SEO Variação dos Resultados de Pesquisa: Por que os Resultados de Pesquisa do Google Variam (e Como as Alterações Afetam o SEO) [2022]
Por que os Resultados de Pesquisa do Google Variam (e Como as Alterações Afetam o SEO)
Você já viu alguém fazer uma pesquisa no Google e se perguntou:
Por que minha pesquisa no Google é diferente da deles? Por que meus resultados de pesquisa do Google mudaram?
É uma questão tão antiga quanto o tempo. (Que, caso você não saiba, começou em 1998. Quando o Google foi criado. Antes disso, não havia nada.)
É uma excelente pergunta. Primeiro, se você leva a sério o SEO e tem uma boa classificação orgânica
Então, é absolutamente necessário saber a resposta. Especialmente se você tiver como alvo a pesquisa local.
Para encontrar a resposta (e aprender como você pode se beneficiar por sabê-la), vamos começar respondendo a uma pergunta muito semelhante …
Os resultados do Google são iguais para todos?
Não.
Próxima questão.
Sério, isso é tudo que você tem?
Tudo bem, pense assim.
Você e seu amigo Weslin visitam um parque, e querem ir na montanha-russa.
Você senta no último lugar. Porque, sabe que é o lugar para se estar em uma montanha-russa.
Weslin senta no primeiro lugar. Certamente, porque não conhece a física de andar em montanhas-russas.
Pouco antes de embarcar, Weslin bebe uma coca 600 ml e come dois cachorros-quentes.
Você não come nada. Porque, tem bom senso. E, embarcam, para a tão sonhada aventura. Então,
Lá você se senta no último assento da montanha-russa, com o estômago vazio e, pronto para um passeio cheio de diversão.
Mas, Weslin está sentado no banco da frente, e com a barriga cheia até a borda.
Três. Dois. 1. Decolam!
Mesmo passeio. Resultados muito diferentes.
Os resultados de pesquisa orgânica do Google funcionam da mesma maneira, mas com menos coisas nojentas batendo na sua cara.
Quando você digita algo no Google e outra pessoa em outro lugar digita exatamente a mesma coisa.
Porém, há uma boa chance de que cada um de vocês obtenha resultados diferentes.
Às vezes, até acontece se você estiver na mesma sala. Ou até no mesmo dispositivo.
O Google é místico, misterioso e em constante mudança. Como nossos corpos ou o Universo.
Eles poderiam ser os mesmos de um dia para o outro, mas provavelmente não.
Portanto, tentar obter uma leitura sobre o que, onde, quando ou como o Google SERP (também conhecido como páginas de resultados de mecanismo de pesquisa) fará algo a seguir é muito difícil.
Então, o que isso nos deixa?
O porquê.
Por que os resultados de pesquisa do Google variam
O Google quer fornecer a você sua própria Internet. Um feito sob medida para você.
Muito legal do Google, hein?
Para fazer isso, eles criaram alguns algoritmos inteligentes para empacotar os bits e as partes da Internet em uma Internet menor, exatamente do jeito que você gosta.
Como você gosta de coisas diferentes dos outros usuários, é natural que os resultados de sua pesquisa na Internet também sejam diferentes.
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa:
E o que nós – os usuários – ganhamos com toda essa generosidade?
Uma “experiência personalizada”.
Ou – como eles gostam de chamar – pesquisa personalizada .
Pesquisa personalizada explicada
A Pesquisa Personalizada consiste em resultados de pesquisa na web feitos sob medida para usuários individuais.
Em vez de se basear apenas em fatores de classificação de SEO tradicionais (como velocidade da página , tags HTML , estrutura do site e elementos essenciais da web ).
Porque, a pesquisa personalizada é baseada nas informações que os mecanismos de pesquisa coletam sobre um usuário.
Essas informações são então usadas para fornecer resultados mais relevantes e personalizados relacionados à localização, interesses, histórico de pesquisa e dados demográficos desse usuário.
Às vezes, a pesquisa personalizada pode parecer psíquica.
Mas, na realidade, são apenas os algoritmos do Google fazendo seu trabalho.
Era uma vez, em um servidor muito, muito distante, o Google exibia os mesmos resultados para todos. Foi horrível.
Para qualquer consulta, todos obtêm as mesmas informações. O que significa que você acabou tendo exatamente a mesma experiência que Carl.
Mas então as coisas mudaram.
Em 2009, o Google revelou a pesquisa personalizada para as massas. E foi glorioso.
Um estudo realizado dois anos depois descobriu que até então cerca de 50% dos resultados do Google agora eram personalizados.
O SERP não olhou para trás desde então – embora o nível de “personalização” tenha continuado a evoluir e mudar ao longo dos anos.
Portanto, se os resultados da sua pesquisa forem diferentes dos de seus amigos, colegas e clientes, não se preocupe. É por design.
Uma mudança para tornar sua experiência na Internet a melhor de todas as experiências possíveis na Internet.
E assim você nunca mais terá que se preocupar em ser agrupado com Weslin novamente.
A desconexão entre pesquisa personalizada e SEO
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa:
Os resultados da pesquisa orgânica do Google variam. É apenas um estilo de vida.
No entanto, não pense que isso significa que você deve aceitá-lo.
Na verdade, é por isso que o SEO foi criado em primeiro lugar – para que as empresas pudessem ter uma palavra a dizer sobre como os SERPs são compilados.
O problema é que, ao implementar o SEO, muitas empresas geralmente ignoram a pesquisa personalizada.
Isso ocorre principalmente porque a pesquisa personalizada parece algo que está fora de nosso controle.
Mas não é exatamente esse o caso.
Qualquer marca que queira ter sucesso na busca orgânica precisa retomar o controle, ou pelo menos evitar a perda de controle, de suas classificações SERP.
Mas, se você estiver hiperconcentrado em por que a palavra-chave ‘xyz’ pode estar na posição 1 em um dia e na posição 3 no dia seguinte.
E, por que pode ver resultados diferentes dos de um colega, pode estar perdendo algumas oportunidades caras. Sem mencionar que é uma maneira rápida de perder a sanidade.
Portanto, embora você possa estar se perguntando “por que meus resultados de pesquisa do Google variam”, essa não é a pergunta que você deveria estar se perguntando.
Pelo menos não deveria ser se você for uma empresa que busca lucrar com altas classificações de pesquisa.
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa:
Em vez disso, você deve querer saber …
Quais fatores afetam a pesquisa personalizada?
Essa é a pergunta que você deveria estar se perguntando. Bem, na verdade, essa é uma parte de uma pergunta de três partes:
Que fatores afetam a pesquisa personalizada?
O que isso significa para o meu SEO?
Como posso ter certeza de que isso não prejudica minhas classificações?
Encontre as respostas para essas três perguntas e você estará sentado no topo das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.
Não se preocupe, você não terá que procurar muito para encontrar as respostas.
Afinal, este não é o Bing.
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa:
Quer saber os 5 principais motivos pelos quais os resultados de pesquisa do Google variam e como isso afeta sua classificação de SEO?
Não procure mais…
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Localização
O local de onde você pesquisa desempenha um grande papel nos resultados que você recebe.
O Google pode identificar a localização de um usuário por vários meios, incluindo endereço IP, histórico de pesquisa, uso de mapa ou GPS de um dispositivo.
Efeito da localização na pesquisa personalizada:
Negócios físicos e locais mais próximos de um usuário recebem prioridade e aparecem em uma posição superior nos resultados da pesquisa orgânica.
Se você pesquisar “a melhor pizza perto de mim” em um telefone na cidade de Três Lagoas MS, você encontrará Pizzaria da Mama.
Se você executar a mesma pesquisa enquanto estiver em Balneário Camboriu SC, no sul do Brasil, obterá Outro Resultado?
Mesmo as pesquisas na mesma cidade, a alguns quilômetros de distância, geralmente retornam resultados diferentes.
Portanto, embora a lista principal da “ melhor pizza perto de mim” em três Lagoas MS, no Google seja Mama, a lista principal do Bing pode ser D`Nápolli.
Por que a localização é importante para o SEO:
A pesquisa personalizada com base na localização é crucial para as empresas locais.
Eles precisam implementar SEO que garanta que o Google não apenas saiba exatamente onde seu negócio está localizado.
Mas, mostre isso nos resultados de pesquisa acima de todos os outros negócios semelhantes na mesma área geográfica.
Para empresas maiores, com base em vários locais diferentes, tomar decisões de SEO baseadas em dados.
Certamente, torna-se menos simples, pois elas precisam levar em conta vários conjuntos de análises geográficas.
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa: Por que os Resultados de Pesquisa do Google Variam (e Como as Alterações Afetam o SEO)
O que você pode fazer:
Felizmente, a localização é provavelmente o fator sobre o qual temos maior influência quando se trata de pesquisa personalizada.
Aqui estão várias coisas que uma empresa pode fazer para melhorar a segmentação para um local específico:
Crie e otimize seu perfil do Google Meu Negócio.
Adicione endereços em todo o site – incluindo rodapé e página de contato (mas não prejudicando a experiência do usuário).
Use palavras-chave com base na localização – Por exemplo,
Se você está segmentando pesquisas de pizza em Três Lagoas, escreva conteúdo que faça referência a Três Lagoas, como “ Melhor pizza em Três Lagoas ” ou “ Pizza mais bem avaliada em Três Lagoas”.
Adicione sua empresa (e endereço) a diretórios online – como o Yelp, TripAdvisor ou diretórios de negócios de nicho.
E, Aumente suas avaliações online.
Mas, Também Adicione seu endereço aos perfis de mídia social.
Crie uma Página no Facebook que possa ser marcado nas postagens do Facebook e Instagram.
Publique conteúdo específico do local – inclusive em um blog, feeds de mídia social e postagens do Google Meu Negócio.
Certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis.
A chave é manter o seu endereço e as palavras-chave baseadas na localização consistentes em todas as plataformas e diretórios online.
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Pesquisa e histórico do navegador
O Google personaliza os resultados da pesquisa com base em seu histórico e comportamento online.
Eles coletam esses dados por dois meios:
Conta do Google – o Google pode visualizar o histórico da web de qualquer pessoa conectada a uma conta do Google e monitorar a atividade.
Cookies – Para usuários anônimos (não conectados a uma conta do Google), o Google analisa os cookies da web armazenados nos navegadores.
O tipo de dados que eles coletam inclui:
Pesquisas realizadas no Google
Os usuários dos resultados da pesquisa clicam
Sites visitados
Engajamento online (como vídeos assistidos ou produtos comprados)
Efeito da história na pesquisa personalizada:
O Google usa o histórico de pesquisa e navegador para construir perfis online para os usuários (incluindo sexo, idade, idioma, localização e interesses) e personaliza os resultados para se alinhar a esse perfil.
Por exemplo, se alguém clica em links da Amazon mais do que em outros varejistas online – como Target ou Barnes & Noble – Então,
Com o tempo, é possível que mais listagens da Amazon apareçam nos resultados de pesquisa e menos listagens para os outros.
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa:
Quer testar você mesmo?
Faça uma pesquisa. Vá para a segunda página e clique em um link. Repita esse processo várias vezes no mesmo navegador e no mesmo dispositivo. Você pode se surpreender com a rapidez com que esse link sobe na classificação.
Isso significa que você controla a Internet?
Não.
Isso significa que, em alguns casos, o Google personaliza os resultados apenas para você.
Por que a história é importante para SEO:
A prioridade é dada àqueles que são clicados.
Se um usuário clicar no site de um concorrente, esse site terá uma boa chance de superar o seu em resultados de pesquisa futuros.
E, isso mesmo se você superá-lo em todas as outras categorias de SEO, como densidade de palavras-chave na página e velocidade do site.
A confiança do Google no histórico online também pode tornar difícil para as empresas obter análises de classificação precisas.
Se uma empresa pesquisar de forma consistente o nome de sua própria empresa ou clicar constantemente nos resultados relacionados ao seu site. Certamente,
O Google começará a classificar seu site em uma posição mais elevada no futuro.
Isso pode induzir a empresa a pensar que seus esforços de SEO estão funcionando melhor do que realmente estão.
O que você pode fazer:
Existem duas maneiras de superar o viés do histórico de pesquisa:
Despersonalize o SERP para o seu negócio
Priorize o CTA do seu snippet
O primeiro é fácil. Basta desligar a capacidade do Google de rastrear sua atividade online usando seu navegador no modo Incógnito (ou Privado).
Uma vez feito isso, você terá uma visão mais precisa da presença online de sua empresa como os outros a veem (especialmente se você também desativar o rastreamento de localização).
Para o segundo, implemente o CRO em sua estratégia de SEO.
Isso significa otimizar seu CTA de listagem orgânica. Porém,
Não se concentre apenas na inserção de palavras-chave no título da página. Mas,
Também na criação de títulos e descrições de snippet que incentivem os usuários a clicar.
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Dispositivo usado
O Google trata os dispositivos móveis e desktop de maneira tão diferente agora que provavelmente;
É melhor pensar neles como sendo dois mecanismos de pesquisa completamente diferentes e distintos:
Pesquisa Google no Desktop
E, Pesquisa Google no celular
Efeito do dispositivo na pesquisa personalizada:
Os resultados da pesquisa em um dispositivo móvel são diferentes daqueles em um desktop.
Os sites compatíveis com dispositivos móveis ou que utilizam AMP aparecerão em uma posição superior na SERP do que aqueles que não o são (AMP não é um fator de classificação direto).
Mas, pode melhorar a velocidade do site, que é um fator de classificação.
Além disso, devido aos recursos adicionais de um smartphone para rastrear a localização, os dispositivos móveis provavelmente verão mais resultados baseados em localização do que os desktops.
Por que os dispositivos são importantes para o SEO:
Uma vez que o Google oferece dois índices de mecanismos de pesquisa separados – para pesquisa móvel vs pesquisa de desktop – Por isso,
As empresas precisam segmentar seu SEO técnico em duas estratégias diferentes – otimização de SEO móvel vs SEO para desktop.
Mais importante ainda, os sites que não foram projetados para dispositivos móveis ficarão para trás.
Especialmente porque o Google agora classifica os sites usando a indexação que prioriza os dispositivos móveis .
O que você pode fazer:
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa:
Torne seu site otimizado para celular. É simples assim. Priorize a otimização de conteúdo para celular em vez de desktop.
Além disso, acompanhe suas classificações de dispositivos móveis e desktops separadamente para garantir que você tome decisões que beneficiem ambos.
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Contas do Google
O Google coleta dados diferentes de usuários que estão conectados a uma Conta do Google e daqueles que não estão, como Gmail, Google Drive ou Google Voice.
Efeito da conta na pesquisa personalizada:
O Google usa os dados que coleta enquanto você está conectado a uma conta do Google para refinar seus resultados.
Isso não significa apenas que os resultados variam de um titular de conta para outro. Mas,
Também significa que esses resultados serão mais personalizados do que um usuário anônimo cujos resultados são baseados exclusivamente em cookies do navegador.
Quer experimentar por si mesmo?
Faça login no Google em um computador e faça uma pesquisa.
Em seguida, execute a mesma pesquisa em um computador diferente no mesmo local, mas sem estar conectado ao Google.
Há uma boa chance de os resultados da pesquisa variarem.
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa:
Por que o login é importante para o SEO:
Apenas usuários com uma Conta do Google podem deixar um comentário no Google.
Quanto mais comentários positivos sua empresa receber por meio do Google Meu Negócio. Certamente,
Melhores serão suas chances de ter uma classificação mais alta, especialmente se esses comentários usarem palavras-chave específicas do local.
E, seus concorrentes tiverem menos comentários.
O que você pode fazer:
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa:
Como o Google depende do histórico da web para personalização, incorpore o marketing multicanal em anúncios pagos e mídias sociais para direcionar o tráfego direcionado ao seu site.
Quanto mais um usuário da Conta do Google visita seu site, com mais frequência ele pode aparecer para eles em pesquisas futuras.
Além disso, incentive constantemente os clientes a avaliarem sua empresa no Google.
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Tempo
O dia e a hora em que alguém executa uma pesquisa afeta a variação dos resultados do Google.
Efeito do tempo na pesquisa personalizada:
A mesma pesquisa pela manhã pode retornar um resultado diferente à noite. Mesmo que todas as outras coisas, como dispositivo e localização, sejam exatamente iguais.
“Parte disso tem a ver apenas com a constante atualização do SERP do Google. Mas,
Juntamente com a metodologia consultas merecem atualização” do Google na atualização do algoritmo Freshness.
É por isso que consultas como: “como está o tempo em Campo Grande”, “incêndios no Pantanal” ou “resultados de jogos do Brasileirão” podem mudar de um dia para o outro.
E, até mesmo de uma hora para outra.
Se você está se perguntando: “por que meus resultados de pesquisa do Google mudaram?”
Pode ser porque o que você está procurando é um tópico urgente que o Google acredita que precisa dos resultados mais atualizados.
Por que o tempo é importante para o SEO:
Para a maioria das empresas, o tempo não terá um papel importante no SEO diário. O algoritmo de atualização não é usado em todas as pesquisas.
No entanto, o efeito do tempo na pesquisa personalizada pode desempenhar um grande papel para empresas que dependem de tráfego sazonal.
Tais como, marcas de comércio eletrônico que dependem de tendências de compra sazonais.
Alguns sites podem ter que pensar sobre o algoritmo de “atualização” ao determinar o conteúdo.
E, até o assunto de seu site – especialmente para sites com conteúdo semelhante a notícias.
Um site de notícias de última hora ou um site com um assunto em constante evolução. Certamente,
Pode ter que pensar em uma estratégia de conteúdo diferente ou aprender a conviver com classificações SERP flutuantes.
Isso não é válido apenas para conteúdo “noticioso”. Mas,
Também para conteúdo do tipo “ Seu dinheiro ou sua vida ” (YMYL).
Trata-se de conteúdo sobre tópicos importantes sobre bem-estar, saúde, medicina, informações pessoais, dinheiro, etc.
O que você pode fazer:
No dia a dia, ao analisar o SEO, você pode comparar dados de períodos de tempo idênticos para limitar as variações nos resultados.
Embora isso provavelmente não faça muita diferença em suas análises.
Também é uma boa ideia circular pelo conteúdo que não é permanente para atualizá-lo ou renová-lo.
Se você notar que o tráfego de algumas páginas está começando a cair, pode voltar e atualizá-lo com novas informações.
Em uma base mensal e sazonal, é importante criar conteúdo em seu site, blog, mídia social.
E, postagens do Google que sejam otimizados para o período de tempo que você deseja que suas listagens apareçam.
Para fazer isso, você precisará de uma estratégia forte de SEO sazonal.
Para obter um tráfego de pesquisa sustentado e de longo prazo, é melhor criar conteúdo que seja perene e que tenha como alvo palavras-chave que também sejam perenes.
SEO Variação dos Resultados de Pesquisa: Por que os Resultados de Pesquisa do Google Variam (e Como as Alterações Afetam o SEO)
Conclusão: os resultados da pesquisa do Google variam; O mesmo deve acontecer com o seu SEO
Eles não chamam isso de “orgânico” à toa.
Os resultados da pesquisa estão constantemente em um estado de mudança. Eles estão continuamente se desenvolvendo.
Como nossos corpos, o Universo e as namoradas de Leonardo DiCaprio.
Portanto, seu SEO deve fazer o mesmo.
Não apenas quando se trata da lista tradicional de fatores de classificação com a qual todos estamos familiarizados.
Mas, também quando se trata de fatores personalizados que diferem de um usuário para o outro.
Embora existam alguns fatores fora de nosso controle que fazem com que os resultados da pesquisa orgânica do Google.
Certamente, variem como: a localização dos data centers do Google), os listados acima permitem a otimização.
Portanto, aproveite.
Os resultados do Google não são predefinidos.
Eles nunca serão os mesmos para todos. Mas isso é bom.
Isso significa que sua empresa pode otimizar seu conteúdo para que apareça para os clientes em potencial;
Que você deseja e não seja visto por aqueles que você não deseja.
Quando bem feito, esse SEO personalizado refina seu tráfego, aumenta sua CTR e gera conversões mais valiosas.
Essa é uma mudança com a qual todos, podemos embarcar.
Reflexão:
Vai mais Rápido quem Vai Sozinho.
Porém, Vai mais Longe Quem Vai Acompanhado!
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