Tendências Top de SEO [2023]
ÍNDICE:
Saiba mais sobre as últimas tendências e técnicas de SEO
A otimização do mecanismo de pesquisa é uma maneira eficaz de atrair consumidores para suas plataformas online – se você a usar corretamente.
O SEO está em constante evolução, e ficar por dentro das atualizações mais recentes pode ser um desafio.
No entanto, vale a pena o esforço: cerca de 70% a 80% dos usuários se concentram exclusivamente em resultados orgânicos e ignoram listagens pagas.
O desempenho de SEO de alto nível requer atenção a muitas métricas, incluindo tráfego, backlinks e compartilhamentos sociais – para citar apenas alguns.
Nosso guia fornece informações sobre algumas das tendências de otimização de mecanismos de pesquisa mais relevantes e oportunas para antecipar para 2021, permitindo que você prepare sua estratégia de SEO de acordo.
A inteligência artificial (IA) está mudando a forma como as pessoas interagem com o conteúdo online. O algoritmo de IA do Google é especialmente digno de nota.
Revelado há alguns anos, o algoritmo – chamado RankBrain – desempenha um papel importante nos fatores de classificação do Google para os resultados das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).
Greg Corrado , um cientista sênior do Google que ajudou a desenvolver o RankBrain, destacou anteriormente a capacidade única da ferramenta de aprender:
Isso presumivelmente significa que o RankBrain só melhorará com o tempo, tornando a IA uma das principais tendências de SEO a serem observadas.
Embora a gigante dos mecanismos de busca não compartilhe detalhes, os especialistas acreditam que os sinais da experiência do usuário são o principal determinante.
Você precisa cativar e envolver os leitores com conteúdo útil e bem organizado. Um verificador de SEO na página pode ajudá-lo a avaliar a força da página com base em pontos como legibilidade, backlinks e muito mais.
Graças a inovações como o Google Assistant, o Siri da Apple e o Alexa da Amazon, a tecnologia de pesquisa por voz percorreu um longo caminho.
À medida que a tecnologia melhorou, também ficou mais popular. De fato, a porcentagem de residências prevista para possuir um alto-falante inteligente até 2022 é de 55% .
Para otimizar a pesquisa por voz, considere suas palavras-chave. Identifique frases mais longas que as pessoas usam em conversas cotidianas.
Quando as pessoas digitam, elas tendem a abreviar. Por exemplo, uma pessoa pode pesquisar por voz:
“Quais são as novas tendências de SEO para 2021?” mas digite as palavras “novas tendências de SEO 2021”.
Em 2019, o Google lançou a indexação mobile-first, o que significa que o mecanismo de pesquisa analisa principalmente a versão móvel de um site, considerando-a a versão “primária” em vez da versão para desktop.
Essa mudança faz sentido, já que quase 73% dos usuários da Internet acessarão a Internet somente por meio de dispositivos móveis até 2025.
Verifique a eficácia do seu site para dispositivos móveis com o teste gratuito de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.
Para garantir que sua página seja amigável, você precisa garantir que o Google possa rastrear seus URLs. Portanto,
Esteja ciente de que o Googlebot não carregará conteúdo que exija interações do usuário, como clicar ou deslizar.
Você precisa garantir que o Google possa ver esse chamado conteúdo de carregamento lento . Por fim, certifique-se de usar as mesmas tags meta robots nos sites para computador e para dispositivos móveis.
O Google reiterou que a qualidade do conteúdo é fundamental para o sucesso do ranking.
Mas o que “qualidade” significa para o Google? Consulte o princípio EAT: expertise, autoridade e confiabilidade.
Esses fatores ajudam a determinar se uma página da Web tem conteúdo de qualidade útil.
Esse princípio é especialmente relevante em nichos de negócios que se enquadram no rótulo “seu dinheiro, sua vida” (YMYL), como assistência médica e finanças.
Primeiro, crie personas de comprador, que permitem entender que tipo de conteúdo seus clientes valorizam.
Em segundo lugar, realize pesquisas de intenção de pesquisa, o que ajuda a mapear a jornada do consumidor.
Terceiro, use essas informações para criar conteúdo que se ajuste ao formato que seus usuários preferem. Por exemplo,
Se você está atendendo a um público mais velho, o vídeo pode ser menos atraente.
Por fim, lembre-se do EAT ao criar seu conteúdo. Faça backup de reivindicações com estatísticas e fatos.
Link para sites respeitáveis, como URLs “.edu” e “.gov”. Ter sites autorizados com links para você é outra maneira de provar que você atende aos critérios do EAT.
De acordo com nosso State of Content Marketing Report , leituras longas de mais de 3.000 palavras obtêm três vezes mais tráfego e quatro vezes mais compartilhamentos.
Eles também alcançam 3,5 vezes mais backlinks do que artigos de tamanho médio de 901 a 1.200 palavras.
Comece a se concentrar em conteúdo de formato longo para obter classificações de pesquisa mais altas.
O objetivo é fornecer aos usuários informações compartilháveis que os mantenham engajados.
Como você consegue isso? Primeiro, divida seu conteúdo em seções com subtítulos H2 e H3 para torná-lo mais digitalizável.
Os subtítulos são especialmente importantes para sites para celular. Em segundo lugar, certifique-se de vincular a fontes relevantes e autorizadas com uma pontuação de autoridade sólida.
Inclua links de compartilhamento óbvios no título e novamente na conclusão para que os leitores possam compartilhar com um clique rápido.
Insira a consulta para a qual deseja classificar e você obterá recomendações sobre o tamanho do conteúdo, palavras-chave semanticamente relacionadas a serem incluídas.
Captura de tela do modelo de conteúdo SEO da SEMrush
Não entre em pânico. Você não precisará gerar conteúdo de longo prazo exclusivamente se quiser subir no ranking do Google.
Os trechos em destaque , lançados em 2017, são uma espécie de atalho para ganhar destaque no Google – e são muito breves.
Às vezes, quando você digita algo no Google, pode notar uma caixa na parte superior das SERPs, acima dos resultados reais. Isso é um trecho.
Além disso, os snippets roubam tráfego significativo dos concorrentes.
Os snippets em destaque mostram uma porção de informações, geralmente estruturadas como perguntas e respostas ou breves marcadores, guias de instruções.
Há também rich snippets, incluindo imagens, avaliações baseadas em estrelas, preços de produtos e informações semelhantes.
Para criar snippets, concentre-se em consultas baseadas em perguntas e palavras-chave relevantes. Você pode usar a função de pesquisa do Google “as pessoas também pedem ” para se inspirar.
Google Discover: foi lançado em 2017, desencadeando um novo tipo de pesquisa – uma que nem exige uma consulta do usuário.
A ferramenta de recomendação de conteúdo identifica padrões comportamentais do usuário ao longo do tempo e aprende gradualmente esses hábitos.
Com essas informações, o Discover pode identificar o conteúdo mais preciso com maior probabilidade de interessar ao usuário.
Se o Google indexar sua página, ela será incluída. O conteúdo é classificado com base em algoritmos que inspecionam a qualidade do conteúdo e o interesse do usuário.
Embora o Google não tenha comunicado fatores precisos, parece que o histórico de localização, histórico de navegação, uso de aplicativos, calendários, histórico de pesquisa e locais de casa e trabalho são relevantes.
O YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários. Se você não está criando conteúdo de vídeo, agora é a hora de começar.
Não convencido? Aqui está o que pensar: de acordo com a Cisco, o vídeo é projetado para superar todas as outras formas de conteúdo em termos de consumo.
Certifique-se de otimizar o nome e a descrição do seu canal de vídeo. A descrição não deve ser apenas repleta de palavras-chave, mas fornecer uma visão geral amigável do assunto do seu canal.
Se você estiver otimizando para o YouTube, pode se inspirar no recurso de preenchimento automático da plataforma.
Comece a digitar o tópico do seu vídeo e veja o que aparece no campo de pesquisa, que é essencialmente uma lista de palavras-chave sugeridas, informando precisamente o que as pessoas no YouTube estão pesquisando.
A pesquisa visual de imagens evoluiu drasticamente. Antigamente as pessoas podiam apenas olhar para imagens.
No futuro, as pessoas poderão usar imagens para comprar produtos, obter informações e muito mais.
O Google há muito insiste na marcação e otimização adequadas das imagens, por isso faz sentido que isso faça parte de seu plano de longo prazo.
Use imagens relevantes e de alta qualidade e certifique-se de personalizar o nome do arquivo, rotulando o arquivo de foto para que seja relevante para o conteúdo da página correspondente.
Use alt tags, que os rastreadores usam para classificar imagens. Por fim, adicione imagens ao mapa do site, onde elas são ainda mais fáceis de rastrear.
Você pode conferir outros posts onde discutimos SEO de imagem para mais dicas também.
Os profissionais de SEO costumavam se concentrar em palavras-chave primárias como se tivessem antolhos.
Agora, sabemos que as palavras-chave secundárias são igualmente importantes. A pesquisa semântica e a otimização de intenção ganharão mais destaque no futuro.
Ele está analisando o contexto da consulta e tentando discernir a intenção de pesquisa de um usuário, o que significa que quanto mais informações relevantes forem fornecidas – por meio de palavras-chave primárias e secundárias logicamente relacionadas – melhor.
Oferecemos uma ferramenta de palavras-chave abrangente para identificar palavras-chave semanticamente relacionadas e dificuldade de palavras-chave para priorizar quais consultas você deseja segmentar primeiro.
Para realmente abordar a pesquisa semântica, crie conteúdo projetado para responder a uma pergunta que seu público-alvo faria.
Finalmente, use dados estruturados quando lógicos. Mais importante ainda, não escreva para bots, mas para pessoas.
Quando as pessoas pensam na internet, muitas vezes pensam em sua natureza global. O fato é que a maioria das pessoas usa mecanismos de busca para encontrar bens e serviços localizados.
Eles podem estar procurando um restaurante de bairro, por exemplo. SEO local é importante – e está evoluindo.
Essa evolução se deve em parte ao aumento das pesquisas com zero clique – que alguns profissionais de marketing de SEO estão chamando de novo normal.
Assim, eles não clicam em nenhum dos resultados do ranking. Uma das razões para o aumento das pesquisas com zero clique é o aumento de snippets em destaque.
Muitas pesquisas de clique zero são pesquisas locais que mostram os resultados na SERP no que foi apelidado de “pacote local”.
Comece criando uma página do Google Meu Negócio . Ter um perfil de backlink forte também é importante.
Você pode verificar quais tipos de backlinks seus concorrentes obtêm como inspiração e segmentá-los você mesmo.
A ciência de dados permite que você entenda os compradores, visualize campanhas e crie mensagens direcionadas.
O Analytics pode ajudá-lo a verificar quais URLs estão sendo rastreados, identificar fontes de referência, verificar tempos de carregamento de páginas, indexação, redirecionamentos, erros de resposta, taxas de rejeição e muito mais.
Como você captura todas essas informações? Existem muitas ferramentas de análise da indústria de SEO por aí.
O SEMrush SEO Toolkit oferece a tecnologia necessária para lidar com tudo, desde rastreamento de classificação até pesquisa competitiva, SEO na página , SEO técnico, criação de links e muito mais.
Este método permite que você resolva problemas e melhore continuamente sua presença na web.
Saiba mais sobre as últimas tendências e técnicas de SEO
O SEO está ficando cada vez mais complexo, como a lista acima deixa claro. Os dias de simplesmente otimizar palavras-chave e meta títulos já se foram.
As métricas estão mudando constantemente e é fundamental manter-se no topo do seu lugar nos rankings.
As ferramentas de SEO certas podem ajudá-lo a obter as informações necessárias para orientar uma estratégia de SEO inteligente.
Vai mais Rápido quem Vai Sozinho.
Porém, Vai mais Longe Quem Vai Acompanhado!
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Vamos Aprender as técnicas básicas de SEO:
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