SEO Informações e Tendências Importantes [2023]

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por admin
em 23 de janeiro de 2023

SEO Informações e Tendências Importantes [2023]

 

Tendências e insights de SEO que todo profissional de marketing precisa saber

 

Fique atento a essas tendências de SEO para 2023

 

O marketing e as relações públicas estão mudando e evoluindo constantemente, mas talvez o subgênero de marketing mais amorfo seja o SEO. Porque,

 

O processo de agradar o algoritmo para aumentar as classificações da página de pesquisa da sua marca nunca foi tão crítico para as marcas dominarem como é hoje.

 

Portanto, vamos compartilhar aqui as principais tendências e insights de SEO da Castelo Forte Systen que todo profissional de marketing precisa saber para atingir o topo nos buscadores do google em 2023.

 

SEO Informações e Tendências Importantes [2023]

 

  1. TikTok SEO veio para ficar.

 

O TikTok é um aplicativo móvel que permite aos usuários fazer videoclipes curtos de 15 segundos.

 

E, em 2019, o TikTok ultrapassou o Instagram como o aplicativo número 1 do mundo para compartilhamento de fotos e vídeos. Mas,

 

De acordo com um estudo recente, em 2022, o TikTok tinha aproximadamente 755 milhões de usuários globais. Todavia,

 

Esse número foi projetado para aumentar cerca de 15% ano a ano, atingindo 870 milhões de usuários em 2023.

 

Com mais de 60% dos usuários do TikTok sendo da Geração Z, os usuários mais jovens agora estão recorrendo ao TikTok em vez do Google para fins de descoberta. E,

 

Com tanta atenção voltada para o TikTok, faz sentido que os profissionais de marketing também estejam prestando atenção. Por isso, com a abordagem certa, você pode aproveitar todo o hype em torno do TikTok para aumentar seu tráfego de pesquisa orgânica e direcionar leads para seu site.

 

Aqui está uma lista de etapas a seguir ao otimizar seu conteúdo TikTok para SEO:

 

  1. USE HASHTAGS

 

As hashtags (#) são usadas para categorizar o conteúdo dentro de um nicho específico. Eles permitem que os usuários encontrem postagens relacionadas rapidamente. Por exemplo, #TikTok é uma hashtag para todos os vídeos do TikTok. Porque,

 

O uso de hashtags permite segmentar palavras-chave relevantes para sua marca. Isso torna mais fácil para seu público encontrar seu conteúdo ao pesquisar tópicos semelhantes.

 

SEO Informações e Tendências Importantes [2023]

 

  1. INCLUIR PALAVRAS-CHAVE

 

Palavras-chave são palavras ou frases que descrevem seu vídeo. Ao criar seu vídeo, certifique-se de incluir essas palavras-chave em toda a descrição.

 

Por exemplo, “#TikTok #ViralVideo” descreve um vídeo que fala sobre o TikTok e usa a frase-chave “vídeo viral”.

 

  1. CRIE VÍDEOS COM CONTEÚDO RELEVANTE

 

Você também pode usar palavras-chave para criar vídeos que contenham informações relevantes para o seu nicho.

 

Por exemplo, um canal de condicionamento físico pode criar um vídeo chamado “Melhores dicas de condicionamento físico para iniciantes” e falar sobre as melhores rotinas de exercícios para iniciantes. E,

 

Esse tipo de vídeo é altamente direcionado a usuários iniciantes e fornece informações úteis.

 

  1. ADICIONE ELEMENTOS VISUAIS

 

Adicionar elementos visuais como imagens e GIFs pode ajudar a contar uma história e atrair os espectadores.

 

Por exemplo, adicionar uma foto sua segurando um troféu ou praticando esportes pode dar personalidade ao seu vídeo.

 

  1. Sempre utilize dados estruturados

 

Dados estruturados são informações sobre páginas da web que foram marcadas usando códigos legíveis por máquina chamados RDFa, Microdata, etc.

Certamente, Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o que cada página contém e como elas se relacionam umas com as outras. 

Porém, A melhor maneira de usar dados estruturados é adicioná-los ao código do seu site.

 

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Os dados estruturados são importantes para os mecanismos de pesquisa porque eles precisam entender quais informações estão disponíveis sobre o seu site. Mas,

Se você não fornecer o tipo certo de informação, eles não conseguirão indexar seu site adequadamente. E,

Isso significa que, quando alguém pesquisar algo no Google, encontrará sua empresa em vez de outra empresa que possa oferecer produtos ou serviços semelhantes.

 

Leia Também: SEO Otimizando o Calendário Editorial 2023

 

  1. A IA em Marketing veio para ficar.

 

A inteligência artificial se tornou um dos tópicos mais quentes do marketing atualmente. Por isso,

Existem várias maneiras de implementar IA em campanhas de marketing, como usar chatbots para atendimento ao cliente, automação de e-mail e personalização de sites. E,

De acordo com um estudo recente, em 2021, o mercado de inteligência artificial (IA) em marketing foi estimado em 15,84 bilhões de dólares americanos . A fonte projetou que o valor aumentaria para mais de 107,5 bilhões até 2028. E,

 

Mencionamos isso antes, mas há algumas vantagens significativas no marketing de IA e, com o surgimento de mais ferramentas de IA, é seguro dizer que a IA no marketing não vai a lugar nenhum.

 

  1. Conheça o seu usuário.

 

Há muito tempo, os profissionais de marketing estão obcecados em saber o máximo possível sobre seus clientes. À medida que entramos em 2023, entender a intenção do usuário e priorizar a experiência do usuário é fundamental para o SEO.

 

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O QUE É A INTENÇÃO DO USUÁRIO?

 

A intenção do usuário é o objetivo que um pesquisador tem para uma consulta específica. Assim, por exemplo, uma pessoa pode pesquisar um local próximo, um tópico sobre o qual deseja saber mais ou um produto que gostaria de comprar.

 

 

O QUE É A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO?

 

A experiência do usuário é sobre o que seu público pensa e sente. Qual é a experiência deles com o seu site? Seu aplicativo? Sua marca como um todo? Otimizar o tempo de velocidade da página da web é crucial, mas a  agência de design de interface do usuário com a qual você trabalha deve sempre ter o usuário final em mente. 

 

A intenção e a experiência do usuário devem ser incorporadas à estrutura das estratégias de marketing na Internet desde o primeiro dia. Eles estão interligados porque trabalham para o mesmo objetivo: atender a necessidade do usuário ou, como alguns podem dizer, resolver o problema do usuário.

 

  1. O conteúdo ainda é rei.

 

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Claro, podemos entrar nos dados minuciosos o dia todo, mas o fato é que não teríamos dados para analisar se não produzíssemos conteúdo para o público consumir. Conteúdo atualizado e de alta qualidade é necessário para SEO, mas não para por aí. O conteúdo visual é obrigatório, e aproveitar imagens, vídeos, infográficos e outras mídias direcionará mais tráfego e tornará seu site mais amigável, aumentando o engajamento e a acessibilidade.

 

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O QUE O CONTEÚDO OTIMIZADO PARA SEO DEVE INCLUIR?

 

O conteúdo otimizado para SEO parece um conteúdo novo e valioso que responde às perguntas dos usuários ou oferece as soluções que eles procuram. Portanto, se o seu público quiser saber as últimas notícias sobre bitcoin, responda às perguntas relacionadas ao bitcoin com destaque em seu site.

 

Conteúdo de alta qualidade – que considera a intenção e a experiência do usuário – é uma parte crucial para proporcionar ao seu público uma boa experiência em seu site. Em última análise, contribui para a experiência do seu público com a marca como um todo. O algoritmo de pesquisa do Google também gosta de ver que você atualiza regularmente seu site com conteúdo novo e de qualidade que agrega valor aos usuários.

 

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Além disso, os profissionais de marketing podem aproveitar o poder do conteúdo de vídeo.

Você não pode argumentar com o fato de que o vídeo é simplesmente mais envolvente do que apenas texto e gráficos. Uma pesquisa realizada pela Wyzowl mostra que quase oito em cada 10 usuários compraram um software ou aplicativo depois de assistir ao vídeo da marca.

O conteúdo de vídeo não é apenas convertido. Mas, também é o que os consumidores desejam. E,

A pesquisa mostra que 53% das pessoas querem mais conteúdo de vídeo no futuro.

 

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Um vídeo envolvente em seu site pode fazer com que as pessoas fiquem mais tempo no seu site, o que é recompensado pelo Google com classificações de pesquisa mais altas. Além disso, o vídeo apresenta uma poderosa oportunidade de usar o YouTube para comercializar seus negócios.

 

  1. SERPs mudaram – e se tornaram mais inteligentes.

 

O algoritmo do Google ficou muito mais inteligente ao longo dos anos, graças à implementação da inteligência artificial. Um exemplo recente disso é a atualização do algoritmo BERT .

BERT é um acrônimo para uma série de palavras que provavelmente explodiriam seu cérebro se você não tivesse conhecimento em SEO. (Ok, ok, significa Bidirecional Encoder Representations from Transformers!)

 

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Esta atualização permite que o Google entenda o idioma mais do que os humanos. Como atualizações anteriores, como o RankBrain, o BERT explica por que técnicas como preenchimento de palavras-chave não funcionam mais e diminuirão sua classificação de pesquisa. O BERT está procurando conteúdo de nicho e valioso que seja de natureza conversacional.

 

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A melhor estratégia para garantir que você esteja de acordo com os padrões do BERT (afinal, ele é o responsável pela classificação) é estar à altura da pontuação do EAT do Google: experiência, autoridade e confiança. 

 

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As diretrizes do Google descrevem o que significa um site ter um bom EAT. Se você tem uma empresa que dá conselhos ou vende produtos ou serviços que podem afetar a saúde, felicidade, segurança ou estabilidade financeira de uma pessoa, o SEO EAT é extremamente importante. O Google conhece bens ou informações como YMYL ou “seu dinheiro ou sua vida. ”

 

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As marcas podem demonstrar experiência com conteúdo criado por alguém considerado especialista em seu campo. Mas,

Em alguns casos, isso também pode ser feito por pessoas com experiência cotidiana no assunto em questão. Porque,

Você ganha autoridade em seu campo tornando seu site acessível para muitas pessoas aprenderem sobre seu assunto ou campo. Todavia,

O Google o verá como maior autoridade se outros especialistas e sites estiverem se referindo ou recomendando você. Porque,

A confiança é reforçada pela transparência em quem cria o conteúdo do seu site e por ter informações de contato adequadas.

 

  1. A análise é imperativa.

 

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Esta parece ser uma afirmação óbvia. É mesmo uma tendência de SEO que vale a pena destacar? SIM! Em 2023, as marcas precisam pegar seus dados e nivelá-los, desde a coleta até a análise e os insights.

 

Os profissionais de marketing podem usar o Google Analytics para insights de SEO, incluindo

 

Monitoramento de tráfego móvel para coletar dados sobre taxas de rejeição, engajamento e muito mais

Rastreamento da barra de pesquisa do site para entender o que os usuários estão procurando quando acessam seu site e se há uma lacuna de conteúdo ou serviço que você pode preencher

Identifique as páginas de melhor e de baixo desempenho para emular ou atualizar

Mas, às vezes, o grande volume de dados pode ser esmagador.

 

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Felizmente, existem ferramentas que automatizam a coleta e análise de dados para que você não precise monitorar constantemente seus números manualmente. Porque,

Isso garante que você sempre esteja atualizado sobre as mudanças no comportamento de pesquisa e possa otimizar de acordo.

 

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Automatizar tarefas de SEO por meio de ferramentas ou software pode simplificar muito a campanha para sua equipe e permitir que eles se concentrem em esforços mais humanos e criativos. Todavia,

As tarefas que podem ser automatizadas incluem rastreamento de posição, rastreamento de sites, análise da qualidade do conteúdo, geração de relatórios, análise de intenção de palavra-chave e monitoramento de menções de marca e novos links.

 

  1. Otimize o conteúdo para pesquisa por voz

 

Se você não está otimizando para pesquisa por voz e dispositivos móveis, está perdendo uma grande parte do cenário atual de SEO. Certamente,

A otimização para esses meios ajudará você a ter uma classificação mais alta no Google, além de melhorar suas taxas de conversão, proporcionando uma melhor experiência do usuário.

 

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Novidades no SEO Para o Ano Novo

 

 

Além dos smartphones, a prevalência de assistentes digitais, como Amazon Alexa e Google Assistant, aumentou o número de pesquisas por voz nos últimos anos. Porque,

As estatísticas atuais mostram que 41% dos adultos usam a pesquisa por voz diariamente, e é provável que isso aumente até 2023 e além.

 

Ao otimizar para pesquisa por voz, ajuda a segmentar palavras-chave na forma de uma pergunta. E,

Normalmente, serão palavras-chave de cauda longa que geralmente são bastante específicas. Mas,

Um exemplo seria: “Onde fica a lavanderia do Diogo?”

Também pode ajudá-lo a pensar em quaisquer perguntas que um cliente em potencial possa ter sobre seu tipo de negócio e, em seguida, criar postagens de blog respondendo a essas perguntas.

 

  1. Priorize um site responsivo e compatível com dispositivos móveis

 

Em conjunto com a otimização da pesquisa por voz, a otimização para pesquisa móvel faz sentido. Espera-se que as pesquisas por telefone aumentem até 2023 e além. Quer saber se o seu site é compatível com dispositivos móveis? Digite “Google Mobile-Friendly Tool” na barra de pesquisa do Google. Isso abrirá uma caixa onde você pode inserir o URL do seu site para ser avaliado pelo Google.

 

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Para melhorar o desempenho do seu site em dispositivos móveis, você precisará garantir que ele foi criado com uma estrutura e codificação responsiva para que ele mude automaticamente a aparência dependendo do dispositivo usado para acessá-lo. Certamente,

 

Você também deseja aumentar o tempo de carregamento de sua página da Web implementando cache, usando uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) e compactando imagens. Por fim, use o método Accelerated Mobile Pages (AMP) do Google para criar versões compatíveis com dispositivos móveis de suas páginas da web.

 

Por que as tendências de SEO são importantes?

 

O SEO mudou consideravelmente nos últimos anos. E,

Não se trata mais apenas de ter um site e ser classificado por palavras-chave. Porque,

O algoritmo do Google é muito mais sofisticado do que costumava ser, e a forma como as organizações usam as táticas de SEO mudou de acordo. Então,

Se você quer ficar por dentro dos resultados de busca, é essencial entender quais são as tendências atuais de SEO e como elas afetam suas estratégias de marketing. Quer alguma ajuda nessa arena? Alcançar. Acontece que é um dos nossos pontos fortes.

 

Sê você precisa de ajuda com seu SEO pode nos enviar uma mensagem, que teremos o maior prazer em firmarmos uma parceria. Porém,

Sê você gostaria de aprender mais sobre SEO e poder aplicar esse conhecimento no seu site;

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Por, Gil Shekináh

Gil Shekinah é Mestre em Empreendedorismo, fundador e CEO da  Castelo Forte Systen, uma agência de SEO e marketing digital. Por meio de seu trabalho de agência, liderança de pensamento e palestras, ele ajuda marcas de todos os tamanhos a aumentar sua presença digital.
Você pode segui-lo em  @seoinfoco.

 

Veja Aqui outras postagens de Gil Shekináh.

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