurso de aprendizado.
E, existem muitos cursos sobre quase tudo, incluindo marketing de afiliados. Porém,
É bom ter cautela na hora de comprar um curso. Então, para ajuda-lo na escolha, eu vou indicar aqui o que eu confio.
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