Google lança API de tópicos: Uma alternativa aos cookies de terceiros, e Quais os Impactos Dessa Mudança.
Enquanto o Google está revertendo o FLoC, a descontinuação do cookie de terceiros terá um enorme impacto na publicidade digital.
Porque, o Google Chrome controla mais de 50% do mercado de navegadores e do tráfego da web globalmente
O Google está revertendo o Federated Learning of Cohorts (FLoC), o sistema que deveria substituir os cookies de terceiros. E, está lançando uma nova proposta de segmentação baseada em interesses chamada Topics API.
A descontinuação de cookies de terceiros terá um enorme impacto na publicidade digital, pois o Google Chrome controla mais de 50% do mercado de navegadores e do tráfego da web globalmente.
São usados principalmente para fins de rastreamento e publicidade online. Portanto,
“Hoje, o Google está anunciando os Tópicos, uma nova proposta do Privacy Sandbox para publicidade com base em interesses”.
Os tópicos foram informados pelo aprendizado e amplo feedback da comunidade dos testes anteriores do FLoC. E,
Os Tópicos permitem que o navegador determine um punhado de tópicos, como “Fitness” ou “Viagem e Transporte”. E,
Que representam os principais interesses de um usuário naquela semana com base em seu histórico de navegação. Mas,
Também sabemos que os tópicos são mantidos por apenas três semanas e os tópicos antigos são excluídos.
“Os tópicos são selecionados inteiramente em seu dispositivo sem envolver nenhum servidor externo, incluindo servidores do Google”.
Quando você visita um site participante, o Topics seleciona apenas três tópicos, um tópico de cada uma das últimas três semanas, para compartilhar com o site e seus parceiros de publicidade.
No Chrome, estão criando controles de usuário que permitem que você veja os tópicos, remova os que não gostar ou desative o recurso completamente”.
Porém, Os tópicos são cuidadosamente selecionados para excluir categorias sensíveis, como gênero ou raça.
“Como o Topics é alimentado pelo navegador, ele fornece uma maneira mais reconhecível de ver e controlar como seus dados são compartilhados, em comparação com mecanismos de rastreamento como cookies de terceiros”.
E, ao fornecer sites com seus tópicos de interesse, negócios online têm uma opção que não envolve técnicas de rastreamento secretas, como impressão digital do navegador, para continuar exibindo anúncios relevantes.
O design final dos controles do usuário e os outros vários aspectos técnicos de como os Tópicos funcionam serão decididos com base no feedback e nos aprendizados durante o teste.
Mas, O que a nova alternativa de cookies de terceiros do Google significa para o setor de anúncios digitais?
A API de tópicos está recebendo reações mistas do setor, pois alguns acham que precisará de mais iterações, enquanto outros dizem que fornecerá melhores insights aos anunciantes.
A gigante da tecnologia Google revelou neste 28 de janeiro de 2022, que vai descartar o Federated Learning of Cohorts (FLoC).
De acordo com o Google, os Topics permitirão publicidade baseada em interesses, diferentemente do mecanismo atual de rastreamento de indivíduos para coletar seus dados comportamentais e de navegação.
A publicidade baseada em interesses é uma forma personalizada de publicidade que envolve a coleta de dados em vários domínios/sites para veicular publicidade baseada no interesse do usuário.
De acordo com o Google, os tópicos permitirão que o navegador determine um punhado de tópicos que representam os principais interesses de um usuário naquela semana com base em seu histórico de navegação.
O setor de publicidade digital tem visões mistas sobre a API de tópicos, pois alguns acham que serão necessárias mais iterações para beneficiar editores e anunciantes.
Porém, alguns especialistas acham que o foco em interesses individuais em vez de um grupo fornecerá melhores insights aos anunciantes.
Certamente, Não haverá uma única solução para substituir cookies de terceiros daqui para frente e os anunciantes precisam trabalhar em várias abordagens para atingir suas metas de marketing e negócios.
Ele também observou que os tópicos se concentrarão na publicidade contextual, enquanto muitos pequenos editores dependem da publicidade comportamental para monetizar seu conteúdo.
O pivô do FLoC para os tópicos é uma mudança importante que sugere que o rastreamento baseado no navegador Chrome não gerará e exibirá insights
Além do que, um editor poderia entender por conta própria e se concentrará na criação de soluções baseadas em mais “contexto”.
Esperamos que essa abordagem continue a evoluir, mas acreditamos que quaisquer iterações/propostas futuras se inclinarão mais para alavancar sinais contextuais versus comportamentais.
“Também não está claro se essa abordagem será valiosa para editores pequenos/locais/independentes que historicamente confiaram na publicidade comportamental para monetizar seus sites/conteúdo.
Porque, não haverá uma única solução para substituir cookies de terceiros no futuro. Portanto,
Para suportar isso, o Wavemaker/ GroupM vem desenvolvendo um conjunto de recursos para avaliar melhor a prontidão de um cliente, prontidão de referência em relação à vertical geral.
E, criar um roteiro personalizado de prioridades para apoiar a transformação de dados e sinais após a depreciação de cookies de terceiros.
Os Tópicos oferecerão muito mais insights aos anunciantes, pois se concentram nos interesses dos indivíduos e não dos grupos.
“O movimento recente do Google em direção aos Tópicos como uma atualização aprimorada em relação à proposta muito contestada de Aprendizagem Federada de Coortes [FLoC] seria uma boa jogada em geral.
Embora possa ser muito cedo para comentar a escala total do impacto, na nossa opinião, pode haver pontos positivos e negativos dependendo do grau de implementação, da rapidez com que o Google se adapta a ele e as pessoas respondem a ele.
Um impacto pode estar no alcance e na frequência precisos, dada a suposição de que as pessoas se enquadram amplamente em cinco tópicos em uma categoria de semana – o que pode ser diferente.
“A UX em uma página de editor suportada por anúncios sem nenhum conjunto de preferências de anúncios anteriores é uma experiência de pesadelo. os fornecedores de navegadores vão ter que se acostumar com isso e implementá-lo”.
Porém, os Tópicos estão limitados ao canal Google Chrome, enquanto a maioria dos consumidores passa muito tempo na internet aberta. Contudo,
“Apoiamos os esforços para desenvolver alternativas amigáveis à privacidade para segmentação baseada em cookies que ajudem os profissionais de marketing a atingir suas metas e fornecer aos consumidores anúncios relevantes”.
Aqui no Brasil, passamos muito mais tempo na internet aberta assistindo a conteúdo de vídeo, participando de aplicativos móveis e streaming de áudio.
Porém, vale acrescentar que os tópicos não podem ser aplicados aos vários dispositivos que a maioria dos consumidores usa para acessar seu conteúdo favorito na internet aberta.
“Isso significa que os profissionais de marketing estão restritos a abordagens básicas de segmentação, o que limita todo o seu potencial”.
“Uma Interação adicional será necessária para abordar os principais casos de uso de publicidade e responder adequadamente à questão de financiar um ótimo conteúdo na internet.”
Porque, resolve a necessidade dos profissionais de marketing por uma solução que os ajude a gerenciar ativação, medição e frequência em todos os canais onde os consumidores estão gastando a maior parte de seu tempo.
Porém, o Google Continua a trabalhar com todos os parceiros em soluções que ajudam a preservar o acesso gratuito a ótimos conteúdos na Internet aberta , para todos.
Por isso, sentimos que a eliminação do FLoC é um movimento na direção certa. No entanto, vale acrescentar que os tópicos podem levar à erosão da receita de publicidade digital, uma vez que carecem de soluções eficazes.
“O reconhecimento do Google sobre os problemas com o FLoC é apreciado. Mas, a sugestão de solução em forma de Tópicos parece incompleta. Portanto,
Precisamos de soluções eficazes e não apenas de soluções fáceis. Por isso, Estamos confiantes de que essa medida cortará o gelo com os reguladores.
Sinais irrelevantes levarão a uma segmentação ineficaz, impactando negativamente o desempenho de cada campanha.
Com a queda no resultado, o impacto logo mudará para preços. E, isso afetará o rendimento para editores e acabará por chegar a todos os outros componentes da cadeia de valor. Porém,
“O único lado positivo que vemos, é que a publicidade descentralizada e as empresas de tecnologia de marketing terão maior adoção e haverá maior colaboração entre marcas e editores para recuperarem as perdas”.
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