Práticas de SEO Para Liderar no Google [2023]
SEO é difícil. Mas, não precisa ser assim. Porém,
Se você não tem tempo para estratégias ou planos bem definidos, é crucial pelo menos seguir uma série de práticas recomendadas de SEO.
Portanto, vamos ver a lista de verificação que você precisa percorrer para ter certeza de que está garantindo posições elevadas no Google.
SEO ainda é relevante em 2023?
Quais são as melhores práticas de SEO para o ano novo?
Otimizar para intenção de pesquisa
Realize pesquisas aprofundadas de palavras-chave
Escreva conteúdo otimizado para seus usuários e para o Google
Verifique se o seu site é compatível com dispositivos móveis
Melhore a experiência do usuário do seu site
Otimize imagens para SEO
Use vídeo em seu conteúdo
Realizar auditorias regulares do site
Use links internos com textos âncora relevantes
Atualize seu conteúdo de melhor desempenho de vez em quando
Não use Javascript ou JS Frameworks extensivamente
Use Hreflang para sites multilíngues
Verifique sua marcação de esquema
Como verificar se você está seguindo as práticas recomendadas para SEO
Se você deseja direcionar uma grande quantidade de tráfego para o seu site a longo prazo. E,
Com alto retorno do investimento, o SEO é o caminho a percorrer.
Pense na última vez que você pesquisou algo na internet.
De certa forma, as coisas estão ficando cada vez mais complicadas, mas isso é bom.
Bem, porque quando as coisas ficam cada vez mais complicadas, as pessoas as simplificam.
E com isso, quero dizer que eles estão desistindo.
Conforme o SEO fica cada vez mais avançado e o Google mais difícil de enganar, as pessoas começam a abandonar as técnicas de SEO da BlackHat.
Vejo cada vez mais agências de SEO genuínas.
Vejo cada vez mais pessoas falando sobre estratégias reais de longo prazo. Eu vejo muito mais sites de qualidade.
Para simplificar o processo de SEO e obter bons resultados em termos de classificações, siga esta lista de práticas recomendadas de SEO:
A intenção de pesquisa continuará sendo a grande novidade em 2023 em diante.
Quando um usuário pesquisa por algo, o Google deve retornar resultados relevantes para corresponder à sua intenção de pesquisa.
Caso contrário, sua experiência será ruim.
Se você tem um site de avaliação de sapatos afiliado e tenta otimizar para “comprar sapatos online”, provavelmente terá dificuldade em se classificar para isso.
A razão por trás disso é que as pessoas que pesquisam essa frase procuram comprar sapatos. Portanto,
O que significa que desejam ver ofertas e sites de comércio eletrônico.
Portanto, se os usuários começarem a buscar sites de comércio eletrônico, o Google descobrirá isso e exibirá os resultados adequados.
Em vez disso, uma opção melhor seria segmentar algo como “melhores tênis para corrida”. Mas,
Também outras palavras-chave em que as pessoas procuram conteúdo informativo em vez de uma loja.
Havia também alguns anúncios e um snippet em destaque, mas eu os removi para mostrar apenas os resultados do mecanismo de busca orgânico baunilha.
Com base nas palavras-chave que você usa, o mecanismo de pesquisa pode interpretar sua consulta como tendo diferentes intenções por trás dela:
Informativo (se você pesquisar “significado polarizado de óculos de sol”); de navegação (se você pesquisar o nome de uma determinada marca de óculos de sol);
E se você está se perguntando qual intenção de pesquisa é a mais popular. Então,
Você precisa saber que mais de 80% do total de intents de pesquisa são informativos, 20% sendo quase igualmente divididos entre navegacionais e transacionais.
Portanto, antes de começar a escrever conteúdo, pense muito bem para o que você está otimizando.
Você pode verificar um artigo anterior nosso sobre como otimizar para cada tipo de intenção de pesquisa.
A pesquisa de palavras-chave é sempre a etapa mais importante quando se trata de SEO.
É vital saber o que seus usuários procuram, caso contrário, você estará perseguindo gansos selvagens.
Também é muito útil saber o que seus concorrentes estão fazendo, portanto, pesquise isso também.
Você pode usar o Otimizador de conteúdo e a ferramenta de palavra-chave para encontrar palavras-chave relevantes.
Em seguida, você pode usar a guia Análise de classificação para ver quais tipos de páginas têm boa classificação para cada palavra-chave que deseja segmentar.
Dessa forma, você compreenderá melhor a intenção do usuário e poderá criar seu conteúdo de maneira adequada em torno dessas informações.
Não quero que você entenda isso da maneira errada. Você não tem que direcionar uma única palavra-chave.
No entanto, é importante focar em um tópico principal. Novamente, tudo se resume à intenção do usuário.
Se você acha que duas frases-chave são muito semelhantes, mas não tem certeza da intenção, faça uma pesquisa no Google.
O Google mostra resultados de pesquisa semelhantes para ambas as palavras-chave?
Por exemplo, “dicas de viagem para a Indonésia” e “viagens para a Indonésia” podem parecer muito semelhantes, mas a intenção é muito diferente.
No primeiro, as pessoas querem ver destinos de viagem de blogs populares. E,
Enquanto no segundo querem saber se é permitido viajar para lá, então os sites oficiais .gov são realmente relevantes
Pode não ser o melhor exemplo, mas espero que você entenda.
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Quando você faz uma pesquisa de palavras-chave, sempre teste que tipo de classificação de resultados para cada palavra-chave específica.
Se os resultados da pesquisa forem semelhantes, você pode tentar combinar as palavras-chave. Dessa forma, você obterá mais tráfego.
No entanto, se a intenção for diferente e os resultados forem diferentes, não tente pegar dois coelhos com um tiro.
Você vai acabar sem nenhum.
Tags de título e descrições meta são realmente importantes para o SEO.
Pela primeira vez, o Google procura ativamente a palavra-chave dentro de suas tags de título. Certamente,
Para descobrir se seu conteúdo é relevante ou não para suas consultas de pesquisa específicas.
Em segundo lugar, esses títulos afetam a CTR, o que significa mais cliques em seu site.
É também por isso que o Google coloca as palavras-chave em negrito o tempo todo.
Não se esqueça da meta descrição. Tente adicionar palavras-chave lá também, e também um CTA ou algo para convencer os usuários a clicarem no seu resultado.
Descontos, frete grátis e coisas semelhantes funcionam bem para sites de comércio eletrônico.
Dominar a criação de títulos para SEO é provavelmente uma das habilidades mais valiosas que um profissional de SEO pode ter.
Claro, quando se trata de sites realmente grandes, você usará padrões e criará títulos dinamicamente.
Às vezes, é difícil incluir também a palavra-chave E torná-la cativante.
Então é aqui que o Open Graph se torna útil. Ele permite que você tenha um título para o Google e outro para as redes sociais.
No WordPress, você pode usar plug-ins como Yoast SEO para configurar títulos diferentes para mídia social.
Faça nessa ordem. Primeiro seus usuários, depois o Google.
Escrever conteúdo bem otimizado é uma das melhores práticas de SEO mais importantes.
A verdade é que você ainda precisa tornar as coisas um pouco mais óbvias para o Google, às vezes.
Por exemplo, o melhor título em que você está pensando pode simplesmente não incluir aquela palavra-chave muito pesquisada…
Muitas vezes, quando as pessoas escrevem coisas apenas por causa do SEO, o conteúdo parece … robótico.
Faz sentido, não é? Uma vez que foi escrito para robôs.
Quando falo sobre a Ferramenta de Otimização de Conteúdo SEO cognitiva, sempre menciono como você realmente deve usar as palavras-chave que ela fornece.
Muitas pessoas tentam adicioná-los sempre que podem.
No entanto, tente pensar neles como subtópicos ou elementos-chave importantes sobre os quais você deve falar.
Por exemplo, tenho uma seção sobre links internos e várias seções sobre SEO técnico neste artigo.
Dessa forma, posso garantir que essas palavras-chave ocorrerão naturalmente no artigo.
Mas claro, às vezes faz sentido apenas substituir “Google, Yahoo e Bing” por “motores de busca”.
Não se esqueça dos URLs!
Aviso: não altere URLs que já foram indexados pelo Google sem fazer um redirecionamento 301 adequado.
Isso pode afetar fortemente sua classificação.
É sempre a melhor ideia obter o URL certo desde o início e segui-lo.
O comprimento do URL não é um fator de classificação, mas há uma correlação entre URLs mais curtos e classificações mais altas.
Mantenha os URLs curtos, amigo!
Isso não significa que URLs curtos causem classificações mais altas. Talvez as páginas mais otimizadas tenham URLs mais organizados.
A questão é que um URL deve descrever adequadamente do que trata o conteúdo.
Dessa forma, haverá mais chances de as pessoas clicarem neles. Na verdade, aumenta a CTR em até 45%.
Palavras-chave dentro da URL também ajudam o Google a descobrir do que se trata o conteúdo.
Hoje em dia, quase todo mundo navega na web pelo telefone. Mais de 50% do tráfego na maioria dos sites vem de pesquisas para celular.
Se seu site não estiver otimizado corretamente para uso móvel, você poderá perder muito tráfego.
O Google usa a indexação inicial para dispositivos móveis, o que significa que primeiro analisará a versão móvel do seu site e a classificará de acordo com ela.
Para testar se seu site é compatível com dispositivos móveis, você pode usar esta ferramenta .
Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, siga estas etapas para torná-lo compatível.
Você também pode dar uma olhada nessas práticas recomendadas do Google.
A velocidade de carregamento é muito importante. Alguns estudos mostram que você pode perder 7% da taxa de conversão para cada segundo extra que seu site leva para carregar.
A correção de problemas de velocidade inclui várias coisas, como tamanho da imagem e JavaScript, que abordaremos em breve.
No entanto, o foco não deve ser corrigir problemas ou verificar marcadores fornecidos por ferramentas, mas a própria velocidade. Em segundos.
Outra coisa que afeta a velocidade do seu site é o servidor. Verifique se você tem um bom servidor.
Quanto mais tráfego você direciona para o seu site, melhor o servidor deve ser para lidar com isso de forma adequada.
Essa é uma dica geral, que meio que combina tudo, mas não se limita apenas a essas dicas.
Muitas coisas contribuem para uma boa experiência do usuário, desde a velocidade de carregamento rápido até conteúdo de alta qualidade.
A melhor maneira de melhorar a experiência dos usuários é questioná-los sobre isso.
Pesquise seus usuários e construa sua persona. E, use as ferramentas disponíveis para monitorar suas atividades no site.
Você descobrirá os problemas de UX muito rápido, por exemplo, se um botão do celular for muito pequeno ou os usuários não conseguirem descobrir o que precisam fazer em um funil.
Além disso, certifique-se de que seu site tenha quase 100% de disponibilidade. Porque,
Os sites que caem com frequência têm um desempenho ruim em SERPs. Porque,
Se você administra uma loja online em plataformas como Shopify ou BigCommerce. Certamente,
Existem alguns aplicativos realmente bons que podem ajudá-lo a capturar um backup de suas lojas para que, sempre que algo der errado. Todavia,
Você possa recuperar o site rapidamente para que não haja tempo de inatividade.
A estrutura é uma das melhores práticas de SEO que muitas vezes são esquecidas. Porém,
É muito bom acertar desde o início.
Embora a experiência do usuário seja o fator determinante, a estrutura é mais do que isso.
A aparência de sua navegação geralmente determina a profundidade dos cliques em suas páginas.
E o Google favorece as páginas que não estão muito baixas, da mesma forma que os usuários.
Se for necessária uma grande pesquisa para retirar páginas importantes de seu site, provavelmente elas não serão encontradas ou ignoradas.
Esta dica é curta e direta. As conexões devem ser seguras.
O Google favorece sites com conexões seguras, especialmente quando dados confidenciais são enviados por meio deles.
Então, se você tem um formulário de contato, uma página de login, um sistema de pagamento, deve rodar via HTTPS.
Aviso: Mudar de HTTP para HTTPS pode impactar negativamente as classificações se feito de maneira errada. Certifique-se de seguir este guia de migração de HTTP para HTTPS .
Um dos maiores problemas com as imagens está relacionado ao seu tamanho, principalmente o tamanho do disco.
As imagens são GRANDES e demoram muito para carregar. Eles tornam o seu site lento.
Compressão de imagem sem perdas
Comprima as imagens com uma ferramenta como Smush para WordPress ou ShortPixel
Exiba-os no tamanho certo e não apenas reduza-os com CSS
Carregue as imagens que estão fora da visualização do usuário mais tarde, com LazyLoad
No entanto, a otimização da imagem não termina aqui. Certifique-se de adicionar também um Título de Título e Alt Tags relevantes às suas imagens.
No entanto, não basta enviar spam para o texto alternativo da imagem ali. Tente descrever brevemente o que está na imagem usando essas palavras-chave.
Se precisar de imagens HD em seu site, você precisará de um servidor realmente bom ou de uma hospedagem / CDN de terceiros.
Poucas pessoas fazem isso.
Você pode adicionar vídeo para dar suporte ao seu conteúdo ou pode até mesmo redirecionar totalmente o conteúdo e, em seguida, interligá-lo.
Por exemplo, se você tiver um artigo muito bom, transforme-o em um vídeo. Da mesma forma.
No entanto, não basta copiar e colar um conteúdo de uma plataforma para outra, pois você pode não obter os resultados desejados.
Cada plataforma de mídia social requer uma estratégia diferente. O que funciona no Facebook pode não funcionar no Instagram ou no LinkedIn.
Deixe-me marcar esta prática recomendada de SEO da lista, compartilhando este vídeo com você:
Auditar seu site é muito útil para detectar pequenos problemas que podem se tornar grandes.
Com o tempo, pequenas mudanças começam a surgir e, às vezes, as coisas podem piorar.
Mas a auditoria de um site leva tempo. É por isso que uma ferramenta como CognitiveSEO é tão útil!
Ele faz o trabalho para você e o notifica constantemente sobre os problemas que surgem, para que você possa identificá-los e corrigi-los antes que as coisas piorem.
A estrutura do site pode ser consolidada constantemente usando links internos.
Sabemos que o Google penaliza backlinks com textos âncora de correspondência exata se for feito muito.
Mas, não sabemos de nenhuma penalidade para links internos.
Os representantes do Google, John Mueller e Gary Illyes, confirmaram isso .
Captura de tela de seroundtable.com
Não force, no entanto. Um dia pode haver uma penalidade, quem sabe.
O segredo é torná-los relevantes também para os usuários.
Lembre-se também de que os links internos de conteúdo padronizado de seções como cabeçalho, rodapé ou barras laterais são menos valiosos do que links contextuais do corpo.
Sempre que estiver publicando novo conteúdo, lembre-se de fazer referência a conteúdo antigo em casos relevantes e criar um link para ele.
Se sua página de dinheiro mais importante tiver um número baixo de links internos em comparação com outras páginas, o Google pode não entender sua importância.
Recentemente, tive uma sessão de consultoria com um cliente que me confessou que um ‘especialista’ em SEO disse a ela para não criar links para páginas externas porque ela perde o Page Rank.
Se você é um verdadeiro especialista em SEO, provavelmente está rindo comigo agora.
Embora haja um pingo de verdade de que, eventualmente, você perderá o Page Rank ao fazer muitos links.
Porém, há sinais de que links para outros sites relevantes podem ajudar a aumentar sua classificação.
Se você tem algo relevante e útil para compartilhar com o mundo e seu público, crie um link.
Isso o ajudará a construir relacionamentos e os favores retornarão.
Lucas 6:38. Dê e você receberá.
Se você não se vincula a outras pessoas, por que espera que elas se vinculem a você?
No entanto, você também terá que trabalhar para esses backlinks.
Portanto, vá mais além para promover seu conteúdo depois de publicá-lo.
Seja por meio de divulgação ou publicidade em mídia social, certifique-se de que chegue às pessoas certas.
Você pode seguir estas etapas para desenvolver uma campanha eficaz de construção de links .
Embora adicionar mais conteúdo não garanta classificações mais altas ou mais tráfego, uma coisa é certa:
Quanto mais conteúdo você tiver, maiores serão as chances de obter mais tráfego.
Na verdade, é muito simples: quanto mais conteúdo você adiciona, mais palavras-chave você segmenta. Quanto mais palavras-chave você segmenta, mais tráfego você obtém.
No entanto, quando você atinge aquele ponto em que já cobriu tudo, as coisas começam a estagnar.
Por exemplo, aqui na cognitiveSEO, nos concentramos em escrever novos conteúdos de alta qualidade nos últimos anos. Não é fácil, mas vale a pena.
Se você está apenas começando, almejar palavras-chave de baixa concorrência e escrever mais artigos pode ser uma estratégia eficaz até que você construa alguma autoridade.
Se você já é uma grande marca, a melhor solução seria ir atrás de artigos de alta concorrência e alto volume de pesquisas.
Mas, certifique-se de ler nossa próxima prática recomendada de SEO …
Depois de um tempo, chegamos a um ponto em que a maioria dos tópicos de SEO já estavam cobertos em nossos artigos antigos, de uma forma ou de outra.
Portanto, decidimos atualizar o conteúdo antigo em vez de escrever um novo.
Atualizar e melhorar o conteúdo antigo com bom desempenho pode realmente ajudá-lo com as classificações do mecanismo de pesquisa.
Um desses experimentos foi em um artigo de SEO Copywriting .
Depois de atualizar o conteúdo e otimizá-lo melhor para a intenção do usuário (primeira etapa nesta lista de práticas recomendadas de SEO), as classificações e o tráfego aumentaram.
Você pode ver na captura de tela abaixo um aumento de cliques e impressões logo após a otimização, em dezembro de 2019.
Ao manter o conteúdo atualizado, você também o mantém relevante.
Não faça isso apenas pelo melhor conteúdo, mas também pelo conteúdo antigo que não parece satisfazer a intenção do usuário.
Você está cobrindo dois tópicos em um único artigo?
Divida em dois. Dois ou mais artigos cobrem exatamente o mesmo tópico, mas nenhum é de classificação?
Junte-os em um.
O JavaScript é dado por Deus, assim como o sorvete. Mas muito disso pode levar a algumas coisas desagradáveis.
Embora o JS possa corrigir problemas de indexação e orçamento de rastreamento queimado em um cenário de navegação facetada de comércio eletrônico. Certamente,
Ele também pode impactar fortemente o desempenho de um site se usado demais.
Normalmente, o problema com o JavaScript é que os plug-ins carregam os scripts em todos os lugares, mesmo quando não são necessários.
Um bom exemplo são os plug-ins Slider. Normalmente, o controle deslizante de revolução é usado apenas na página inicial, mas o script pode ser encontrado em todas as páginas do WordPress.
Os controles deslizantes são conhecidos por impactar negativamente o CTR, então talvez seja uma boa ideia abandoná-los para sempre, se você não tiver um motivo sólido para mantê-los.
Combinar e minimizar arquivos JS pode ajudar, mas isso geralmente quebra o código. Adiar também funciona, até que não (ReCaptcha realmente não gosta disso).
Às vezes, as pessoas renderizam conteúdo por meio de JavaScript. Essa também é uma má ideia, porque o Google tem mais dificuldade em indexar esse conteúdo.
Se você usar JS para gerar conteúdo, certifique-se de que ele gere o conteúdo como HTML no código-fonte da página da web.
Os resultados da pesquisa tornaram-se cada vez mais personalizados e com segmentação geográfica.
Se você tiver um site multilíngue, implementar corretamente a tag hreflang pode significar negócios.
Use Hreflang
Existem sites que usam a tag, mas não a usam da maneira certa.
Qual é o problema disso? Na verdade, pode fazer mal!
Certifique-se de não cometer esses erros hreflang ao implementar isso em seu site.
Ou adicione-o se ainda não tiver o Schema.
No entanto, não se apresse em fazer isso primeiro. Embora a marcação de esquema e os dados estruturados possam ser úteis, outras coisas, como otimizar adequadamente seus títulos, são mais importantes.
Depois de fazer essas coisas, você também pode dar uma olhada na marcação do esquema.
Para testar sua implementação, você pode usar a ferramenta de teste de dados estruturados do Google.
Ferramenta de teste de dados estruturados do Google.
Normalmente, isso funciona melhor para lojas de comércio eletrônico, mas também pode ser usado por blogs e sites informativos para sua vantagem.
O Google Search Console é seu melhor amigo.
Você também pode rastrear coisas com o Google Analytics. No entanto, quando se trata de SEO, o Search Console é a ferramenta de monitoramento adequada.
Analytics e Search Console funcionam de maneira diferente.
O Google Analytics rastreia os usuários depois que eles chegam ao seu site, enquanto o Search Console os rastreia do lado do Google, nas próprias páginas de resultados de pesquisa.
Portanto, para obter resultados mais precisos, é melhor usar o Search Console.
Além de mostrar o desempenho do seu conteúdo no Google, ele também apontará muitos problemas de SEO que seu site pode ter.
Como verificar se você está seguindo as práticas recomendadas para SEO
A primeira dica seria fazer uma lista de verificação de SEO das coisas mencionadas acima e verificá-las.
No entanto, a melhor maneira é criar seu próprio sistema e segui-lo.
Seja você mesmo ou toda a sua empresa.
Desenvolva uma estratégia, crie regras e siga-as o tempo todo.
Tenha um processo. Essa é a chave do sucesso.
Quais as melhores práticas de SEO que você planeja usar em 2022 em diante em sua estratégia?
Deixe-me saber na seção de comentários abaixo.
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