SEO WRITING: COMO CRIAR CONTEÚDO AMIGÁVEL PARA SEO EM 6 ETAPAS FÁCEIS [2021]
Procurando orientação sobre como escrever conteúdo que aumente suas chances de ascensão no SERPS?
Então hoje é seu dia de sorte!
SEO WRITING: COMO CRIAR CONTEÚDO AMIGÁVEL PARA SEO EM 6 ETAPAS FÁCEIS [2021]
Este guia tem como objetivo responder às suas perguntas como:
“O que é escrita em SEO?” e “Como faço para tornar o conteúdo SEO amigável?”.
Mas não é isso, eu também irei guiá-lo por um processo passo a passo de desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo de SEO.
E, como colocar essa estratégia em ação para que você possa se chamar de escritores de SEO!
Então, vamos começar.
O QUE É ESCRITA EM SEO?
A escrita de SEO refere-se à habilidade de redigir texto de uma maneira racional que forneça contexto e valor para os visitantes do site e para os mecanismos de pesquisa.
Isso mesmo … é uma habilidade. Não significa que os escritores criem apenas um artigo ou uma postagem de blog que seja desordenada e contenha toneladas de palavras-chave.
Significa criar conteúdo de qualidade tão útil e valioso que o Google não tem outra opção senão incluí-lo, pois enriquece os resultados da pesquisa.
COMO DESENVOLVER SUA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO?
Para poder escrever um conteúdo mais eficaz no Google, você deve começar realizando as pesquisas necessárias.
Você não pode esperar apenas escrever diferentes tipos de conteúdo e classificá-los.
Há um pré-planejamento envolvido para garantir que o que você escreve realmente justifica que o Google o classifique.
Para poder fazer um pré-planejamento, comece a criar um esboço respondendo às seguintes perguntas:
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Quem é o seu público?
Pense nisso, como você pode escrever sobre um tópico se não tem certeza de quem é o seu público.
Vá para o Google Analytics… Público… e extraia os dados demográficos e de interesse.
Depois de ter essas informações, você será capaz de entender quem é seu público-alvo e ter certeza de que sua cópia será fornecida a eles.
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Sobre o que você está escrevendo?
Agora que você sabe para quem está escrevendo … você precisa saber sobre o que vai escrever.
A base de qualquer conteúdo de SEO de sucesso é a pesquisa de palavras-chave.
O objetivo deste guia não é ensinar você a realizar pesquisas de palavras-chave, que podem ser encontradas neste guia útil do Ahrefs (Por que reinventar a roda).
A pesquisa de palavras-chave pode fornecer uma visão sobre como os tópicos são pesquisados, quais são seus desejos e necessidades e, por fim, você compreenderá melhor seu público-alvo.
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Que perguntas devem ser respondidas?
Portanto, você tem uma palavra-chave principal que deseja abranger.
A próxima fase de sua pesquisa de pré-planejamento deve se concentrar em entender a intenção do usuário.
Para entender a intenção do usuário, você precisa saber se o seu tópico é Informativo ou Transacional?
Informativo significa que a palavra-chave é mais ampla e que o usuário que a digita no Google está procurando mais informações para ajudá-lo a se orientar (daí o nome).
Um exemplo disso seria: “Como andar de bicicleta”
Observe que os resultados para este termo são principalmente vídeos e artigos que explicam o processo de aprender a andar de bicicleta.
Não há listas de sites que tentam vender algo porque o Google entende que a intenção do usuário é tentar obter uma resposta.
Transacional significa que o tópico indica que há uma intenção de fazer uma compra ou concluir uma compra ou transação.
Um exemplo disso seria: “Bicicleta Monark”.
Observe como os anúncios de compras patrocinados estão sendo exibidos, seguidos por resultados orgânicos de sites que vendem bicicletas Mongoose.
O Google entende, com base no histórico, que os usuários que digitam essa consulta geralmente procuram fazer uma compra.
Agora que sabemos o que significa informativo e transacional, por que isso é importante para o SEO?
Para escrever conteúdo eficazmente que possa ter um bom desempenho no SERPS, é imperativo conhecer a intenção do usuário.
Este é essencialmente o Google dizendo a você o tipo de conteúdo que deve ser escrito para ter uma chance de sucesso.
Usando o exemplo acima para “bicicleta mangusto”. Ao dar uma olhada nas listagens orgânicas, posso dizer imediatamente que isso é transacional. Então,
Vou querer ter certeza de que a cópia que eu crio foi escrita para se concentrar em um consumidor que está procurando fazer uma compra.
Certamente, em vez de simplesmente escrever sobre a história do mangusto bicicleta.
Existem outras dicas que você pode tirar das listagens orgânicas que ajudam a responder às perguntas dos usuários:
Observe como o Google exibe tipos de bicicletas, preços, avaliações e peças.
Sabendo que o Google está conectando esses termos com o tópico principal, quero ter certeza de que, ao escrever, falarei sobre esses descritores.
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Quão abrangente é meu tópico?
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Conforme mencionado acima, ao criar conteúdo, você deseja torná-lo tão útil que o Google não tenha outra opção a não ser classificá-lo, pois você cobriu esse tópico melhor do que ninguém.
Com base nisso, você precisa saber o quão abrangente é um determinado tópico.
Uma das melhores maneiras de pesquisar isso é analisar as listagens orgânicas da Página 1 e identificar a extensão de seu texto.
Em seguida, faço a média do comprimento dessa cópia.
Como encontrar isso?
Embora existam várias ferramentas que fazem isso, a minha favorita é o modelo de conteúdo de SEO da SEMRush .
Depois de inserir um tópico principal ou palavra-chave, SEMRush faz a maior parte do trabalho para você.
Eles examinam os 10 principais sites de classificação e mostram o comprimento médio do texto.
Embora não seja uma métrica rígida e rápida, ela deve ser usada como uma métrica direcional.
Isso é útil porque se o tamanho médio do texto dos 10 sites de classificação mais populares for de 3.000 palavras.
E, eu escrever um conteúdo com 400 palavras, há uma boa chance do Google não considerar minha cobertura do tópico como abrangente o suficiente.
Isso às vezes pode ser interpretado de forma oposta também. Também não significa que, ao escrever 10.000 palavras, você será considerado o melhor.
Certifique-se de tentar responder à intenção do usuário e fazê-lo da forma mais completa possível.
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Qual é o seu valor exclusivo?
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A última etapa no desenvolvimento de sua estratégia de conteúdo para otimização de página individual é identificar seu valor exclusivo.
O que os principais sites não conseguiram cobrir?
Onde eles cobriram, mas não o suficiente?
O leitor poderia se beneficiar ao ver os recursos visuais na cópia para entender melhor?
Você tem uma compreensão especial de um tópico melhor do que a maioria, onde pode fornecer mais informações do que um leigo?
Existem muitos cenários em que um poderia cobrir o mesmo tópico que muitos outros, mas vinculando seu valor exclusivo.
Infelizmente, não existem ferramentas mágicas que façam isso para você.
É preciso analisar revisando manualmente as páginas concorrentes para encontrar essas oportunidades ou lacunas.
Mas encontrar seu valor único é a diferença entre todos os outros e os melhores da classe.
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COMO VOCÊ TORNA O CONTEÚDO SEO AMIGÁVEL?
Agora que você pesquisou e desenvolveu a estratégia de pré-planejamento de seu conteúdo, agora vem a redação real.
Existem 6 etapas que você deve seguir para garantir que seu conteúdo seja escrito com a otimização de mecanismos de pesquisa em mente:
Etapa 1: crie um título atraente (título) que incorpore sua palavra-chave principal
Nem todos os títulos são criados iguais. Fora do conteúdo em si, um título de qualidade é sem dúvida a maior diferença entre um envolvimento bem-sucedido e um fracasso.
Esta é a primeira coisa que um usuário verá ao realizar uma pesquisa. Na verdade, em média, 5 vezes mais pessoas lêem o título do que o texto do corpo.
A prática recomendada é tentar incorporar sua palavra-chave primária na frente de seu título, se possível.
O título não deve ter mais de 600 pixels de comprimento.
(se você usar o WordPress e tiver o Yoast instalado, eles informarão isso ao criar a página. Se você não tiver o WordPress, recomendo usar a ferramenta Moz Title Tag Preview .)
Leva tempo para escrever um título envolvente. Uma das maneiras mais rápidas de fazer isso é usar o Coschedule Headline Analyzer .
Depois de inserir seu Título, ele pontuará seu texto e fornecerá sugestões sobre como melhorá-lo.
Faça isso até encontrar uma combinação vencedora e atingir pelo menos uma pontuação de 80 ou mais, se possível.
Etapa 2: escreva uma meta descrição atraente
Uma meta descrição é usada para resumir o conteúdo de uma página. Os motores de busca geralmente mostram a meta descrição como um trecho de texto nas páginas de resultados.
Embora não seja um fator de classificação direto do mecanismo de pesquisa, as meta descrições são vitais para obter altas taxas de cliques dos SERPs.
É uma prática recomendada tentar incorporar suas palavras-chave primárias na descrição de uma forma natural e sem spam.
Sempre se pergunte: é assim que uma pessoa falaria? Se não, você pode querer escrever de forma mais instintiva.
Embora o Google possa truncar seu snippet, também é recomendável tentar ficar abaixo de 300 caracteres.
Uma maneira de testar ou visualizar uma meta descrição é usar nossa útil ferramenta de otimização SERP :
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Snippet de SERP do Google
Você simplesmente insere sua ideia de descrição e vê como ela se encaixa no personagem e também fica na visualização.
Etapa 3: escreva o conteúdo usando seu esboço pré-planejado
Esta etapa é bastante autoexplicativa. É,
Aqui que você realmente escreve o conteúdo usando todos os elementos que reuniu anteriormente em sua análise.
Acho útil apenas escrever e, assim que sentir que cobri o tópico completamente, volte e edite quando necessário.
Você não quer se sentir muito preso e que isso altere sua liberdade criativa.
Etapa 4: certifique-se de que seu conteúdo responda às perguntas de seu público
Discutido brevemente na estratégia de conteúdo acima, você deseja garantir que seu conteúdo responda às perguntas comuns que seu público possa ter.
Incorporar isso garante que sua cópia seja abrangente por natureza.
Então, como você encontra isso?
Existem muitas ferramentas para ajudar, mas vou dar-lhe algumas que utilizo com base na preferência pessoal:
Google – a primeira coisa que faço é digitar minhas palavras-chave primárias.
Na parte inferior dos resultados, você verá uma seção intitulada “Pesquisas relacionadas a”
Google – A segunda coisa que procuro é ver se essa mesma página de resultados tem uma seção chamada: “As pessoas também perguntam”
Ahrefs Keyword Explorer – Existem muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave disponíveis.
Mas, eu tendo a me inclinar para os Ahrefs.
Se você inserir uma palavra-chave e clicar em “perguntas”, eles fornecerão uma lista das consultas de pesquisa que incluem o termo principal que você digitou.
Depois de ter as perguntas comuns, procuro garantir que meu conteúdo tenha respostas para as perguntas mais comuns relacionadas ao meu tópico.
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Etapa 5: incorpore palavras-chave semânticas para enriquecer seu texto
Quando se trata de “pesquisa”, semântica significa essencialmente relacionada. No que se refere ao significado contextual de uma palavra.
De uma perspectiva de SEO, ter termos semanticamente relacionados às suas “palavras-chave primárias” ajuda a fornecer uma compreensão mais conectada e completa do seu tópico.
Então como você faz isso?
Agora o conteúdo deve estar escrito.
Isso é importante porque, para obter os dados mais precisos de volta, você deseja analisar a cópia que acabou de escrever em comparação com a cópia dos sites de melhor classificação para suas palavras-chave primárias.
Existem várias ferramentas excelentes que você pode usar para fazer isso, mas eu tendo a usar a ferramenta de sucesso de conteúdo da Ryte .
Se você clicar em “otimizar seu conteúdo”, você pode inserir literalmente todas as cópias que escreveu e especificar sua palavra-chave primária.
E, o Ryte fará a análise para você com base na pesquisa dos sites de melhor classificação.
Ele dirá quais palavras-chave incorporar mais em seu texto, quais reduzir e quais remover completamente.
Conforme você atualiza sua cópia, você pode verificar continuamente se ela está completa.
Embora isso não garanta que você se classifique, ajuda a garantir que seu conteúdo esteja alinhado com seus concorrentes.
Etapa 6: analise o conteúdo final para garantir sua legibilidade
A etapa final é olhar para o seu conteúdo de um ponto de vista subjetivo. Se você encontrasse esse conteúdo, seria fácil de ler?
Você verificou:
Erros gramaticais
Erros de ortografia
Estrutura de sentença
Etc.
A pergunta que você deve se fazer é: o seu conteúdo é adequado para o seu público-alvo?
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CONCLUSÃO
Escrever conteúdo de SEO eficaz exige análise e planejamento minuciosos.
Mas, quando feito corretamente, os resultados falam por si.
Reserve um tempo extra para fazer isso da maneira certa, pois o lançamento de conteúdo de baixa qualidade.
Ou seja, superficial que não agrega valor apenas prejudica o seu site no longo prazo.
Boa redação!
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